Nesta última sexta-feira, uma igreja em Estocolmo, na Suécia se transformou em uma discoteca dos anos 90. Realizando uma missa techno os sacerdotes esperam chamar a atenção dos jovens para que se aproximem da religião. Em vez de ouvir o sermão e orando silenciosamente, a congregação no interior da Igreja de Todos os Santos, em Estocolmo jogam as mãos para o ar, cantando e dançando músicas tecnho.
Com uma iluminação especial, os sons techno e a multidão delirante fez o lugar ser mais parecido com um clube de dança do que um lugar de adoração, mas os padres da Igreja Luterana dizer que esta foi apenas uma tentativa bem sucedida de fazer religião e a igreja interessante para os jovens.
A igreja organizou a primeira missa techno em abril, e embora durante os cultos de domingo onde vários bancos permaneciam vazios, desta vez eles tiveram que se afastar os bancos das pessoas, por falta de espaço.
Pode ser um pouco difícil de aceitar, especialmente se você é uma pessoa muito religiosa, mas a igreja na Suécia não é regido pelas mesmas regras que a Igreja Católica. Tornou-se cada vez mais progressiva, durante os últimos 50 anos, permitindo que as mulheres tornam-se padres e mesmo ordenar um bispo assumidamente gay. Serviços incomuns, como a Missa techno são apenas mais um desenvolvimento no caminho para o progresso. Ainda assim, ao longo dos últimos 10 anos, o número de membros da igreja Luterana da Suécia caiu 13% e participação em serviços regulares no domingo mergulhou 50 por cento para 4,6 milhões de visitas no ano passado.
Claro, nem todo mundo aprova tais eventos extravagantes. Alguns acreditam que há uma abundância de locais de entretenimento em torno da Suécia, e que a Igreja deve “continuar a ser um lugar para contato tranquilo com a espiritualidade”.
Uma igreja com jovens suecas dançando freneticamente, acho que finalmente encontrei minha religião.