Para Derfel:
Primeiro ,desarmados não são necessariamente civis ,os traficantes dos morros com fuzis e atirando ,tecnicamente são civis e um soldado feito prisioneiro não tem mais armas.,e sim são execuções sumarias.
No caso da escravidão ,eu estou falando do caso da escravidão das Americas ,mas devo dizer que o que os russos tinham até o século XIX ,era servidão não escravidão ,desde o século XIV que eles não tinham mais escravidão ,na verdade foi com o comunismo que eles voltaram na prática a ter escravidão. A escravidão por divida da Grécia e Roma foi abolida logo no começo de sua história. E foi só na primeira metade da idade média que houve escravos na parte católica da Europa.
A França no periodo do terror era governada pelos jacobinos que para a época ,eram de esquerda.
No caso dos grupos intermediarios vitimados por ditaduras , por exemplo ,houve muito menos social-democratas e social-liberais vitimados pelas ditaduras de direita do século XX do que social-democratas e social-liberais vitimados pelas ditaduras comunistas. No caso do fascismo italiano ,juntando pessoas de todos os grupos politicos assassinados ,houve só 30 italianos assassinados por essa ditadura.