Autor Tópico: Algumas Perguntas Sobre Física....  (Lida 1369 vezes)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
Algumas Perguntas Sobre Física....
« Online: 08 de Novembro de 2011, 07:43:14 »
...que como ainda não consegui determinar se são idiotas, ou não, resolvi abrir um tópico. Se acharem que são idiotas, favor colocar no tópico correto.

1 - A onda eletromagnética, depois de gerada, não pode ser considerada como um motoperpétuo universal ?

2 - Universos cíclicios ou multiversos não podem ser considerados motoperpétuos ?

3 - Se um dia exsitiu um nada "relativo" ao nosso universo, existem "outros nadas".? Ou seja, a cada instante que se passa no nosso universo, infinitos universos emergem de outros nadas?

4 - Se o somatório total de energia no universo é zero, como podemos saber se este zero é +x -x , +y -y ou +oo -oo ? E o que privilegiaria qqer uma dessas opções ?

Abs
Felipe

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re:Algumas Perguntas Sobre Física....
« Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2011, 09:08:22 »
...que como ainda não consegui determinar se são idiotas, ou não, resolvi abrir um tópico. Se acharem que são idiotas, favor colocar no tópico correto.

1 - A onda eletromagnética, depois de gerada, não pode ser considerada como um motoperpétuo universal ?

Não, moto perpétuo tem um significado muito estrito e bem definido. Além do mais, ondas eletromagnéticas podem ser atenuadas.

Mas quer ficar doido? Leia isto aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Wheeler%E2%80%93Feynman_absorber_theory

http://en.wikipedia.org/wiki/Retrocausality

;-)

2 - Universos cíclicios ou multiversos não podem ser considerados motoperpétuos ?

Não, vide acima.

3 - Se um dia exsitiu um nada "relativo" ao nosso universo, existem "outros nadas".? Ou seja, a cada instante que se passa no nosso universo, infinitos universos emergem de outros nadas?

Não entendi, pode elaborar?

4 - Se o somatório total de energia no universo é zero, como podemos saber se este zero é +x -x , +y -y ou +oo -oo ? E o que privilegiaria qqer uma dessas opções ?

Abs
Felipe

Não entendi a segunda metade da proposição. Como assim, -x e +x ?

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2011, 10:47:53 »
...infinitos universos emergem de outros nadas?

Este "nada" só polui. Abandone este conceito.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2011, 11:02:18 »
...infinitos universos emergem de outros nadas?

Este "nada" só polui. Abandone este conceito.

Ola Feynman,

Na realidade estou me referindo ao mesmo nada utilizado pelo Novello e outros físicos, não o nada filosófico.

Abs
Felipe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2011, 11:07:13 »
Ola Dbhor,

Não, moto perpétuo tem um significado muito estrito e bem definido. Além do mais, ondas eletromagnéticas podem ser atenuadas.

Mas quer ficar doido? Leia isto aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Wheeler%E2%80%93Feynman_absorber_theory

http://en.wikipedia.org/wiki/Retrocausality

Vc pode detalhar mais essa questão de significado mais restrito que impede a apilicação deste conceito aos exemplos que dei, pois não ficou claro para mim.

Não entendi, pode elaborar?

Vou tentar.

Não entendi a segunda metade da proposição. Como assim, -x e +x ?

Na realidade, como saber a quantidade total de energia positiva e negativa (+x e -x foi apenas para representar uma opção), pois zero pode ser o resultado da soma de qqer numeros simétricos.

Abs
Felipe

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2011, 11:15:19 »

É muito interessante conhecer a história do motoperpétuo. E a limitação teórica para o motoperpétuo é a termodinâmica.

Sim, a proposta teórica é a criação de novos universos a partir de outros. Mas não tem nada a ver com o conceito prático e instrumental de um aparelho produzido pelo homem que funcione indefinidamente.  Até mesmo a vida não é considerada como algo perpétuo nos âmbitos da física.

