Autor Tópico: Ou o Brasil acaba com as nomeações ou...  (Lida 695 vezes)

Trudeau

• Visitante
Ou o Brasil acaba com as nomeações ou...
« Online: 18 de Outubro de 2011, 16:57:50 »
Gostei da crônica do Claudio Abramo.
Acho que como ela já foi copiada em vários blogs pode ser postada aqui:
Citação de: Claudio Weber Abramo, Diretor da Transparencia Brasil
Essa história do ministro do Esporte não deve surpreender.
Não porque se trate do esporte (ou futebol) ou desse ministro em particular.
Não importa a repartição ou o nome do titular, esse tipo de coisa acontece sistematicamente no Brasil (e não apenas na esfera federal, mas de forma ainda pior nos estados e municípios) devido à liberdade que os chefes de Executivo têm de nomear pessoas para ocupar cargos de confiança, liberdade essa que é garantida pela Constituição.
Funciona da seguinte maneira: assim que é eleito, o presidente da República, o governador do estado, o prefeito do município, reúne representantes de alguns partidos e com eles acerta um negócio: “não me fiscalizem, aprovem o que eu quiser, de modo geral não me encham o saco, e em troca fiquem com tais e quais pedaços da administração”.
Promove-se com isso o conhecido loteamento do Estado, que passa a trabalhar não em benefício da comunidade, mas em benefício dos partidos que sejam sócios no negócio.
É evidente que essa forma de governar constitui uma verdadeira usina de corrupção.
Levantamento recente feito pelo jornal O Globo dá conta de que, só no governo federal, os cargos distribuídos dessa forma atingem 90 mil.
Como comparação, nos Estados Unidos, que têm um governo federal muito maior do que o brasileiro, o presidente nomeia direta ou indiretamente exatamente 9051 pessoas, metade das quais para cargos cerimoniais sem salário.
Na Alemanha e na França os indivíduos livremente nomeados são cerca de 500 e na Grã-Bretanha, cerca de 300.
Se adicionarmos aos 90 mil federais as muitas dezenas de milhares de cupinchas partidários que preenchem cargos nas administrações estaduais e municipais, pode-se ter uma ideia do altíssimo grau de ineficiência imbricado na administração pública do país.
Um dos efeitos do loteamento é tornar impossível a implantação e desenvolvimento de mecanismos racionais de evolução de carreira no funcionalismo público, pois o sujeito que trabalha no Estado sabe que, se não se arranjar com algum partido, suas chances de evolução profissional serão muito reduzidas.
De quebra, elimina a função fiscalizadora do poder legislativo, que passa a ser não apenas irrelevante como totalmente não representativo — como o eleitor brasileiro sabe perfeitamente bem, conforme é atestado pela opinião literalmente merdífera que nutre por esse poder.
Só se pode corrigir esse problema por meio de emenda à Constituição limitando drasticamente a prerrogativa de nomear.
Será que é possivel que essa situação tenha um fim algum dia?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re:Ou o Brasil acaba com as nomeações ou...
« Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2011, 17:37:00 »
Deixa eu pensar: as pessoas com o poder para acabar com isso são as mesmas pessoas que são beneficiadas. Hmm.....
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Trudeau

• Visitante
« Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2011, 22:00:52 »
Sim. mas a sociedade pode se mobilizar e exigir que uma mudança da constituição limitando drasticamente a prerrogativa de nomear, conforme pede Abramo, seja feita.
A crônica do Abramo está recebendo uma grande divulgação. Pode ser que ajude!
Eu pelo menos tentei ajudar na divulgação...

[edit] pelo menos
« Última modificação: 19 de Outubro de 2011, 00:43:04 por Trudeau »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2011, 00:39:53 »
[...]
Eu pelos tentei ajudar na divulgação...

Fez bem Trudeau.

Mas eu não sou otimista quanto a uma mudança rápida deste cenário porque uma parte muito significativa das pessoas que conheço gostaria de desfrutar de tal "mamata".
« Última modificação: 19 de Outubro de 2011, 00:42:26 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 19 de Outubro de 2011, 23:12:52 »
Sim. mas a sociedade pode se mobilizar e exigir que uma mudança da constituição limitando drasticamente a prerrogativa de nomear, conforme pede Abramo, seja feita.
A crônica do Abramo está recebendo uma grande divulgação. Pode ser que ajude!
Eu pelo menos tentei ajudar na divulgação...

[edit] pelo menos

Eu ia escrever no meu post que iriam replicar dizendo que a sociedade pode se mover para fazer algo, e que minha resposta para isso é que nossa sociedade não levanta a bunda para nada, a não ser que envolva futebol, maconha ou direito de alguma minoria atualmente em destaque na mídia.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2011, 02:40:35 »
E não se esqueça de que as minorias nem se entendem. Negros evangélicos discriminam homosexuais, gays racistas não gostam de negros e assim por diante.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2011, 08:30:05 »
E não se esqueça de que as minorias nem se entendem. Negros evangélicos discriminam homosexuais, gays racistas não gostam de negros e assim por diante.
Poderia negros evangélicos gostarem gays ou gays racistas gostarem de negros? Acho que não, se não, não o seriam. :biglol:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #7 Online: 20 de Outubro de 2011, 11:48:04 »
Ué, mas então não seria o caso de maldizer quem não levanta a bunda da cadeira, em vez de reclamar de quem realmente arregaça as mangas e se organiza? :-D

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Outubro de 2011, 17:10:27 »
Ué, mas então não seria o caso de maldizer quem não levanta a bunda da cadeira, em vez de reclamar de quem realmente arregaça as mangas e se organiza? :-D

Ué, com certeza. Eu não reclamei em nenhum momento de quem, eventualmente, faz algo.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2011, 17:49:12 »
Será que é possivel que essa situação tenha um fim algum dia?

Deixa eu ver... novela, futebol, carnaval, balada, se empenhar em movimentos sociais com vistas a pressionar por reformas políticas... hummm.... a resposta, difinitivamente, é NÃO!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!