No artigo "Unskilled and Unaware Of It", Krueger e Dunning argumentam que as habilidades que lhe permitem tornar-se competente em alguma coisa são as mesmas habilidades que lhe permitem avaliar a sua própria competência. Como resultado, as pessoas que são ruins em algo tendem a superestimar sua capacidade. Citação:
"Propomos que as pessoas com conhecimento limitado em um domínio sofrem uma dupla carga: Não só chegam a conclusões equivocadas e cometem erros lamentáveis, mas sua incompetência rouba-lhes a capacidade de realizá-lo".
O artigo cita duas possíveis causas deste efeito. A primeira que é fácil responsabilizar-se por seus sucessos e culpar as outras por suas falhas. Exemplo: sou professor, e se sou aprovado para dar uma aula em uma escola, é por que eu sou foda; mas se outro é aprovado, é porque conhece o diretor. Outra possível causa é que nós tendemos a dar apoio as pessoas, motivá-las, mas não gostamos de criticá-las. Quem chega para alguém e diz, por mais que pense isto, "me desculpe, mas você está fazendo tudo errado... deve repensar seu modo de ver e fazer toda a coisa"?
P.S.: Sim, postei na seção de ciências. Se não concordarem que isto é ciência, abram outro tópico para discutirmos.