Em termos de teoria, nada é o conhecimento que possuímos acerca dos momentos iniciais do universo, do big bang. Por isso abre uma grande possibilidade para a física teórica. Lembrando que a relatividade surgiu primeiro através da física teórica, para depois a sua comprovação empírica.

Essa é a grande questão do multiverso, da teoria das cordas. A realidade não se restringe apenas a teoria vigente. Claro que depois tudo tende a se unificar, mas vai ser um grande avanço empírico, principalmente os resultados aguardados dos altos investimentos laboratoriais da Organização européia para a pesquisa nuclear, o CERN.

E eu faço uma outra pergunta. É permitido algum leigo (no sentido de não institucionalizado, nas cátedras do saber acadêmico) opinar sobre física?  :P
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2011, 11:36:09 »
Quando se fala em moto perpétuo estamos falando estritamente de uma máquina que é capaz de:

1 - Produzir trabalho sem uma entrada inicial de energia. Exemplo clássico desse tipo de MP é a roda assimétrica de Honnecourt, ainda do século XII.

2 - Transformar energia térmica totalmente em trabalho sem nenhuma perda e sem nenhum outro efeito. Exemplo clássico desse tipo de MP é o motor de amônia de John Gamgee (http://www.kilty.com/pmotion.htm#Section2 , ponto 9)

Recentemente andam tentando produzir máquinas que eliminem o atrito (o que é impossível), que extraiam energia do ponto zero (também não dá) ou que evoquem aquele favorito atemporal, as forças magnéticas.

Uma onda eletromagnética não é nada disso. Ela é produzida por uma aceleração de cargas elétricas, as quais por sua vez obedecem às leis da Termodinâmica. A energia de uma onda não cresce, mas fica cada vez mais diluída à medida que se propaga e assim por diante.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2011, 11:42:08 »
Na realidade, como saber a quantidade total de energia positiva e negativa (+x e -x foi apenas para representar uma opção), pois zero pode ser o resultado da soma de qqer numeros simétricos.

Abs
Felipe

Hmmm...

Tirando a tal da energia exótica proposta pelo Alcubierre e amigos, que ninguém sabe definir o que é, não existe isso de "energia positiva" ou "negativa".

Quando se trata de energia potencial não podemos estabelecer valores absolutos. Não faz sentido dizer que o ponto A tem X unidades de energia potencial -- apenas que entre os pontos A e B existe uma diferença de energia potencial de X unidades. Para facilitar os cálculos nós definimos arbitrariamente um ponto zero de energia potencial e tiramos todos os outros valores a partir dele. Mas é só para facilitar os cálculos, nada mais.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #8 Online: 08 de Novembro de 2011, 11:43:14 »
E eu faço uma outra pergunta. É permitido algum leigo (no sentido de não institucionalizado, nas cátedras do saber acadêmico) opinar sobre física?  :P

Permitido? Sim, absolutamente.

Mas vai ser submetido ao mesmo rigor que as opiniões de um profissional ;-)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #9 Online: 08 de Novembro de 2011, 11:58:55 »

Permitido? Sim, absolutamente.

Mas vai ser submetido ao mesmo rigor que as opiniões de um profissional ;-)
Que desafio  :)

Mas a segunda pergunta do Felipe foi estendida a toda a realidade, por isso mencionou o universo como um todo. Não foi nada relacionado a este tipo de moto perpétuo que você costuma sempre restringir a essa questão. Por isto fiz a devida menção:

Mas não tem nada a ver com o conceito prático e instrumental de um aparelho produzido pelo homem que funcione indefinidamente.  Até mesmo a vida não é considerada como algo perpétuo nos âmbitos da física.

