Autor Tópico: [LEITURA]Gosto pela violência ganha explicação em "Cadernos sobre o Mal"  (Lida 856 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/998139-gosto-pela-violencia-ganha-explicacao-em-cadernos-sobre-o-mal.shtml

Não é por acaso que você clicou aqui. A violência é um dos temas favoritos de nosso imaginário, nós, terríveis humanos.

Alguns gostam do gênero para se assustar (ou se identificar?), enquanto outros, por fim, vão além da fantasia e concretizam seus desejos perversos.

"Cadernos sobre o Mal", de Joel Birman, é um rico e curioso ensaio sobre a agressividade humana, cada vez mais destacada e gratuita na contemporaneidade.

Para observar e entender o desejo sanguinário dos anônimos e casos célebres, Birman recorre à psicanálise para explicar as pulsões de morte e a necessidade de se comprovar forte frente ao outro.

O autor também bebe de teorias de outros grandes intelectuais, como Foucault, Benjamin e Maquiavel, para construir um cenário coerente e completo, com discussões profundas sobre a crueldade.

O prazer da violência, de despertar o medo e aniquilar o rival constituem uma realidade apocalíptica assombrosa, que se repete desde as origens do homem, e não tem um prazo determinado para terminar.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:[LEITURA]Gosto pela violência ganha explicação em "Cadernos sobre o Mal"
« Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2011, 18:59:24 »
"Cadernos sobre o Mal", de Joel Birman, é um rico e curioso ensaio sobre a agressividade humana, cada vez mais destacada e gratuita na contemporaneidade.

Isso se verifica? A minha impressão é exatamente contraria.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2011, 19:35:49 »
[...]
O prazer da violência, de despertar o medo e aniquilar o rival constituem uma realidade apocalíptica assombrosa, que se repete desde as origens do homem, e não tem um prazo determinado para terminar.

Eu acho que o autor deste texto devia estar olhando no espelho.
Foto USGS

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 01 de Novembro de 2011, 20:19:46 »
Fontes psicanáliticas?

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2011, 17:48:47 »

Isso se verifica? A minha impressão é exatamente contraria.

Acho que ele diz respeito não apenas a um aumento vertiginoso da violência e sim aquelas ocorrências mais ''inexplicáveis'', como malucos atirando nas pessoas na rua a troco de nada, moleques de classe média que invadem seus colégios e fuzilam outros alunos, o caso do estudante de medicina que entrou em um cinema atirando em todo mundo, etc...
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2011, 19:38:26 »
Violência pela violência é um desperdício. Como um curto circuíto.
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!