http://www.diarioonline.com.br/noticia-175310-oito-presos-por-tentativa-de-fraude-em-vestibular.htmlOito pessoas foram detidas pro fraude no vestibular do Centro de Ensino Superior do Pará (Cesupa) neste domingo (13). Eles foram encaminhados para Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe), pelo delegado Rogério Morais.
Cinco mulheres e três homens foram flagrados com equipamentos eletrônicos pela comissão organizadora da prova e estaria repassando "cola" a candidatos no processo seletivo.
Os acusados seriam naturais de São Paulo, Goiás e Tocantins, sendo que a maioria é estudante de medicina nesses Estados. O grupo deverá responder criminalmente pela fraude.
A assessoria de comunicação do Cesupa confirmou que houve a tentativa de fraude, mas que a comissão organizadora conseguiu evitar e seguiu normalmente com as provas. Na manhã desta segunda-feira (14), a instituição de ensino e a Polícia Civil irão realizar uma coletiva de imprensa para esclarecer a situação.
Foram 5.231 candidatos inscritos para a prova, 20% a mais que o certame do final do ano passado. Os inscritos concorrem a uma das 1.810 vagas ofertadas nos 17 cursos. A instituição registrou 323 faltosos o que corresponde a 7% dos inscritos.
O curso mais concorrido é o de Medicina, com 23,29 candidatos por vaga, seguido dos cursos de Direito, Odontologia e Engenharia de Produção.
ABORDAGEM O processo foi aplicado em cinco unidades, com uma prova de 50 questões objetivas e uma redação. A maioria dos itens abordava temas da atualidade. O Cesupa ainda não informou como ficará o processo após a fraude, mas se a programação continuar, o resultado está previsto para ocorrer no próximo dia 25.
Uma das novidades do vestibular deste ano é o curso de Engenharia da Computação com ênfase em Automação e Robótica, que foi o segundo curso mais concorrido da área de Exatas. Segundo a coordenadora, apesar do curso ser novidade, a procura foi muito boa. “Em número de inscrições perdeu apenas para Engenharia de Produção que é o carro-chefe de Exatas”, informou a coordenadora do Processo Seletivo, Lilian Acatauassú.