Autor Tópico: Uma catástrofe climática global[+dúvida]  (Lida 1089 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Uma catástrofe climática global[+dúvida]
« Online: 27 de Outubro de 2011, 17:49:34 »
Uma catástrofe climática mundial como a que é mostrada no filme o dia depois de amanhã é possível de acontecer em nossos dias ?
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Uma catástrofe climática global[+dúvida]
« Resposta #1 Online: 27 de Outubro de 2011, 18:08:43 »
Parece que não. Não há água doce suficiente, em um fluxo suficiente, para alterar tanto assim a salinidade e as correntes. Quando houve o pequeno Dryas, houve todo um extravasamento de um lago (quase um mar interior) de uma vez só.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Outubro de 2011, 18:22:31 »
Penso que somente eventos externos poderiam causar uma catástrofe (natural) no "ritmo hollywoodiano" (um bagulho qualquer batendo na gente, um evento solar desconhecido, uma explosão de raios gama mais perto do que gostaríamos, etc.).

Uma curiosidade: segundo Dawkins, no livro A grande história da Evolução, 99% de todas as espécies que já viveram foram mortas por eventos de extinção (destruição?) em massa.  :susto:   E não por motivos mais "banais" de extinção, como por competição ou alterações climáticas naturais.  :susto: :susto:
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #3 Online: 27 de Outubro de 2011, 23:34:14 »
É verdade, os dinossauros foram extintos por causa de um meteoro, e a maior extinção em massa(do Permiano) da história da Terra pode ter sido causada por um cometa.

Mas erupção de raios gama... :? Não tem nenhuma estrela de neutrons muito próxima da Terra. (ou tem?)
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Outubro de 2011, 23:37:32 »
Serve Eta Carinae? Não é uma estrela de nêutrons, mas pode explodir numa hipernova.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #5 Online: 27 de Outubro de 2011, 23:59:30 »
Serve Eta Carinae? Não é uma estrela de nêutrons, mas pode explodir numa hipernova.
Mas hipernovas são bem raras, e ela tá a 7500 anos-luz.... é meio longe. A única estrela que poderia ser perigosa é a Sirius B, se ela estivesse mais perto da Sirius A, aí ela roubaria massa da Sirius A e explodiria numa supernova a 8 anos-luz daqui :medo: ....

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Outubro de 2011, 00:06:53 »
Uma catástrofe climática mundial como a que é mostrada no filme o dia depois de amanhã é possível de acontecer em nossos dias ?

Se o "acontecer em nossos dias" significar um curtíssimo prazo (até 30 anos) a resposta é 'não'!

Mas a persisitir o aquecimento atmosférico global nos próximos 100 anos e ocorrendo uma perda maciça do capeamento de gelo, pode ocorrer uma mudança no padrão de correntes pela mudança de salinidade e temperatura. E neste caso, haverá sim uma profunda mudança metereológica.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Outubro de 2011, 00:09:16 »
É verdade, os dinossauros foram extintos por causa de um meteoro, e a maior extinção em massa(do Permiano) da história da Terra pode ter sido causada por um cometa.

Mas erupção de raios gama... :? Não tem nenhuma estrela de neutrons muito próxima da Terra. (ou tem?)

E mesmo que tenha e exista a emissão maciça de raios gama, esta geralmente ocorre em uma espécie de "jato" direcional que afetaria a Terra apenas se esta estivesse no 'sentido fatal', a não ser que eu esteja "redondamente esquecido e enganado" do texto que eu li há algum tempo.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2011, 23:37:40 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 28 de Outubro de 2011, 00:17:56 »
[...]

Hoje a extinção do Permiano é atribuída a uma série de maciças erupções vulcânicas fissurais, em especial na Sibéria. Secundariamente aceita-se que houve pelo menos um impacto de um grande corpo celeste.
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Outubro de 2011, 19:36:51 »
Mas hipernovas são bem raras, e ela tá a 7500 anos-luz.... é meio longe. A única estrela que poderia ser perigosa é a Sirius B, se ela estivesse mais perto da Sirius A, aí ela roubaria massa da Sirius A e explodiria numa supernova a 8 anos-luz daqui :medo: ....

A visão no céu noturno seria linda.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #10 Online: 28 de Outubro de 2011, 23:20:31 »
8 anos-luz é muito perto, nenhum tipo de vida resiste a uma explosão de supernova, pelo menos não tão perto de uma explosão deste tipo.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 29 de Outubro de 2011, 09:22:19 »
8 anos-luz é muito perto, nenhum tipo de vida resiste a uma explosão de supernova, pelo menos não tão perto de uma explosão deste tipo.

Eu sei, mas acho que sobraria um tempinho para admirar o céu antes do fim. :lol:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 29 de Outubro de 2011, 11:59:00 »
De repente a estrela já explodiu há sete anos e meio e você nem sabe disso.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!