Autor Tópico: Empresa recolhe lixo eletrônico na Grande São Paulo  (Lida 1814 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Empresa recolhe lixo eletrônico na Grande São Paulo
« Online: 09 de Dezembro de 2011, 14:48:58 »

Não me perguntem nada, vi o site hoje quando lia uma mensagem de uma lista meus e-mails atrasados, sob o título que incluia "sem custo" (mas parece que não é sempre o caso)

Perguntas mais frequentes

Que tipo de material posso entregar para a Cidadão Eco?
Entre os materiais recolhidos e aceitos pela Cidadão Eco estão os eletrônicos como: computador, CPU, teclado, mouse, caixas de som, notebook, celular com e sem bateria, carregadores, fones, telefones, aparelho de som, impressoras, cartuchos, toners, cabos, fontes, câmera fotográfica, vídeo games, videocassete, DVD, CD, TV, rádio, nobreak, estabilizador, máquinas de calcular e escrever, mp3 player, chip GSM, reatores, PDA, filtro de linha, servidor, projetor , rack para servidor, centrais telefônicas, aparelho de microondas, ar condicionado, bateria automotiva, catalisador automotivo, eletrodomésticos portáteis, placas de circuito, etc…

Se eu não tiver como levar o meu lixo eletrônico para a Cidadão Eco, como devo proceder?
Verifique os Pontos de Coleta mais próximo de você ou entre em contato pelo e-mail contato@cidadaoeco.com.br ou através do formulário de agendamento disponível no web site www.cidadaoeco.com.br.

Qual o custo da retirada?
O custo da retirada é feito sob consulta de acordo com o local, quantidade e material que deve ser retirado, alguns materiais têm um custo de descontaminação(exemplo: Monitores). Agende a sua retirada através do formulário informando quais os materiais e a quantidade que entramos em contato fornecendo mais informações.

Como é feito o trabalho do Cidadão Eco?
A Cidadão Eco retira o material no dia que está na sua região, trás para a central de separação e tratamento e envia cada componente para uma industria recicladora que faz a reciclagem final.

Qual a destinação destes materiais coletados pela Cidadão Eco?
A destinação ambiental, socialmente correta e responsável do material final, após triagem é destinado as indústrias recicladoras que ficarão responsáveis pelo seu retorno a cadeia produtiva. O que ontem era aparelho, hoje é resíduo, para a www.cidadaoeco.com.br este resíduo é matéria prima e economia do consumo de recursos naturais.Todo o processo de logística reversa e de destinação é realizado de acordo com a legislação nacional e internacional, através de empresas recicladoras licenciadas e ambientalmente responsáveis.

Quais as regiões de retirada?
A Cidadão Eco por enquanto só retira em São Paulo(Capital) e Grande ABCD, e atualmente conta com vários Pontos de Coleta.

Como faço para agendar minha retirada?
Enviar email com relação dos materiais, assim como quantidade e se têm restrição de horário, através de contato@cidadaoeco.com.br ou pelos telefones
11 2534 6191

Qual o Atendimento da Cidadão Eco para demais Regiões?
Nas demais regiões podem nos enviar via Correios ou transportadora por conta do remetente para Caixa Postal 3505 Cep 09950-971
Diadema – SP

O material que não pode ser reaproveitado, qual a sua destinação?
Nada se perde na reciclagem de material eletrônico. Todos os materiais que compõe um equipamento podem e são reaproveitados.

http://cidadaoeco.com.br/categoria/faq

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Empresa recolhe lixo eletrônico na Grande São Paulo
« Resposta #1 Online: 16 de Junho de 2012, 12:20:49 »
Até agosto de 2012 todos os Municípios devem ter plano de Resíduos Sólidos
Qui, 06 de Janeiro de 2011 22:00    Agência CNM

Todos os Municípios brasileiros devem elaborar um plano local de Resíduos sólidos até agosto 2012. A obrigatoriedade e o prazo são determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei 12.305/2010 que foi regulamentada no final de 2010 pelo Decreto 7.404/2010.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) esclarece: o texto da lei estabelece dois anos para os Municípios elaborem os planos e quatro anos para substituir os lixões por aterros sanitários. O prazo começou a contar a partir da publicação da lei no Diário Oficial da União, o que ocorreu dia 3 de agosto do ano passado.

