Bom ,então vamos falar em outra linguagem.
A questão do hedonimo.
O hedonimo é egoismo?
Querer o prazer é a mesma coisa que querer o mal para os outros?
Alguns parecem achar que sim. Nesse site desse psiquiatra e neurologista que eu citei
www.galenoalvarenga.com.br ,é um site muito legal ,e ele falou muitas coisas interessantes e fundamentadas ,mas mesmo ele ,ao falar de sistemas endocrinos e do sistema límbico que dão prazer quando se cuida de uma criança ,sobretudo de quando a mãe cuida do filho ,ao do prazer que dá isso ,por causa desse sistema endocrino e por causa da ligação disso com o sistema límbico e também do prazer que da a ligação da oxiticina ao fazer atos solidarios e empaticos ,ele escreveu: Então se vê que mesmo nos comportamentos solidarios há no fundo egoismo.
Com isso ,eu não concordei.
Por que só por ter algum prazer ,ajudar os outros é egoismo?
É preciso ter dor e sofrimento para não haver egoismo.
Isso me pareceu estranho ,pois inclusive um masoquista pode ser sadico e inclusive sádico com pessoas que não são masoquistas (ou que antes do trauma ainda não são masoquistas) .Por exemplo ,os monjes flagelantes ,eram alguns dos mais crueis progromistas de judeus.
Há a questão do maltratador que vira maltratado ,não que isso sempre aconteça ,mas às vezes isso acontece. Havia também no passado ,as esposas japonesas e chinesas maltradas pelas sogras que depois se tornavam maltratadores de suas noras ,ou o sargento que quando soldado era maltratado pelo sargento ,e daí quando se tornou sargente também passou a maltratar os soldados.
Me parece que a idéia de que para não ser egoismo é preciso haver sofrimento ,não tem haver ,eu pelo menos ,tudo indica que não tem.