Autor Tópico: Existem bases bíblicas para o laicismo?  (Lida 1058 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Existem bases bíblicas para o laicismo?
« Online: 11 de Dezembro de 2011, 14:44:45 »
Romanos 13:1-7

O Livro (OL)

Romanos 13
A submissão às autoridades
 1Submetam-se aos poderes instituídos. Porque a autoridade que possuem é-lhes concedida por Deus

2Por isso os que recusam obedecer às leis do país revoltam-se contra uma ordem que Deus estabeleceu, e trarão sobre si o seu juízo.

3Porque os magistrados não metem medo a quem faça o bem, mas sim a quem pratica o mal. Portanto, se quiseres nada ter a temer das autoridades, respeita as leis e tudo te correrá bem

4A autoridade é um representante dessa ordem instituída por Deus, que existe para teu bem. Mas se fizeres algo de condenável, então com razão terás que recear, pois terá de punir-te. Deus a instituiu para esse exacto fim, de castigar quem pratica o mal.

5Portanto deves obedecer às autoridades por duas razões: para evitares seres castigado e para teres uma consciência limpa.

6-7Pelas mesmas razões também, devem pagar os impostos, porque são necessários para que toda a máquina do estado prossiga no trabalho a que Deus a destinou. Devem pois dar a cada um o que é devido: os impostos a quem tem o direito de os exigir, o respeito e honra a quem os deve receber.

http://www.biblegateway.com/passage/?search=Romanos%2013:1-7&version=OL

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re:Existem bases bíblicas para o laicismo?
« Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2011, 14:48:30 »
O trecho pede para os cristãos obedecerem às leis, mas não fala nada sobre um parlamentar cristão democraticamente eleito não tentar mudar a lei (de forma perfeitamente legal) de modo que contrarie o laicismo.

Também não diz o que é laicismo e nem por que isso deveria ser encarado como um valor democrático que vale a pena ser preservado.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2011, 15:01:50 »
Fala para obedecerem às leis, e que aqueles que detém o poder assim o são por vontade divina.

O contexto no qual isso foi escrito não foi o de um estado democrático. Num estado democrático qualquer pessoa pode ser eleita para um cargo público e propor mudanças na lei. Além disso, há leis em vigor que claramente desrespeitam o laicismo, como a de que um casamento só pode se realizar entre um homem e uma mulher.

Para mim esse trecho da Bíblia não tem nada a ver com laicismo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2011, 15:04:40 »
Sim, foi como exemplo contrário que eu postei. Acho forçado tentar interpretar como pró-laicismo, bem como a parte em que Jesus diz para não dar calote no leão, mas para pagar dízimo para ele de qualquer forma.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2011, 15:08:12 »
Sim, até porque isso de "obedecer às leis" é genérico demais e não leva em conta as situações nas quais a coisa certa a se fazer na verdade seria desobedecer à lei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2011, 17:09:09 »
há leis em vigor que claramente desrespeitam o laicismo, como a de que um casamento só pode se realizar entre um homem e uma mulher.
Há sempre uma forma de sugerir o casamento entre  homens e  mulheres tendo bases completamente laicistas, então é uma lei no máximo ambígua.
[/quote]
Até onde eu sei eu não sei.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Dezembro de 2011, 17:23:01 »
Há sempre uma forma de sugerir o casamento entre  homens e  mulheres tendo bases completamente laicistas, então é uma lei no máximo ambígua.

Pode até ser, mas no caso do Brasil indubitavelmente a oposição ao casamento gay tem origem religiosa.

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Dezembro de 2011, 18:39:24 »
Mateus 22, 16-22:

E enviaram-lhe os seus discípulos, com os herodianos, dizendo: Mestre, bem sabemos que és verdadeiro, e ensinas o caminho de Deus segundo a verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens.

Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não?

Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas?

Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro.

E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição?

Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

E eles, ouvindo isto, maravilharam-se, e, deixando-o, se retiraram.

Tradicionalmente, essa passagem é interpretada (junto com outras que precognizam a existência do "Homem Natural", que não reconhece a Deus, e o ódio do mundo natural ao Gospel) como se coubesse aos cristãos se abster de influenciar e buscar "O Mundo" e essencialmente, viver em relativa paz com o mesmo (insira aqui as esparsas leis que protegem estrangeiros do Velho Testamento, escolhidas a dedo).
"Make Money, Not War."

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 11 de Dezembro de 2011, 19:20:37 »
Até onde eu lembro, não existe nenhuma base pois mesmo os trechos que poderiam permitir tal interpretação, como aquele citado pelo Irracionalista, indicam de modo claro que os cristãos devem impor a sua visão de mundo ou, na pior das hipóteses, que ocorre na impossibilidade de tal empreitada, eles devem ficar à parte do que ocorre no "mundo".
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 12 de Dezembro de 2011, 03:52:01 »
"Sharia" cristã:

1 Coríntios 6:1-11
O Livro (OL)
1 Coríntios 6

Problemas entre os crentes

1Como é que acontece que quando têm alguma coisa contra outro cristão esperam que seja um tribunal secular a decidir a questão, em vez de a resolverem entre crentes?
    2Não sabem que nós, os cristãos, havemos de julgar o mundo? Como é que não são capazes de encontrar solução para essas pequenas divergências no vosso meio?

3Não compreendem que nós, cristãos, julgaremos até os anjos? Por isso deveriam ser capazes de resolver no vosso meio os problemas desta vida.

4Se têm questões legais para resolver, por que vão procurar os juízes lá fora que não são respeitados pela igreja?

5Digo isto para vossa vergonha. Será que em toda a igreja não há ninguém capaz de resolver tais diferendos?

6É assim pois necessário que um cristão chegue ao ponto de meter um outro em processo, e acusar o seu irmão na presença de descrentes?

7Que tais processos possam existir já é uma derrota para vocês como cristãos. Porque não receber simplesmente a ofensa sem reagir? Seria melhor ficar-se antes prejudicado.

8Mas em vez disso são vocês mesmos que fazem o mal, enganando-se uns aos outros, até aos próprios irmãos na fé.

9-10Não sabem que quem faz tais coisas não pode participar no reino de Deus? Não se deixem enganar; ninguém que viva na imoralidade sexual, que pratique a idolatria ou o adultério ou a homossexualidade terá parte no seu reino; nem tão-pouco os espoliadores, os avarentos, os bêbedos, os caluniadores, os violentadores.

11E houve um tempo em que alguns de vocês foram como eles. Mas agora os vossos pecados foram lavados, e vocês foram separados para Deus, o qual vos aceitou em razão daquilo que o Senhor Jesus Cristo e o Espírito do nosso Deus fez por vocês.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #11 Online: 12 de Dezembro de 2011, 17:33:56 »
Na verdade, as passagens bíblicas citadas foram usadas na idade média para justificar a ideia da "origem divina do imperador/rei" e com ela todos os abusos relacionados à monarquia absolutista. Nada mais contrário aos ideais democráticos, entre eles a laicidade.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!