Mas encontraram aminoácidos num cometa, acho que foi a glicina. E a Terra há 4,5 bilhões de anos tinha água? A água dos oceanos vieram de onde? Muitos acham que foram os cometas e asteroides que trouxeram água pro nosso planeta, e junto pode ter trazido compostos orgânicos, tipo as bases do DNA.
Não é nem um pouco improvável aminoácidos e ácidos nucleicos possam ter chegado à Terra vindos do espaço, mas essas moléculas também poderiam ter surgido nas condições normais da Terra primitiva. E outra: acho que para um RNA funcional aparecer a partir de ácidos nucleicos presentes no ambiente, deveria haver uma grande quantidade deles disponível, então acho mais plausível que eles surgissem no próprio planeta do que fossem todos trazidos por pequenos meteoritos.
Eu só não sei como uma molécula tão complexa pode se desenvolver num clima tão frio e com pressões tão baixas. Fulereno, Glicina, parece que até o alcool etílico foi detectado numa nuvem interestelar....
O carbono consegue ser mais esquisito que a água.
O frio diminui a cinética da reação, isto é, a velocidade dela. Se ele aumenta ou diminui a probabilidade de a reação ocorrer (ou seja, a termodinâmica) depende de se a reação é endotérmica ou exotérmica, as reações endotérmicas ficam menos prováveis no frio, mas as exotérmicas ficam mais prováveis. Eu não sou nenhum craque em bioquímica, então não sei exatamente qual é o caso dos aminoácidos e ácidos nucleicos, mas moléculas orgânicas complexas tendem a ser bem delicadas e altas temperaturas geralmente as degeneram.
O carbono é o único atómo capaz de ter reações lentas (que a vida suporta) e ser assim tão eclético? Será que é por isso que a vida se desenvolveu usando esse átomo e não o silicio?
De onde você tirou isso sobre o carbono? Não é verdade isso, primeiro que se pode ter reações velocíssimas com carbono, explosivas inclusive. Segundo que há reações extremamente lentas envolvendo inúmeros outros átomos também. Geralmente o que faz uma reação ser mais lenta ou mais rápida depende um pouco da geometria das moléculas, de suas velocidades médias e das energias de ativação necessárias para a reação acontecer.
O carbono é tão eclético por poder fazer 4 ligações químicas, assim como o silício. Mas há vários fatores porque o carbono é melhor para criar uma química orgânica interessante, um deles é que é menor, assim primeiro que ele ocupa menos espaço e as moléculas complexas de carbono são menos "desajeitadas" que as de silício, outra consequência disso é que o carbono é mais eletronegativo, ou seja ele "segura" os seus elétrons com mais força, e isso faz as suas ligações serem mais covalentes, enquanto que as de silício têm um maior caráter iônico. Um efeito visível da diferença que isso faz (embora não na química orgânica) é que o CO2 é um gás, enquanto que o SiO2 é sólido (a famosa areia). Uma coisa mais importante ainda é que o carbono é bem mais "promíscuo" que o silício: o carbono interage com muito mais átomos, ele se liga com hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, enxofre, fósforo, sódio, potássio, ferro, etc., mas o silício tem um cartel bem menos variado, por isso sua química é bem mais monótona.
Repare que o planeta Terra tem muuuuuito mais silício do que carbono, e mesmo assim a vida que surgiu é baseada em carbono. A única coisa boa que o silício trouxe em termos de química "orgânica" foi o silicone