Logo após a publicação, o presidente da CNM Paulo Ziulkoski falou, em programa da Globo News, que a medida representa um grande desafio para os Municípios brasileiros. Na ocasião, ele destacou uma consequência para o Município que não cumprir os prazos. “Se em dois anos a prefeitura não estiver com o plano municipal pronto, será impedida de receber recursos do governo destinados à atividade”, pondera.

O presidente da CNM também disse que os Municípios precisam conhecer a realidade local para desenvolver o projeto e estipular metas. No entanto, o plano nacional é fundamental para o trabalho. “No plano nacional deve constar uma forma de ajuda financeira aos Municípios para viabilizar o cumprimento das determinações da lei. Sabemos que o Saneamento custa R$ 220 bi para universalizar”, explica.

Grupo de trabalho
Neste aspecto, o governo deve nomear até fevereiro o grupo que vai criar o plano e instituir as metas de redução, reutilização, reciclagem de resíduos, aproveitamento energético e extinção de depósitos de lixo a céu aberto. De acordo com matéria da Agência Brasil, o grupo será composto por técnicos e dirigentes de 12 ministérios, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente (MMA). E a nomeação deste grupo interministerial sairá até fevereiro, mesma época da instalação do comitê orientador para a implantação dos sistemas de logística reversa.

Na prática, a segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para o tratamento de resíduos destinará cerca de R$ 1,5 bilhão e os Municípios que não tiverem o plano não terá acesso aos recursos. Também, a partir de agosto de 2014 não poderão funcionar mais os depósitos de lixo a céu aberto – lixões – e apenas os rejeitos devem ser enviados aos aterros.

http://www.cnm.org.br/option=com_content&view=article&id=13162&catid=60:meio-ambiente&Itemid=172

A Política Nacional de Resíduos Sólidos supostamente incorpora um destinamento correto para lixo eletrônico.

Offline RobertoSAF

• Nível 06
  • *
« Resposta #2 Online: 16 de Junho de 2012, 13:11:44 »
Na verdade, esse "lixo" é rico em metais nobres, eles deviam é me pagar por ele.
E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: onde estás?
Gênesis 3:9 sobre onisciência

Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam
Gênesis 11:5 sobre onipresença

Esteve o SENHOR com Judá, e este despovoou as montanhas; porém não expulsou os moradores do vale, porque tinham carros de ferro
Juízes 1:19 sobre onipotência

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 16 de Junho de 2012, 13:14:52 »
A resposta deles poderia ser algo como, "pois então pode ficar com ele, vender os metais nobres você mesmo, e se livrar do resto como achar melhor."

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #4 Online: 16 de Junho de 2012, 14:56:30 »
Pô, eu bem que queria que jogassem esse lixo lá em casa. Ando me batendo atrás de uma aceleradora PCI e driver de disket. Destruí três somente esta semana tentando formatar discos 3-14 mofados. Quando abri para limpar os cabeçotes a máquina não aceitou mais...não faço ideia do porquê  :vergonha:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline RobertoSAF

• Nível 06
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Junho de 2012, 01:36:49 »
A resposta deles poderia ser algo como, "pois então pode ficar com ele, vender os metais nobres você mesmo, e se livrar do resto como achar melhor."

Ou então eu faço como todo mundo e simplesmente jogo na lata de lixo. È óbvio que eles lucram com isso, estou fazendo um favor ao doar isso pra eles, e ainda querem que eu pague?

Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam

Esteve o SENHOR com Judá, e este despovoou as montanhas; porém não expulsou os moradores do vale, porque tinham carros de ferro

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #6 Online: 17 de Junho de 2012, 01:41:16 »
A resposta deles poderia ser algo como, "pois então pode ficar com ele, vender
os metais nobres você mesmo, e se livrar do resto como achar melhor."

Ou então eu faço como todo mundo e simplesmente jogo na lata de lixo. È óbvio que eles lucram com isso, estou fazendo um favor ao doar isso pra eles, e ainda querem que eu pague?

