Vai ver que ele se iludia com a ideia de que uma invasão militar naquelas terras traria o secularismo para lá ou ele secretamente defendia o controle militar sobre os valiosos poços de petróleo daquela região(possivel razão da maioria da população dos EUA terem reelegido Bush).
Contribuição tardia, mas antes tarde do que nunca.
Não era isso não.
O ponto é que o Hitchins de fato considerava o regime de Hussein uma monstruosidade que deveria ser extirpada. Perceba, ele não engolia os argumentos de que havia armas de destruição em massa, ou nenhuma outra das baboseiras usadas para justificar a guerra para o povão. A abordagem dele entretanto era bem pragmática. Apesar das falsas premissas usadas para justificar a guerra, o objeto a ser obtido - a derrocada de Hussein - era, na opinião dele, válido.
Nisso o Hitchins, embora não pense como eu, é a pessoa que eu já vi comentar o assunto que mais se aproxima da minha própria opinião - embora eu, na verdade, tenha me oposto à guerra. É que ele, como eu, é um dos poucos que achava que discutir a presença (ausência) de WMDs era uma questão estritamente periférica, e achava que a estruturação do regime, por si só, poderia justificar medidas militares para sua derrocada (não limitados a Hussein, na verdade raciocínio válido a todos os governos tirânicos com liberdades individuais).
Onde nós nos diferenciamos é no fato de que eu acho que isso, embora defensável, não poderia ser feito por ato arbitrário de um governo, mas somente através de uma resolução formal das nações unidas. Eu acho que medidas de moralidade globais deveriam vir através de atos de implementação de uma governança imparcial universal, não podendo utilizar uma abordagem de "os fins justificam os meios" que o Hitchins adotou sobre esse tópico, o que o levou a defender a arbitrariedade dos EUA. Provavelmente, ele pensava que tiranos "esclarecidos" são menos tiranos.
Assim, como eu disse - nunca vi opinião tão parecida com a minha, mesmo dadas as conclusões diferentes derivadas de díspares graus de idealismo sobre a organização política do mundo.
T+