Porém a minha concordância com essa questão prática fica clara na minha primeira resposta.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #10 Online: 08 de Novembro de 2011, 12:39:24 »
E uma outra extensão da termodinâmica para toda a realidade é a conhecida teoria da  morte térmica do universo:

Citação de: Thomson
O resultado seria inevitavelmente um estado de repouso e morte universal, se o universo fosse finito e deixado a obedecer às leis existentes. Mas é impossível conceber um limite para a extensão da matéria no universo*; e conseqüentemente a ciência aponta a um progresso infinito, através de um espaço infinito, da ação envolvendo a transformação da energia potencial no movimento palpável em calor, do que a um único mecanismo finito, funcionando decrescentemente como um relógio, e parando para sempre.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 08 de Novembro de 2011, 13:20:23 »
Ola Dbhor,

Hmmm...

Tirando a tal da energia exótica proposta pelo Alcubierre e amigos, que ninguém sabe definir o que é, não existe isso de "energia positiva" ou "negativa".

Quando se trata de energia potencial não podemos estabelecer valores absolutos. Não faz sentido dizer que o ponto A tem X unidades de energia potencial -- apenas que entre os pontos A e B existe uma diferença de energia potencial de X unidades. Para facilitar os cálculos nós definimos arbitrariamente um ponto zero de energia potencial e tiramos todos os outros valores a partir dele. Mas é só para facilitar os cálculos, nada mais.

No programa do Hawking que foi inclusive postado aqui, ele afirma que o universo é um grande almoço grátis. E uma das coisas que ele fala é que, no somatório total de matéria e energia, o resultado para nosso universo seria 0. Por isso fiz o questionamento.

Então, o que seria essa soma zero geral, a que ele se referiu ?

Abs
Felipe

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #12 Online: 08 de Novembro de 2011, 13:46:33 »
Essa é a Hipótese do Universo com Energia-Zero, que diz mais ou menos o seguinte: o Universo está se expandindo. Contrária à influência da expansão está a energia gravitacional, tomada como negativa por causa daquela convenção que mencionei lá em cima. Num Universo em expansão, que aparentemente é o que acontece, a densidade de energia gravitacional total decresce (tornando-se mais negativa), mas o termo de expansão cresce (ficando cada vez mais positivo). No balanço geral, a quantidade total de energia permanece constante -- e igual a zero.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 09 de Novembro de 2011, 14:05:08 »
Então, considerando-se essa convenção, temos como determinar o qto existe de energia negativa e positiva ? Ou seja, gravitacional e não gravitacional ? E o pq desses valores específicos (a qde de materia gerada pelo Big-bang)?

Abs
Felipe

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #14 Online: 09 de Novembro de 2011, 14:17:10 »
Temos como estimar esses valores via observação direta da taxa de expansão do Universo. A energia gravitacional é baseada na quantidade de matéria que podemos observar. A gente pluga esses valores nas equações de campo da Relatividade Geral e vê se bate.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 09 de Novembro de 2011, 14:54:14 »
Idiotas não, quem sabe sem-vergonha... Não tem um outro tópico adequado? Se o problema é com o nome do tópico, podiam editar o nome dele.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #16 Online: 09 de Novembro de 2011, 15:04:53 »
Ola Dbhor,

Mas não existe um valor x ou y "preferencial". Acho que na realidade, o que deveria ter perguntado, então, era o que faria um universo ser criado, se auto-criar, etc gerando uma dada qde de matéria?

Abs
Felipe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #17 Online: 09 de Novembro de 2011, 15:05:25 »
Idiotas não, quem sabe sem-vergonha... Não tem um outro tópico adequado? Se o problema é com o nome do tópico, podiam editar o nome dele.

Cuma ?  :)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #18 Online: 09 de Novembro de 2011, 15:08:05 »
Ola Dbhor,

Mas não existe um valor x ou y "preferencial". Acho que na realidade, o que deveria ter perguntado, então, era o que faria um universo ser criado, se auto-criar, etc gerando uma dada qde de matéria?

Abs
Felipe

Se eu soubesse responder esta pergunta, estaria coletando o meu Nobel :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!