Sobre o tema do tópico, acho numa melhora da humanidade se a religião acaba-se.Desde que a humanidade adquiriu consciência, cada cultura criou sua propia religião, então a sociedade de alguma forma se incorporou aos mitos e crenças desde o inicio de sua existência, anexando nela suas ideologias e morais.Então como a religião é uma especie de pregadora da moral que vem dos princípios da racionalidade.Falar num mundo sem ela ainda é tabu, pois se entende numa resignação da lei e da moral de toda a história.Com rompe-la significa sinônimo de anarquismo generalizado,genocídios,estupros,etc: de forma mais ampla do que é hoje, pois sem a religião a moral deixaria de existir, abrindo caminho para tudo isso que citei pudesse ser feito sem remorso.Sendo que na verdade não é nada disso.
Afinal as morais de uma certa religião é o reflexo da cultura que a rodeia.No ocidente surgiu a moral do casamento monogâmico, então as religiões ocidentais criaram uma moral em cima disso.Assim como as religiões poligamitas estão baseadas em culturas poligamitas.Isso é mais que obvio.Na minha opinião as crenças e suas leis são a justiça das morais da sociedade.Por exemplo:Se você matar,o inferno te aguarda.A religião é um eco ameaçador do senso de justiça da população.Nada mais.Caso você mate alguém, a alegação publica ira re punir, não é preciso uma religião para isso acontecer.A sociedade já havia estabelecido isso.
Vejamos o meu caso: Sou ateu e não sigo os dez mandamentos, mas nem por isso acabo cometendo homicídios por causa disso.A lei não permite, a lei da minha sociedade (mesmo que não tivesse essa lei eu nunca faria isso
, é somente um exemplo...),as morais cristãs pouco me influenciam.
Mas existem situações que a cultura prega a violência e religião apoia.É o caso da islamismo.A região na qual ela se propagou sempre foi propicia a guerras, mais pobre em aspectos gerais e difícil de se viver.Por causa disso a moral foi se modelando de forma diferente da nossa.Para a sociedade de Oriente Médio, morrer para defender tudo que tinham é de certa maneira normal, e eles foram sempre extremistas nesse ponto.O islamismo apenas incentivou esses atos com a promessa das quarenta virgens.Acabar com o islamismo pode acabar também com os homens-bomba, afinal se morrer não garante quarenta virgens, o numero de suicidas assassinos diminuir drasticamente.Mas quem garante que os povos ex-islâmicos não lancem agora ataques sem suicidas,mas com a mesma intenção de causar o terrorismo?Afinal as morais ainda vão estar em vigor naquela população.
Eu disse no inicio desse post que acredito numa sociedade melhor sem a religião, mas no meu argumento respaldo que o mundo estaria no mesmo se a religião não existisse.Então por que alego numa sociedade melhor sem as crenças? Pois bem, minha explicação vai ser bem utópica, mas como nada é impossível...
Para mim a religião fragmenta a moral.Sem ela, essas barreiras não existiriam e seria o primeiro passo para uma moral universal.Para isso acontecer é realmente muito difícil, afinal já basta as diferenças culturais no mundo todo.Daria um trabalhão para se chegar num consenso entre elas.Imagine então com as diferentes religiões.Um certo um grupo argumentaria:" Mas meu Deus não permite isso" ou " Se eu fizer esse ato irei para o inferno", e por ai vai.A religião da alguma forma atrapalha a convivência universal do ser humano.E mesmo que ussa universalização da moral nunca aconteça, a humanidade estaria um pouco mais junta sem a religião.Poderia todos crer num deus , mas criar uma religião em cima dele só causaria problemas.
Em suma:Um mundo sem religião seria benéfico ou maléfico para as pessoas?
Para mim seria benéfico