Enquete

Você ou algum antepassado até a quarta geração de passado sofreu/sofreram alguma perseguição política?

Sim ,em ditadura de direita
0 (0%)
Sim ,em ditadura de esquerda
1 (8.3%)
Sim ,etnica em ditadura de direita
0 (0%)
Sim ,etncia em ditadura de esquerda
0 (0%)
SIM ,tanto em ditadura de esquerda quanto em ditadura de direita
0 (0%)
Não
11 (91.7%)

Votos Totais: 12

Autor Tópico: Perguntas e depoimento sobre se a sua família já sofreu alguma perseguição polít  (Lida 1026 vezes)

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *

A minha família extensa já sofreu perseguição em uma ditadura comunista ,na Lituânia  na segunda metade da década de 40, os meus avós paternos tiveram que fugir da Lituânia com documentos falsos conseguidos com um amigo alto burocrata ,pois o meu bisavô paterno que era social-democrata de carnê ,tinha sido preso por motivos políticos e enviado para o Gulag ,e o governo comunista estava ameaçando os filhos e netos de prendê-los também. A maior parte da família extensa era social-democrata.
          No sentido ,de ser a favor de uma melhor distribuição de renda e de políticas sociais ,eu sou social-democrata ,mas eu não tenho a caracteristica de falsa de auto-defesa e de mundo Disney da maioria dos social-democratas (se bem que há social-democratas de carnê como eu como o social-democrata Ebert que venceu uma tentativa de golpe comunista na Alemanha de 1919 ,usando metodos politicamente incorretos ,mas ainda assim ,não tão politicamente incorretos quanto os que os bolcheviques usavam na URSS para fazer um regime de partido único ,o que é uma coisa de ataque não de defesa como a que Ebert fez. E além disso os bolcheviques naquela época estavam matando a centenas de milhares de social-democratas desarmados na URSS ,enquanto que Ebert só matou a 1000 comunista na Alemanha e isso em defesa e não em ataque como na URSS.
          Bom ,na verdade ,a minha família paterna extensa veio para o Brasil quando o Brasil era uma democracia ,mas quando houve a ditadura em 1964 ,eles não tiveram nenhuma problema.
          É preciso que eu a minha família se sinta culpada por ter fugido para o Brasil e não vivido com problemas na ditadura de direita do Brasil entre 1964-1984 ,? É contraditório isso com ser a favor de medidas sociais e de distribuição de renda estilo as escandinavas? Eu acho que não é contraditorio
           Alguns falam que não importa a proporção de mortos. Para mim ,isso parece com dizer que no caso dos bombardeios feitos por Israel em dezembro de 2008 e janeiro de 2009 ,não importa que a proporção em um e outro lado ,fosse de 100 para 1. E eu não concordo com isso ,para mim Israel estava muito mais errado do que os palestinos ,não se deve confundir as vítimas com os algozes.

Skorpios

• Visitante
Re:Perguntas e depoimento sobre se a sua família já sofreu alguma perseguição polít
« Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2011, 12:03:10 »
Só ter toda a familia colocada num cercado no meio do inverno no RS, sem abrigo, por meus avós serem alemães, serem proibidos de falar a lingua deles e terem tudo de valor confiscado. 90% não foi devolvido.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
Re:Perguntas e depoimento sobre se a sua família já sofreu alguma perseguição polít
« Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2011, 12:30:11 »
Só ter toda a familia colocada num cercado no meio do inverno no RS, sem abrigo, por meus avós serem alemães, serem proibidos de falar a lingua deles e terem tudo de valor confiscado. 90% não foi devolvido.

Bom ,então o seu caso ,foi uma perseguição etnica ,agora eu sõ não sei se o lado político dessa perseguição foi de direita ou de esquerda porque por que o governo Vargas não era propriamente de esquerda ,no máximo de centro ,mas por outro lado ,a Alemanha nazista da segunda guerra mundial contra a qual o governo Vargas estava nessa época ,sem dúvida era muito mais de direita do que qualquer coisa que o governo Vargas era.
        Somando e diminuindo tudo ,acho que dá sim ,para considerar que o seu caso ,foi um caso de perseguição etnica em ditadura de "esquerda" (pelo menos em comparação ao nazismo ,o governo Vargas era de esquerda). Então você deveria colocar na enquete a ooção "perseguição etnica em ditadura de esquerda" ,há essa opção.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2011, 14:13:30 »
Com a minha família, há curiosidades bem interessantes (apesar de não ser uma perseguicão totalmente política):

