Abrindo um tópico para ver se os foristas concordam comigo que o termo "pseudociência" não é muito legal.
Acusam "pseudociências" de não serem ciências, e trazem à tona princípios que às vezes nem a ciência propriamente dita usa. A wikipedia diz que uma pseudociência é identificada
Ao aceitar verdades sem o suporte de uma evidência experimental.
Por deixar de fornecer uma possibilidade experimental de reproduzir os seus resultados.Nem tudo em ciência tem uma evidência experimental, ao menos não direta (a curvatura do espaço-tempo, por ex). E evidência experimental indireta, as pseudociências tem, também. Há sim possibilidade de checá-las experimentalmente. A astrologia prevê que os astros influenciam em nossa personalidade; podemos checar e ver que suas previsões estão erradas.
Por violar a Navalha de Ockham (o princípio da escolha da explicação mais simples quando múltiplas explicações viáveis são possíveis); quanto pior for a escolha, maior será a possibilidade de errar.Para se usar este princípio, primeiro deve-se definir "simples", o que nem sempre é fácil. E não é um princípio infalível; a teoria mais complexa pode em princípio ser a verdadeira. Já vi outro critério, que as pseudociências utilizam-se de hipóteses ad hocs; e a ciência também, ora bolas.
O termo "pseudociência" me sugere uma visão da ciência lá do século XIX, da ciência infalível, que, se é ciência, tem que ser boa coisa. Não é o caso para nós. Sabemos que a ciência pode estar errada, como a mecânica de Newton acabou mostrando-se errada ("ela está certa em um determinado limite!", vão dizer, mas está errada em dizer o que o mundo é, o que é um dos propósito da ciência, e não somente prever resultados experimentais).
Para mim, astrologia é ciência. Como ciência, ela descreve um tipo de mundo. O detalhe é que ela não é verdade. Como a teoria do flogisto, a teoria de Aristóteles do movimento, a teoria do éter... É claro, estas teorias eram melhores do que a astrologia nem que sejam porque havia motivos para aceitá-las em um determinado tempo, o que não é o caso com a astrologia. Mas uma teoria científica errada ainda é uma teoria científica.
Enfim, a discussão não é importante. Só uma discussão sobre a palavra mesmo.