O Ateuhttp://www.jornalinfinito.com.br/imagens_materias/espiritualidade/o_ateu.jpg" width="250" height="250" border="1" align="left">“Um ATEU representa a maior expressão do humor cósmico.
É uma unidade partida da consciência divina que dedicou sua existência temporária a uma batalha tragicômica com uma tarefa claramente impossível. Insiste e está determinado a provar que o universo e ele mesmo representam apenas ajuntamentos acidentais de matéria e que o criador não existe. Um ateu esqueceu-se completamente que ele ou ela é de origem divina, não acredita na existência de Deus, e pode até atacar colérica e violentamente todos aqueles que crêem.”
Esta vivência aconteceu durante uma “experiência culminante” num Laboratório da Psicologia Transpessoal e faz parte dos arquivos do psiquiatra Stanislav Grof M. D., um dos pioneiros da Psicologia Transpessoal fundada por Abraham Maslow e Anthony Sutich, há mais de meio século.
Maslow cunhou o termo “Experiência Culminante” como indicativo dos estágios de Consciência onde se pode vivenciar as verdades/realidades espirituais e científicas também, mas que a ciência materialista nega. É interessante fazer notar que um sem numero de vezes estes “insights” (experiências culminantes) já anteciparam de há séculos e milênios, descobertas que a ciência fez posteriormente e até mesmo agora, na era moderna usando a física quântica. A totalidade dos cientistas materialistas continua negando mesmo diante das evidências as mais autênticas possíveis.....
O “Deus”, o criador, ou outras menções usadas neste e em quase todos os relatos provenientes das experiências culminantes, não se destinam ao “Deus” adorado nas religiões estabelecidas e sim ao “Deus” mencionado por um famoso teólogo alemão quando inquirido a respeito da sua fé em Deus: Eu acredito no Deus... “Além ...de Deus”!
Usa-se o nome “Deus” por ser de fácil compreensão e assimilação para a quase totalidade das pessoas, mas este nome é representativo do UM primevo, do Oceano Primordial, como veremos mais adiante nas palavras de um sábio Iluminado Sufí – Rumí.
TAO, Absoluto, Aquilo, Brahman, etc. são outras referências que podemos encontrar na literatura mística/espiritual nos relatos destes que se tornaram em sábios / iluminados por terem adentrado outra realidade que não a realidade que a ciência materialista conhece e limita através do “método cientifico” , esta outra realidade transcende todas as limitações possíveis.
Este Deus, moderna e até cientificamente abordado, é encontrado nas teorias desenvolvidas pelos físicos Frank Tipler e Barrow na sua teoria do Princípio Cosmológico Antrópico – na Ordem Implícita - Ordem Explícita e o Holomovimento- do físico teórico David Bohm (um dos prediletos de A. Einstein) e em outras teorias científicas relativas e englobadas sob a designação- Desenho Inteligente- formuladas por outros tantos cientistas, onde se incluem renomados biólogos .
O físico quântico Amit Goswami Ph. D. , professor titular de Física Quântica no Instituto de Física Teórica da Universidade do Oregon , hoje aposentado mas trabalhando no grupo de estudos transpessoais fundado pelo astronauta Michael Collins, dá a este “Deus Além De Deus” o nome de “Consciência” , no livro onde expõe a sua teoria do “Idealismo Monístico”, produzindo as provas cientificas da sua descoberta através da física quântica, na qual é, reconhecidamente, um mestre.
O grande mistério que envolve a “Origem” da vida é, até hoje, insondável para a ciência materialista. Várias teorias foram sendo aventadas, mas nenhuma delas ofereceu provas cabais ou consistentes para explicarem como surgiu a vida. Todas apresentaram falhas evidentes: Sopa Prebiótica, Vindos Do Barro, etc.
Sir Francis Crick, biólogo, que descobriu o DNA na companhia de Watson e Wilkins,na companhia de Orgell, desenvolveu a teoria da “Panspermia Direta”, onde a vida teria sido trazida para a terra, proveniente de algum lugar do cosmos, em uma nave espacial ultramoderna dentro de “containers” muito sofisticados. Mas Crick fugiu do ponto nevrálgico da questão: “O QUE” ou “QUEM” criou , ou “COMO” surgiu a vida neste algures........”
Crick e Orgell não aventaram hipótese alguma sobre esta ultra-importante questão!
