Autor Tópico: Bíblia ou Corão: qual é o mais violento?  (Lida 1301 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Bíblia ou Corão: qual é o mais violento?
« Online: 03 de Dezembro de 2011, 18:55:43 »

O historiador de religiões Philip Jenkins, da Penn State University, decidiu comparar a violência presente no Corão e na Bíblia. Sua conclusão, mostra a National Public Radio, é que a Bíblia é mais agressiva que o livro sagrado dos muçulmanos. “Surpreendentemente”, enfatiza Jenkins, levando-se em conta a imagem de brutalidade que os fundamentalistas islâmicos espalharam pelo mundo em nome de sua religião.

Segundo o historiador americano, a violência do Corão é mais “defensiva” – e, “pelos padrões do século 7º, razoavelmente humana”. Já a Bíblia traz um tipo específico de violência que “nós só podemos chamar de genocídio”. No primeiro livro de Samuel (15:3), o profeta diz a Saul, a mando de Deus: “Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até a mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até as ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos”. Ou seja: completa aniquilação. A ordem era tão definitiva que, quando Saul decide poupar algumas das vítimas, Deus desabafa (15:12): “Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras”.

Jenkins afirma, porém, que o judaísmo e o cristianismo, com o passar dos séculos, deixaram a violência da Bíblia somente no campo das representações. Hoje, diz ele, “aniquilar o inimigo” significa simplesmente combater os próprios pecados.

http://blogs.estadao.com.br/marcos-guterman/biblia-ou-corao-qual-e-o-mais-violento/

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Bíblia ou Corão: qual é o mais violento?
« Resposta #1 Online: 03 de Dezembro de 2011, 18:59:47 »
Se não me engano, há outra coisa não muito levada em consideração que é a proporção de coisas relacionadas a violência por quantidade de texto. Aí o corão seria consideravelmente mais violento. Mas não digo que seja algo que "afete a conclusão", acho que talvez seja até mais importante do que a proporção esse contexto em que a violência seria empregada.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2 Online: 03 de Dezembro de 2011, 19:11:42 »
A Bíblia, sem dúvida, pois é muito anterior ao Corão. Uma historia sangrenta de povos agressores.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2011, 10:09:59 »
Cara!  Até Chapeuzinho Vermelho" pode ser violento, dependendo da "interpretação" do bitolado que lê... Mas textos religiosos antigos são os campeões.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 04 de Dezembro de 2011, 10:34:22 »
[...]
A ordem era tão definitiva que, quando Saul decide poupar algumas das vítimas, Deus desabafa (15:12): “Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras”.
[...]

Acima estão dois problemas tão graves para os teístas quanto a questão da violência perpetrada pelo deus em que acreditam: A instabilidade emocional e a não-omnisciência dele.
Foto USGS

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #5 Online: 04 de Dezembro de 2011, 12:32:44 »
Cara!  Até Chapeuzinho Vermelho" pode ser violento, dependendo da "interpretação" do bitolado que lê... Mas textos religiosos antigos são os campeões.

Off topic: Na verdade, as versões originais desses contos de fadas costumavam ser bastante violentes. No caso da Chapeuzinho Vermelho, originalmente ela morria no final, devorada pelo lobo. No da Cinderela, no final, durante o seu casamente, um pássaro devora os olhos de uma das irmãs más (não lembro o que acontecia com a outra, mas sei que também era terrível).

Steve Pinker tem razão. :|
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 04 de Dezembro de 2011, 14:27:33 »
Eu entendo que a Bíblia é mais violenta em virtude dos seus precursores.

Nos Pergaminhos do Mar Morto, há cartas trocadas entre Fariseus e Essênios que evidenciam isto.
Ritos celebrados por Fariseus eram condenados pelos Essênios e vice-versa.

No entanto, eu estou ressaltando apenas a questão "Tempo", pois há relatos judaicos-cristãos mais antigos que os relatos islâmicos.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Dezembro de 2011, 19:14:12 »
Talvez fosse mais correto comparar apenas o Alcorão com o Novo Testamento, se queremos comparar Islamismo e Cristianismo, e deixar para trás a Bíblia judaica.
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline bylex

• Nível 04
  • *
« Resposta #8 Online: 08 de Dezembro de 2011, 09:12:20 »
Eu sou da opinião que são dois livros com "formas narrativas" diversas: na Bíblia, considerando-a por inteiro (novo e velho testamento), temos livros históricos, proféticos, sapienciais e a narrativa do novo testamento, cada um com sua estrutura textual e linguística própria. Me parece que o Corão assume um ar mais tenso e militante ao longo de todo o ditado. Chega a ser assustador, principalmente se considerarmos que tudo que foi escrito é a palavra literal de Alá revelada ao profeta Maomé.

Não foram poucas as vezes que eu fui tomado por uma sensação de que o monoteísmo de Alá é profundamente mais fascista do que o de Iavé. Na Bíblia você tem a oportunidade de respirar um pouco, de se acalmar e louvar; já no Corão uma só deslizada e tome fogo! :susto:

Mas cá entre nós, se fosse pra apostar na luta divina, com certeza minhas fichas ficariam com o deus moreno :smartass:

Cheers!

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2011, 16:42:13 »
Off topic: Na verdade, as versões originais desses contos de fadas costumavam ser bastante violentes. No caso da Chapeuzinho Vermelho, originalmente ela morria no final, devorada pelo lobo. No da Cinderela, no final, durante o seu casamente, um pássaro devora os olhos de uma das irmãs más (não lembro o que acontecia com a outra, mas sei que também era terrível).

Do quê?

Offline Bogoton

• Nível 10
  • *
« Resposta #10 Online: 15 de Dezembro de 2011, 13:01:33 »

Ambas tiveram os olhos arrancados. A madrasta também.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!