600 anos-luz. É inacreditável o quão longe conseguimos "ver".
Alias, alguém poderia dar um resumo de como são encontrados esses planetas? Efeito Dopler?
Pior, variação do brilho da estrela mãe, quando o planeta passa entre nós e a estrela. O telescópio Kepler fica apontado para uma regiãozinha cheia de estrelas amarelas como a nossa, ele monitora umas 120 mil +ou-(de todos os tipos), e detecta pequenas variações do brilho da estrela.
Tem que ser uma variação periódica (e acontecer 3 vezes), tem que ver se a estrela não tem uma outra estrela companheira que provoca as variações no brilho, (esse eu acho mais complicado) se não é uma explosão de massa coronal ou
mancha solar. Imagine um eclipse do nosso sol provocado pelo nosso planeta a uma distância de 100 anos-luz.
Por isso demora tanto pra eles confirmarem um planeta. Mesmo depois do possível planeta passar por todos aqueles critérios, mandam para outras equipes analisarem os dados com o próprio telescópio(não tenho certeza se eles mandam para o ESO) só que eles usam outro método pra confirmar(acho que por velocidade radial).
Então, quando a NASA diz que tem um planeta lá, é porque tem um planeta mesmo.