A minha família extensa já sofreu perseguição em uma ditadura comunista ,na Lituânia na segunda metade da década de 40, os meus avós paternos tiveram que fugir da Lituânia com documentos falsos conseguidos com um amigo alto burocrata ,pois o meu bisavô paterno que era social-democrata de carnê ,tinha sido preso por motivos políticos e enviado para o Gulag ,e o governo comunista estava ameaçando os filhos e netos de prendê-los também. A maior parte da família extensa era social-democrata.
No sentido ,de ser a favor de uma melhor distribuição de renda e de políticas sociais ,eu sou social-democrata ,mas eu não tenho a caracteristica de falsa de auto-defesa e de mundo Disney da maioria dos social-democratas (se bem que há social-democratas de carnê como eu como o social-democrata Ebert que venceu uma tentativa de golpe comunista na Alemanha de 1919 ,usando metodos politicamente incorretos ,mas ainda assim ,não tão politicamente incorretos quanto os que os bolcheviques usavam na URSS para fazer um regime de partido único ,o que é uma coisa de ataque não de defesa como a que Ebert fez. E além disso os bolcheviques naquela época estavam matando a centenas de milhares de social-democratas desarmados na URSS ,enquanto que Ebert só matou a 1000 comunista na Alemanha e isso em defesa e não em ataque como na URSS.
Bom ,na verdade ,a minha família paterna extensa veio para o Brasil quando o Brasil era uma democracia ,mas quando houve a ditadura em 1964 ,eles não tiveram nenhuma problema.
É preciso que eu a minha família se sinta culpada por ter fugido para o Brasil e não vivido com problemas na ditadura de direita do Brasil entre 1964-1984 ,? É contraditório isso com ser a favor de medidas sociais e de distribuição de renda estilo as escandinavas? Eu acho que não é contraditorio
Alguns falam que não importa a proporção de mortos. Para mim ,isso parece com dizer que no caso dos bombardeios feitos por Israel em dezembro de 2008 e janeiro de 2009 ,não importa que a proporção em um e outro lado ,fosse de 100 para 1. E eu não concordo com isso ,para mim Israel estava muito mais errado do que os palestinos ,não se deve confundir as vítimas com os algozes.