Autor Tópico: Nasa anuncia descoberta de planeta que pode ter água  (Lida 782 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Nasa anuncia descoberta de planeta que pode ter água
« Online: 05 de Dezembro de 2011, 18:47:01 »
Nasa anuncia descoberta de planeta que pode ter água

Com 2,5 vezes o tamanho da Terra, Kepler-22b está dentro da zona habitável de seu sistema estelar

Concepção artística do novo planeta Kepler-22b encontrado pela Nasa: dentro da zona habitável

O observatório espacial Kepler descobriu no sistema planetário Kepler-22, a 600 anos-luz de distância, o primeiro planeta situado na chamada "zona habitável", o Kepler-22b, em uma região onde se acredita que pode haver água líquida, anunciou a Nasa nesta segunda-feira (5) em entrevista coletiva.

Ainda não se sabe qual a composição do planeta: se ele seria rochoso como a Terra ou composto majoritariamente de gás, como Júpiter. "Este é um marco na busca por uma nova Terra," afirmou Douglas Hudgins, chefe da missão Kepler na Nasa. No entanto, os cientistas confirmaram que o Kepler-22b tem 2,5 vezes o tamanho da Terra e uma orbita em torno de sua estrela em uma trajetória semelhante à nossa. Seu ano tem 290 dias e sua temperatura média ficaria em torno dos 22 graus.

Ele é o primeiro a ser confirmado dos 54 planetas potencialmente habitáveis anunciados pela missão em fevereiro.

Os cientistas do Centro de Pesquisa Ames da Nasa anunciaram, além disso, que Kepler identificou 1 mil novos candidatos a planeta, dez dos quais possuem tamanho similar ao da Terra e estão na zona habitável da estrela de seu sistema solar.

http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/nasa-anuncia-descoberta-de-planeta-que-pode-ter-agua/n1597397235480.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re:Nasa anuncia descoberta de planeta que pode ter água
« Resposta #1 Online: 05 de Dezembro de 2011, 22:30:33 »
600 anos-luz. É inacreditável o quão longe conseguimos "ver".

Alias, alguém poderia dar um resumo de como são encontrados esses planetas? Efeito Dopler?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2 Online: 05 de Dezembro de 2011, 22:37:43 »
Esse seria um dos planetas pra ir no estilo nave planeta, em que vão se sucedendo gerações de tripulantes até completar a viagem na possibilidade de lá haverem condições propícias a vida humana.

Edição. Como eu escreví suscedendo??? :olheira:
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2011, 00:38:38 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2011, 23:55:51 »
O Kepler foi concebido para encontrar planetas do tamanho da Terra na zona habitável de estrelas parecidas com o Sol. Na notícia da NASA abaixo dá para se ter uma idéia de como ele trabalha (resumidamente):

Launched on March 6, 2009, from Cape Canaveral Air Force Station in Florida, the Kepler mission continuously and simultaneously observes more than 150,000 stars. Kepler's science instrument, or photometer, already has measured hundreds of possible planet signatures that are being analyzed.

While many of these signatures are likely to be something other than a planet, such as small stars orbiting larger stars, ground-based observatories have confirmed the existence of the five exoplanets. The discoveries are based on approximately six weeks' worth of data collected since science operations began on May 12, 2009.

Kepler looks for the signatures of planets by measuring dips in the brightness of stars. When planets cross in front of, or transit, their stars as seen from Earth, they periodically block the starlight. The size of the planet can be derived from the size of the dip. The temperature can be estimated from the characteristics of the star it orbits and the planet's orbital period.

Kepler will continue science operations until at least November 2012. It will search for planets as small as Earth, including those that orbit stars in a warm habitable zone where liquid water could exist on the surface of the planet. Since transits of planets in the habitable zone of solar-like stars occur about once a year and require three transits for verification, it is expected to take at least three years to locate and verify an Earth-size planet.
http://www.nasa.gov/mission_pages/kepler/news/kepler-5-exoplanets.html

« Última modificação: 06 de Dezembro de 2011, 00:04:26 por ANDREWaim »
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Dezembro de 2011, 00:03:46 »
Esse seria um dos planetas pra ir no estilo nave planeta, em que vão se suscedendo gerações de tripulantes até completar a viagem na possibilidade de lá haverem condições propícias a vida humana.

Prefiro embriões congelados...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #5 Online: 06 de Dezembro de 2011, 00:39:29 »
Esse seria um dos planetas pra ir no estilo nave planeta, em que vão se suscedendo gerações de tripulantes até completar a viagem na possibilidade de lá haverem condições propícias a vida humana.

Prefiro embriões congelados...
Não é coisa de comer não, é pra viajar :P

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 06 de Dezembro de 2011, 00:40:11 »
Nem um picolé de placenta pra viagem? :(

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #7 Online: 06 de Dezembro de 2011, 00:55:46 »

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #8 Online: 06 de Dezembro de 2011, 01:54:28 »
600 anos-luz. É inacreditável o quão longe conseguimos "ver".

Alias, alguém poderia dar um resumo de como são encontrados esses planetas? Efeito Dopler?
Pior, variação do brilho da estrela mãe, quando o planeta passa entre nós e a estrela. O telescópio Kepler fica apontado para uma regiãozinha cheia de estrelas amarelas como a nossa, ele monitora umas 120 mil +ou-(de todos os tipos), e detecta pequenas variações do brilho da estrela.

Tem que ser uma variação periódica (e acontecer 3 vezes), tem que ver se a estrela não tem uma outra estrela companheira que provoca as variações no brilho, (esse eu acho mais complicado) se não é uma explosão de massa coronal ou mancha solar. Imagine um eclipse do nosso sol provocado pelo nosso planeta a uma distância de 100 anos-luz.

Por isso demora tanto pra eles confirmarem um planeta. Mesmo depois do possível planeta passar por todos aqueles critérios, mandam para outras equipes analisarem os dados com o próprio telescópio(não tenho certeza se eles mandam para o ESO) só que eles usam outro método pra confirmar(acho que por velocidade radial).

Então, quando a NASA diz que tem um planeta lá, é porque tem um planeta mesmo.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!