a) Meus avós maternos foram perseguidos na Itália, no período da II Guerra, por serem judeus;
b) Vieram para o Brasil, Minas Gerais;
c) Foram perseguidos (a casa deles foi depredada duas vezes -- uma em Juiz de Fora e outra em Divinópolis -- e eram proibidos de frequentar os mercados e empórios da época), pois como eram italianos, os mineiros achavam que eles eram ligados as forças do Eixo!
d) Já os meus avós paternos, ficaram na Itália até a II Guerra acabar, eram católicos convíctos e meu avô infelizmente lutou em um divisão de infantaria junto com o Africa Korps (sim, ele lutou pelas forças do Eixo);
e) Com a Itália falida no pós-Guerra, veio para o Brasil tentar a vida (sim, ele sobreviveu a todas as batalhas que participou);
f) Desembarcou no Rio de Janeiro e seguiu, posteriormente, para Minas Gerais;
g) Era facista declarado e ainda apoiava abertamente Mussolini e Hitler, no entanto...
h) Por ser católico fervoroso, ganhou o direito de abrir um comércio em um pequena loja na principal avenida da Cidade (em Juiz de Fora), que convenientemente, era de propriedade da Igreja Local.

Vai entender, não?

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2011, 14:39:51 »
Com a minha família, há curiosidades bem interessantes (apesar de não ser uma perseguicão totalmente política):

a) Meus avós maternos foram perseguidos na Itália, no período da II Guerra, por serem judeus;
b) Vieram para o Brasil, Minas Gerais;
c) Foram perseguidos (a casa deles foi depredada duas vezes -- uma em Juiz de Fora e outra em Divinópolis -- e eram proibidos de frequentar os mercados e empórios da época), pois como eram italianos, os mineiros achavam que eles eram ligados as forças do Eixo!
d) Já os meus avós paternos, ficaram na Itália até a II Guerra acabar, eram católicos convíctos e meu avô infelizmente lutou em um divisão de infantaria junto com o Africa Korps (sim, ele lutou pelas forças do Eixo);
e) Com a Itália falida no pós-Guerra, veio para o Brasil tentar a vida (sim, ele sobreviveu a todas as batalhas que participou);
f) Desembarcou no Rio de Janeiro e seguiu, posteriormente, para Minas Gerais;
g) Era facista declarado e ainda apoiava abertamente Mussolini e Hitler, no entanto...
h) Por ser católico fervoroso, ganhou o direito de abrir um comércio em um pequena loja na principal avenida da Cidade (em Juiz de Fora), que convenientemente, era de propriedade da Igreja Local.

Vai entender, não?

Bom ,então no caso dos seus avós maternos ,eles foram perseguidos tanto por ditaduras de esquerda (perseguidos por pretextos esquerdistas no Brasil ,por pretextos anti-fascitas) quanto por ditaduras de direita ,há essa opção na enquete ,e também nos dos casos foram perseguições um pouco etnicas. Se bem que a Itália fascista não era propriamente anti-semita como a Alemanha nazista ,só em 1938 fez algumas leis anti-semitas mas só sob pressão Alema ,e a população alemã ,inclusive os membros do partido fascista ,ajudou a esconder os judeus.
       Pelo que eu entendi o seu avó paterno que apoiava o fascismo ,veio para o Brasil ,despois do fim da Segunda guerra mundial ,aí já é diferente de na própria época da segunda guerra mundial.
       E na verdade ,não é necessariamente porque se lutou do lado do eixo que se é fascista ,ou mesmo que se estivesse fascistizado na época ,na verdade ,havia o alistamento obrigatório nos países do eixo ,e também havia naquela época 50% da população fascistizada nesses países ,mas isso não quer dizer que esse 50% da população fosse mesmo séria e profundamente fascista ,depois do fim da guerra , ao parar a doutrinação e ao saberem novos dados ,deixaram de estar fascistizados ,voltaram ao normal ,exceto uma pequena minoria.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2011, 18:59:16 »
A minha família por parte de mãe, lá pelos tataravós, sofreu por causa da instauração da república, onde foram confiscadas imensas propriedades pelo estado. Uma fortuna que até hoje é contestada por tios mais insistentes.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2011, 19:37:41 »
A minha família por parte de mãe, lá pelos tataravós, sofreu por causa da instauração da república, onde foram confiscadas imensas propriedades pelo estado. Uma fortuna que até hoje é contestada por tios mais insistentes.

Bom ,tataravós são  antigos demais ,a pergunta era até quarta geração do passado ,isso é ,até os bisavós. E depois o caso que você citou foi um caso de perda de patrimonio e não propriamente de perseguição pessoal (a não ser que levasse a se passar fome literal e isso tipo de coisa e pelo que você falou não foi assim).

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2011, 19:56:05 »
Tá. Mas eu tô pensando aqui se meu tatara ainda estivesse vivo, o que ele acharia desta coisa de antigo demais... :hihi:
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!