E todas as pessoas realmente sabem escolher o que é melhor para elas?
Sim ,sabem ,é claro que eu não estou falando aqui de coação economica ,nesse caso ,não é uma verdadeira escolha ,tanto é que os próprios que foram obrigados a aceitar um contrato de trabalho leonino por coação economica acabam se revoltando contra isso ,como nos protestos trabalhistas do século XIX ,nem de casos de pessoas em surto psicotico ou então com menos de 80 pontos de QI
Mas fora esses casos ,é arrogante uma alguem julgar que sabe mais o que é melhor para outra pessoa ,do que a pessoa mesma ,isso foi o pretexto das ditaduras do século XX e para saber se uma pessoa realmente sabe o que é melhor para ela ,é só imaginar que alguém queira proibir a você alguma coisa que você decidiu que é bom para você ,sob o pretexto de que você não sabe o que é melhor para você.
Para evitar que façam isso conosco ,não devemos fazer isso com os outros.
Não, frequentemente elas não sabem o que é melhor para elas e sim o que é mais proveitoso no curto prazo.
Um caso singelo: Pescadores ignorantes de um vilarejo destruíram o mangue que ocupava a margem direita de um dado rio em Santa Catarina e construíram dezenas de barracos e umas poucas casas de maior qualidade.
Em menos de dois anos, algumas espécies de peixes, caranguejos e camarões sumiram daquele trecho de rio, prejudicando enormemente as receitas das pessoas do vilarejo, além de ter ocorrido um intenso re-trabalhamento das margens do rio e que levou ao colapso de várias construções.
Ou seja, eles escolheram o que era mais proveitoso mas certamente não souberam escolher o que era melhor, neste caso por ignorância e ganância.
A questão é o que fazer com relação a isso? Fazer uma ditadura? Tirar o direito de voto da população desse vilarejo?
Não me parece que seja essa a solução ,isso dá precendentes de que isso seja feito contra outros grupos,inclusive com os ditadores sendo os burros ,como esse pessoal desse vilarejo.
A questão é tentar convencê-los de que estão errados ,e inclusive a própria experiencia acaba mostrando isso.
E depois ,também há a questão de que antes dessas consequencias aparecerem não se podia ter certeza de que o modo de agir desses pescadores não ia dar certo.
Por exemplo ,a maioria dos economistas formados do século XIX , diziam que não se podia atender às reinvidicações dos operários (diminuição das horas de trabalho ,aumento do salário ,férias remuneradas ,licença-maternidade etc...) pois isso levaria ao colapso da economia...e não foi isso que aconteceu ,pelo contrário ,melhorou o desempenho da economia ,nesse caso ,foram os com pouca instrução que estavam certos nas suas previsões.
A verdade é que nos casos de criticas ao mundo da mídia e publicidade feitas pela Escola de Franckfurt no lado da esquerda ,e feitas por grupos como os olavetes pela direita , na verdade ,só teriam como solução duas coisas :ou uma ditadura ,já que eles são contra métodos de convencimento pelo lado do prazer ,isso é ,são consideravelmente anti-hedonistas ,(sobretudo nas criticas à abundancia e a descobertas de produtos novos feitas pela Escola de Franckfurt) e com os que falam isso ,nem dando exemplo de viver de um modo menos hedonistico ,e num caso desses só uma ditadura poderia dar certo. Ou então tentar usar os mesmos métodos ,para atrair gente para as suas idéias.
É isso ,que os gramscianos tentam fazer ,enquanto que os da Escola de Franckfurt ,só podem levar a uma ditadura. Em suma ,o programa da escola de Franckfurt ,é a aliança de militantes ultra-esquerdistas estudantes universitarios privilegiados com criminosos hediondos com tanto que esses criminosos sejam de origem miseravel ,isso só pode levar a grupos como as SS e SA ,que ou levariam a uma ditadura direta ,ou seriam uma ditadura com a repressão fisica terceirizada ,com grupos paramilitares de criminosos hediondos de origem miseravel ,fazendo também repressões politicas. E ainda esquecem totalmente da parte de apologia da abudancia absoluta e de coisas novas ,de produtos novos ,que há no marxismo original ,ao falar mal do logro dessas coisas ,só porque é o capitalismo que conseguiu isso.