Autor Tópico: Nascemos programados para acreditar em Deus ?  (Lida 1106 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Nascemos programados para acreditar em Deus ?
« Online: 10 de Novembro de 2011, 09:27:37 »
http://www.telegraph.co.uk/news/religion/3512686/Children-are-born-believers-in-God-academic-claims.html

Dr Justin Barrett, a senior researcher at the University of Oxford's Centre for Anthropology and Mind, claims that young people have a predisposition to believe in a supreme being because they assume that everything in the world was created with a purpose.

He says that young children have faith even when they have not been taught about it by family or at school, and argues that even those raised alone on a desert island would come to believe in God.

"The preponderance of scientific evidence for the past 10 years or so has shown that a lot more seems to be built into the natural development of children's minds than we once thought, including a predisposition to see the natural world as designed and purposeful and that some kind of intelligent being is behind that purpose," he told BBC Radio 4's Today programme.

"If we threw a handful on an island and they raised themselves I think they would believe in God."

In a lecture to be given at the University of Cambridge's Faraday Institute on Tuesday, Dr Barrett will cite psychological experiments carried out on children that he says show they instinctively believe that almost everything has been designed with a specific purpose.

In one study, six and seven-year-olds who were asked why the first bird existed replied "to make nice music" and "because it makes the world look nice".

Another experiment on 12-month-old babies suggested that they were surprised by a film in which a rolling ball apparently created a neat stack of blocks from a disordered heap.

Dr Barrett said there is evidence that even by the age of four, children understand that although some objects are made by humans, the natural world is different.

He added that this means children are more likely to believe in creationism rather than evolution, despite what they may be told by parents or teachers.

Dr Barrett claimed anthropologists have found that in some cultures children believe in God even when religious teachings are withheld from them.

"Children's normally and naturally developing minds make them prone to believe in divine creation and intelligent design. In contrast, evolution is unnatural for human minds; relatively difficult to believe."
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re:Nascemos programados para acreditar em Deus ?
« Resposta #1 Online: 10 de Novembro de 2011, 12:21:29 »
Claro, quanto temos 4 anos e não entendemos nada, acreditamos em deus. Faz sentido.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Novembro de 2011, 12:48:34 »
Eu comprei o livro desse cara, "Why would anyone belive in God", deve chegar em dezembro.

(Olhem as resenhas sobre o livro no link que passei, especialmente a com título "atheism is the odd man out", tem comentários bem interessantes.)

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #3 Online: 10 de Novembro de 2011, 12:57:50 »
Claro, quanto temos 4 anos e não entendemos nada, acreditamos em deus. Faz sentido.

A questão é porque todas as culturas até o século XVIII ,acreditam em Deus ou deuses ,ou numa visão panteista de Deus ,mas alguns seres sobrenatural como os kamis no Japão...
           E também há a questão da parte relacionada  crença  e objetivos de vida do cérebro que se não acreditar em Deus ou em deuses ,acredita em  alguma outra coisa como  marxismo ,por exemplo..

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Novembro de 2011, 13:11:29 »
Temos isso? O meu está com defeito, então. :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #5 Online: 10 de Novembro de 2011, 15:43:03 »
Se por extensão de ter fé em algo, como prerrogativa para existir, isso desembocar num conceito como "Deus"(deus, deuses, duende, Papai Noel, etc.), sim.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #6 Online: 11 de Novembro de 2011, 10:35:08 »
Acho que o termo correto seria sermos programados para ter alguma ideologia, qualquer coisa (futebol, politica, religiao...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Novembro de 2011, 11:59:02 »
Para mim religião é diferente de time de futebol. Religião tem um componente de se identificar com um grupo que o time de futebol também tem, mas time de futebol não oferece conforto para a morte, a doença e outras dificuldades, não pressupõe um sentido universal de ordem e de justiça e não fornece explicações mitológicas para as questões que afligem as pessoas. A religião é um fenômeno muito mais complexo. É mais comparável com a ideologia política, mas tem suas particularidades ainda.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #8 Online: 11 de Novembro de 2011, 12:40:45 »
Acho que o termo correto seria sermos programados para ter alguma ideologia, qualquer coisa (futebol, politica, religiao...
Realmente. Sempre, em momentos distintos da história e da cultura humana, há evidentes correlações com religiosidade e esportividade e política. É um emaranhado de correlações. Seja na Grécia antiga com as Olimpíadas, seja na cutura mesoamericana pré-colombiana, como o Tlachtli, esporte vinculado estritamente a cultos religiosos, etc.. Na política, um exemplo é a teocracia de vários países.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Negão

• Nível 07
  • *
« Resposta #9 Online: 11 de Novembro de 2011, 12:44:12 »
Para mim religião é diferente de time de futebol. Religião tem um componente de se identificar com um grupo que o time de futebol também tem, mas time de futebol não oferece conforto para a morte, a doença e outras dificuldades, não pressupõe um sentido universal de ordem e de justiça e não fornece explicações mitológicas para as questões que afligem as pessoas. A religião é um fenômeno muito mais complexo. É mais comparável com a ideologia política, mas tem suas particularidades ainda.
Para mim política se assemelha mais com time de futebol mesmo. :twisted:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 11 de Novembro de 2011, 12:48:45 »
Para mim política se assemelha mais com time de futebol mesmo. :twisted:

Nas paixões dos "torcedores", com certeza, mas a ideologia política tem mais a ver com a religião porque tem uma "teoria" para explicar como as coisas funcionam e um método para alcançar a "salvação".

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 11 de Novembro de 2011, 15:40:21 »

E nós não jogamos uma pessoa na fogueira só porque ela torce para um time diferente do nosso. :lol:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Novembro de 2011, 15:43:21 »
E nós não jogamos uma pessoa na fogueira só porque ela torce para um time diferente do nosso. :lol:

Como não? O que morre de gente em briga de torcida por aí...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 11 de Novembro de 2011, 15:46:53 »
É mais complicado que isso.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #14 Online: 11 de Novembro de 2011, 16:13:59 »
Me referi a capacidade que temos de nos apegar a qualquer bobagem de defende-la com unhas e dentes

Desde fan boy de placa de video, bitolado religioso ou futebol

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Novembro de 2011, 16:29:13 »
Me referi a capacidade que temos de nos apegar a qualquer bobagem de defende-la com unhas e dentes

Desde fan boy de placa de video, bitolado religioso ou futebol

Eu concordo com isso, apesar de nunca ter lido um estudo a respeito. Me parece que a maioria das pessoas precisam de uma ideologia ou algo para acreditar.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 11 de Novembro de 2011, 16:33:09 »
Não é a tal da dissonânica cognitiva? Um mecanismo de defasa do ego contra ideias e mesmo evidências contrárias a suas crenças?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Disson%C3%A2ncia_cognitiva

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!