0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.
A pedido do Senado, o Itamaraty concedeu passaportes diplomáticos para o chefe da Igreja Internacional do Reino de Deus, pastor Romildo Ribeiro Soares, conhecido por R. R. Soares, e para sua mulher, Maria Madalena Bezerra Soares. Nenhum dos dois exerce atividade parlamentar ou tem ligação com a instituição. A portaria de 10 de novembro do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, está publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje.O portador de passaporte diplomático tem tratamento privilegiado nos aeroportos e alfândegas, como dispensa da fila para obtenção do visto de entrada ou saída e da revista da bagagem. Pela lei, o passaporte diplomático deve ser concedido somente a funcionários do governo ou a autoridades que viajam em missão oficial representando o Brasil. O passaporte diplomático é concedido gratuitamente pelo Itamaraty. O cidadão brasileiro paga R$ 156,07 pelo passaporte comum.Patriota informa na portaria que atendeu ao pedido feito pelo ofício 308/2011 do Senado. A Coordenação de Atividades Externas do Senado (Coatex), órgão encarregado de intermediar os pedidos de passaportes ao Itamaraty, informa que desconhece o documento. Tampouco a Presidência do Senado e a primeira-secretaria sabem de onde saiu ou quem assinou o tal ofício. A assessoria do Itamaraty informou que "está buscando a informação" sobre quem assinou o ofício.Técnicos do Senado afirmam que o documento é do gabinete do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), à revelia da direção do Senado. Crivella é sobrinho do pastor e sua mulher, cunhada do chefe da Igreja Universal do Reino de Deus, bispo Edir Macedo. Não é a primeira vez que o senador usa do mandato para favorecer familiares. Em abril, o jornal O Estado de S.Paulo informou que o senador já tinha intermediado o pedido de passaporte para o tio, só que o pedido passou pela Coatex, ao contrário do que ocorreu agora. A assessoria de Crivella foi procurada, mas não se manifestou até às 16h40 de hoje.A polêmica sobre a concessão de passaporte a pessoas não previstas na lei se deu com divulgação de que dois filhos maiores de idade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e um neto usufruíam do benefício, contrariando a lei em vigor. Em janeiro, a presidente Dilma Rousseff e o ministro Antonio Patriota tentaram tornar mais rígida a lei sobre os passaportes especiais e a tornar obrigatória a divulgação no Diário Oficial da União do nome dos favorecidos.
Associação gay exige do Itamaraty direito a passaportes diplomáticosSÃO PAULO - A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) encaminhou nesta quinta-feira, 18, um ofício ao Itamaraty pedindo a concessão de passaportes diplomáticos a 14 de seus membros. O pedido tem o tom de cobrança, já que, nesta semana, o Ministério das Relações Exteriores liberou seis passaportes a líderes religiosos de igrejas evangélicas. Toni Reis, presidente da associação, redigiu uma carta ao ministro Antonio Patriota exigindo igualdade de direitos, sob argumento de que a ABGLT também atua fora do País. "(A concessão de passaportes diplomáticos) não pode ser privilégio ou de uma religião, ou de um grupo. Senão é discriminação", disse Reis ao Estado. No ofício encaminhado ao Itamaraty, o presidente escreveu: "Vimos solicitar que sejam concedidos da mesma forma passaportes diplomáticos para os/as integrantes da ABGLT relacionados a seguir, para que possam realizar um trabalho de promoção e defesa dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) nos 75 países onde ser LGBT é crime e nos 7 países onde existe pena da morte para as pessoas LGBT".Só na última semana, seis líderes de igrejas evangélicas receberam passaportes diplomáticos com validade de um ano: Romildo Ribeiro Soares - o R.R Soares - e sua mulher, ambos da Igreja Internacional da Graça de Deus; o apóstolo Valdemiro Santigado de Oliveira e sua mulher, da Igreja Municipal do Poder de Deus; e da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Samuel Cássio Ferreira e Keila Campos Costa. Brasileiros com passaporte diplomático têm direito a acesso em filas separadas em alguns aeroportos do mundo e dão a facilidade para obtenção de vistos em alguns países. O Ministério das Relações Exteriores informou por meio da assessoria de imprensa que todos os pedidos formalizados são analisados, caso a caso.
Sem contar que o Edir Macedo já possui um destes. E um cardeal e um arcebispo da ICAR também tem.
Citação de: JohnnyRivers em 18 de Janeiro de 2013, 15:53:45Sem contar que o Edir Macedo já possui um destes. E um cardeal e um arcebispo da ICAR também tem.Como não conceder esses vistos para os evangelicos se os católicos já os tem?
Citação de: _Juca_ em 18 de Janeiro de 2013, 17:37:56Citação de: JohnnyRivers em 18 de Janeiro de 2013, 15:53:45Sem contar que o Edir Macedo já possui um destes. E um cardeal e um arcebispo da ICAR também tem.Como não conceder esses vistos para os evangelicos se os católicos já os tem?Basta tirar os dos católicos e falar que não tem para ninguém independente da crença
Citação de: _Juca_ em 18 de Janeiro de 2013, 17:37:56Citação de: JohnnyRivers em 18 de Janeiro de 2013, 15:53:45Sem contar que o Edir Macedo já possui um destes. E um cardeal e um arcebispo da ICAR também tem.Como não conceder esses vistos para os evangelicos se os católicos já os tem?Basta tirar os dos católicos e falar que não tem para ninguém independente da crença.
Citação de: Osler em 18 de Janeiro de 2013, 18:43:43Citação de: _Juca_ em 18 de Janeiro de 2013, 17:37:56Citação de: JohnnyRivers em 18 de Janeiro de 2013, 15:53:45Sem contar que o Edir Macedo já possui um destes. E um cardeal e um arcebispo da ICAR também tem.Como não conceder esses vistos para os evangelicos se os católicos já os tem?Basta tirar os dos católicos e falar que não tem para ninguém independente da crençaEu pagava pra ver algum político se metendo com a Igreja Católica.