Parabéns, voce acaba de poluir sua cidade com produtos tóxicos por ser mão de vaca.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 17 de Junho de 2012, 16:45:07 »
Eu nem questiono muito isso de misturar ao lixo comum, se pelo menos houver algum cuidado em embalar algumas coisas para diminuir o risco de inalação/absorção individual. Só não dá para ficar questionando todo mundo com argumentos "freetards". Senão daria até para querer que cortassem o cabelo de todo mundo de graça porque poderiam vender o cabelo usado para algum tipo de coisa qualquer.

É só se colocar no lugar da empresa; tem um limite de quantidade até onde a coleta seria lucrativa, e abaixo disso então se poderia ou simplesmente ignorar esse lixo, ou cobrar uma taxa de quem quisesse jogar fora de forma mais apropriada mesmo assim. Não há mesmo obrigação alguma de fazer isso, ao menos não na legislação atual (embora parece que lá por agosto algo assim eventualmente será embutido nos impostos, se as coisas tomarem o rumo estabelecido na lei), mas pode haver apenas quem queira, mais ou menos como há quem separa o lixo e joga nos compartimentos específicos sem querer receber nada por isso.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #8 Online: 17 de Junho de 2012, 17:05:53 »
Eu nem questiono muito isso de misturar ao lixo comum, se pelo menos houver algum cuidado em embalar algumas coisas para diminuir o risco de inalação/absorção individual. Só não dá para ficar questionando todo mundo com argumentos "freetards". Senão daria até para querer que cortassem o cabelo de todo mundo de graça porque poderiam vender o cabelo usado para algum tipo de coisa qualquer.

É só se colocar no lugar da empresa; tem um limite de quantidade até onde a coleta seria lucrativa, e abaixo disso então se poderia ou simplesmente ignorar esse lixo, ou cobrar uma taxa de quem quisesse jogar fora de forma mais apropriada mesmo assim. Não há mesmo obrigação alguma de fazer isso, ao menos não na legislação atual (embora parece que lá por agosto algo assim eventualmente será embutido nos impostos, se as coisas tomarem o rumo estabelecido na lei), mas pode haver apenas quem queira, mais ou menos como há quem separa o lixo e joga nos compartimentos específicos sem querer receber nada por isso.

No Japão o descarte de lixos tóxicos, de grande volume, eletrônicos e etc são pagos no ato de compra do bem.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #10 Online: 17 de Junho de 2012, 23:18:11 »
O relatório da ONU sobre lixo eletrônico (e-waste) menciona este problema típico de países onde adquirir o aparelho custou caro. As pessoas não querem descartar sem receber algo em troca. Se foi difícil para comprar, deve valer alguma coisa mesmo quebrado.
A extração de metais preciosos é rentável, mas tem alto custo, é inviável em pequena escala. Não digo que o consumidor deva pagar para a coleta, mas não faz sentido querer receber pela matéria-prima.

Offline RobertoSAF

• Nível 06
  • *
« Resposta #11 Online: 21 de Junho de 2012, 01:56:16 »
O relatório da ONU sobre lixo eletrônico (e-waste) menciona este problema típico de países onde adquirir o aparelho custou caro. As pessoas não querem descartar sem receber algo em troca. Se foi difícil para comprar, deve valer alguma coisa mesmo quebrado.
A extração de metais preciosos é rentável, mas tem alto custo, é inviável em pequena escala. Não digo que o consumidor deva pagar para a coleta, mas não faz sentido querer receber pela matéria-prima.

Na verdade, nunca joguei nenhum aparelho eletrônico no lixo, sempre tem alguém que precisa e sabe concertar o aparelho quebrado, aí eu acabo "doando".

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 21 de Junho de 2012, 03:10:43 »
Já me dei bem algumas vezes com essa de "se você consertar, é seu". :ok:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #13 Online: 21 de Junho de 2012, 10:47:30 »
Dia desses encontrei um gabinete com placa mãe e leitor/gravador de cd. Tava sem hd e memória. Levei pra casa, dei uma boa limpada, coloquei um pente kingston de 512 e uma gforce 6200, dois hd's ide (40 e 20), juntamente com um leitor/gravador de dvd que havia consertado  e agora estou com um amd 2600 com uma boa placa da foxconn e me divertindo muito com meus emuladores....ADORO LIXO ELETRÔNICO! :)
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!