Autor Tópico: Re.: A memória e o caos digital  (Lida 1674 vezes)

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
Re.: A memória e o caos digital
« Online: 23 de Março de 2005, 17:55:03 »
Por outro lado, enquanto cresce a capacidade dos discos rígidos e a velocidade das informações, o desempenho da memória humana está ficando cada vez mais comprometido. Cientistas são unânimes ao associar a rapidez das informações geradas pelo mundo digital com a restrição de nosso 'disco rígido' natural.

Aparentemente, se avaliarmos apenas os habitos da geracao passada, que nao possuiam o mesmo acesso à informacao do que nós, esta declaracao seria verdadeira.Porem, nao vejo sob o mesmo enfoque que os ditos cientistas, afinal adaptacao é um processo, talvez, muito mais dinamico do que eles possam imaginar, principalmente se considerarmos que os renomados cientistas desconhecem os "limites da capacidade mental humana".Talvez tenham analisado com base na associacao de que o cerebro humano descarta, no processo visual, mais de 90% das imagens, posto a impossibilidade de se armazenar corticalmente as mesmas "fotograficamente".Ocorre que, em primeiro lugar, imagens sao informacoes, mas nao todos os tipos existentes(é apenas especie do genero informacao), logo tomar a parte pelo todo nao me parece corretamente cientifico.Alem disso, em segundo lugar, o processo de bombardeamento de imagens/informacoes(latu sensu) é relativamente recente, e carecem de estudos quanto a seus efeitos, principamente estatisticos, para se determinar se efetivamente há ou nao possibilidade de adaptacao(ou se ela ja se iniciou).

E digo por experiencia propria, pois minha memoria esta melhor do que nunca(quando nao havia internet).O meu filtro mental, atualmente, so elimina datas e nomes( :D ), mas a essencia da informacao, que é o que realmente importa e tem aplicacao pratica, tem permanecido com muito maior volume do que no passado.Acho que é um treino, que nem musculacao.Se nao treinamos o cerebro, como podemos saber o limite de sua saturacao???

E, concluindo minha opiniao, acho este artigo tao desacertado e carecedor de provas, que voltando ao tema do descarte das imagens, gostaria de saber se foram efetuados testes em jogadores de videogames??
Digo isso, pois o bombardeamento de imagens nos fanáticos em games é dantesco, e ai ressalto uma contradicao: nao houve opinioes cientificas no passado dizendo que estes mesmos fanaticos desenvolviam maior acuidade visual, capacidade espacial, etc???Como ter maior capacidade espacial sem maior memoria visual???
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!