Autor Tópico: Criação de PArticulas no Vácuo  (Lida 765 vezes)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
Criação de PArticulas no Vácuo
« Online: 20 de Outubro de 2011, 20:58:35 »
Pessoal,

Não sei se era para abrir novo topico ou colocar essa pergutna no topico de "sem vergonhas".

Bom, a MQ nos diz que, temos constante criação e particulas\antiparticula no vácuo, que se aniquilam gerando fotons em direções opostas.

1. Pq isto não viola a conservação de enrgia ? 

2. Isto ocorre no espaço entre os eletrons e o núcleo dos atomos ? Tem algum efeito ?

3. Se isto ocorre em todo o espaço, e a reação de aniquilação gera "luz", pq o universo todo não está "brilhando", em qqer direção que se olhe?

Abs
Felipe

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
Re:Criação de PArticulas no Vácuo
« Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2011, 22:57:17 »
Uma boa maneira de cortar o problema pela raiz é lembrar que não existe um vácuo, no sentido filosófico do termo, significando ausência absoluta de qualquer coisa. O vácuo físico é algo bastante complexo. E totalmente vazio é que não é. E lembre que a incerteza (sempre ela) nos impede de formular um princípio de conservação absoluto, para escalas menores que a de Planck (como é o caso). A terceira questão é semelhante ao problema do universo branco, que seria totalmente iluminado com a luz do somatório de estrelas. Mas existe uma dinâmica espaço-temporal envolvida, que não permite que muitos destes fótons cheguem até nós. E, neste caso em específico, os que nos chegam são certamente pouco energéticos para se fazerem perceber em relação à luz que recebemos do Sol e das outras estrelas. Em relação à segunda questão... sim, e não sei.  :-)
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 21 de Outubro de 2011, 07:21:13 »
Vale lembrar também que ainda não temos uma ideia muito boa de como tratar o vácuo -- o cálculo da energia do campo zero dá uns infinitos muito chatos e difíceis de eliminar.

Sabemos que a energia do vácuo não é groselha por causa de coisas como o Efeito Casimir. Fora isso, não há lá muitas certezas.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2011, 12:36:52 »
Ola Feynman/Dbhor,

Me resoponderam algo semelhante em outro forum; que o tempo entre o surgimento e a aniquilação e´menor que o tempo de planck e que, por esse motivo, não podia ser observado e não influenciaria na questão da conservação de energia.

Essa dinâmica impede que os fotosn chegem até nós, mas e a energia que está presente neles, que é a mesma das particulas originais ? Ela teria que sumir da mesma forma que a particulas para termos a consevação, não ?

E mesmo assim, se 1 foton sai para o "mundo além planck", então ele altera a conservação, pois a energia média do universo estaria maior agora, não ?

Abs
Felipe

Abs
Felipe

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #4 Online: 21 de Outubro de 2011, 13:20:57 »
Muita gente invoca o Princípio da Incerteza para dizer que é possível "pegar emprestado do nada" uma certa quantidade de energia, desde que a energia volte para o nada uma quantidade de tempo bem pequena depois. Assim:

%5CDelta+E.%5CDelta+t+%5Cgeq+%5Chbar%2F2

O problema é que nunca esteve muito claro na formulação inicial da MQ o que diabos o %5CDelta+t significava. E de qualquer forma, muitos físicos (eu inclusive) acham que é um abuso de linguagem isso de pegar emprestado e devolver energia.

O que temos que ter em mente é que o Princípio da Incerteza da energia fala de processos. Algo como uma transição entre níveis de energia, ou criação de pares virtuais. Esses processos ocorrem muito brevemente -- tão rápido, de fato, que não temos como aferir qual é a energia do processo medido. É dessa incerteza na energia que a produção de pares virtuais aparece.

Ou assim eu entendi, nunca estudei teoria quântica de campos para afirmar categoricamente. Alguém por favor corrija se eu falei besteira :)

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Outubro de 2011, 20:58:45 »
Dado que o "vácuo" possui energia, não me surpreenderia mesmo se o tempo associado a estes processos fosse maior. Ou seja, não me surpreendo que um coelho saia de uma cartola (com seu anti-coelho, que seja), se esta cartola não me é acessível.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!