Há anos vêm sendo organizados simpósios e seminários científicos onde se discute a Origem da Vida. Alguns cientistas freqüentadores destes encontros, desesperançados, têm dado entrevistas dizendo acharem que esta meta jamais será atingida, com sucesso absoluto. Este mistério jamais será desvendado pela ciência materialista.
Entretanto, as tradições espirituais e místicas da Antigüidade a mais remota, através dos místicos e espiritualistas vêm relatando o que lhes foi propiciado nos seus momentos inolvidáveis de experiências culminantes. Falaram e ainda falam ,através dos eons, para os que “Têm olhos para VÊR e ouvidos para OUVIR”, sobre uma REALIDADE que a ciência materialista da nossa era nega, veementemente. As suas “Palavras para o Indizível” só atingem e são compreensíveis para aqueles que, modernamente, atingem aquele estado de consciência onde as portas da verdade/realidade se descerram de par em par.
“O TAO que pode ser relatado não é o TAO eterno”, ensinou Lao-Tzu.
“Empregam-se então palavras simbólicas como Deus e divino, para o relatar das experiências e as vivencias obtidas na presença do UM primevo ou na sua esfera mais próxima”.
“ Isto é verdade particularmente quando nossas experiências põem em foco as questões primordiais da existência, tais como o VAZIO, a Consciência Absoluta e a criação.” Diz o psiquiatra e psicólogo transpessoal, Stanislav Grof.Ele também discorre sobre as palavras sânscritas e as pertencentes ao vocabulário asiático onde muitos buscam a forma exata de poderem se explicar mais a contento.
“É que estas línguas foram desenvolvidas em culturas muito sofisticadas em relação aos estados holotrópicos ( holos= todo/inteiro e trepein= movendo-se em direção de algo ) e realidades espirituais.” S. Grof.
Estas palavras citadas por Grof são “termos técnicos”, por assim dizer, especificamente criados para descreverem as nuanças das experiências místicas e espirituais e todos os seus relacionamentos. Ex : “Samadhi ( união com o Absoluto ), Sunyata ( VAZIO primordial e dinâmico ), Kundalini ( a energia serpentina que nos torna em sábios ) Bardo ( estágio galgado logo após a morte ), Satori ( Iluminação ), TAO ( O Absoluto, etc”.
“ Havia algo amorfo e perfeito
antes do universo nascer
Era sereno. Vazio.
Solitário. Imutável..
Infinito. Eternamente presente.
É a mãe do Universo.
Por falta de nome melhor,
Eu o denomino TAO.
Ele flui através de tudo,
Dentro e fora, e volta
Á origem das coisas.” Lao-Tzu.
Sem querermos “bancar”....mas já “bancando” o físico Fritjof Capra, notificaremos o leitor que a ciência materialista hodierna apela para este “VAZIO” dinâmico, como sendo anterior ao Big-Bang e responsável pela origem de tudo o que aconteceu depois!!!!
Uma outra forma de descrição do Absoluto, é a de compará-lo ao Oceano Primordial, data vênia, que não é o oceano primevo da famosa “Sopa Pré-biótica”. Segundo Orgell, o companheiro de Francis Crick na Teoria da Panspermia Direta, uma “Sopa completamente fora de moda”....
Rumi, como foi citado de início, mestre do Sufismo, descreveu “AQUELE”, assim:
“AQUELE é o Oceano da Unidade, no qual não há nem companhia nem consorte. Suas pérolas e seus peixes não passam de suas próprias ondas....O Espírito é sempre e verdadeiramente uno; mas suas manifestações nos diferentes estágios da criação são diferentes. Assim como o gelo, a água, o vapor não são três coisas, mas apenas três formas da mesma coisa, de maneira semelhante o Espírito é uno, mas suas formas são muitas. Nos reinos transcendentais mais elevados, ele permanece qual uma entidade extremamente pura e sutil; mas ao descermos a regiões menos sutis, este Espírito também toma formas mais sutis.” Rumi.
Nada mais científico!
“O Ateu é Deus que está brincando de esconder consigo mesmo.” Sri Aurobindo Gosh. Grande filósofo da Índia moderna.
BIBLIOGRAFIA :
- O JOGO COSMICO – Stanislav Grof Ph.D.
- O UNIVERSO AUTOCONSCIENTE – como a consciência cria o Mundo material – Amit Goswami Ph.
- VIDE: a Origem da vida e a sua evolução na terra. Neste site em: Ciências.
- O TAO DA FÍSICA: Fritjoff Capra Ph. D.
http://www.jornalinfinito.com.br/series.asp?cod=215