Autor Tópico: Reunificação das Coréias  (Lida 1513 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Reunificação das Coréias
« Online: 21 de Dezembro de 2011, 01:36:51 »
A coréia do sul pode ter algum interesse em que isso aconteça? Assumir um país quebrado, faminto e que a vida toda foi doutrinada para taxar você de porco submisso ao império?

Como um dos paises mais modernos do mundo com um PIB de US$ 1TRI pode absorver um pais da idade média com PIB de 40BI e que sobrevive com a ajuda dos malvados capitalistas e hoje, principalmente da China? (nota, até o ano 2000 EUA era o país que mais doava para a Coréia, justo esse malvadão)

Imagino que a coréia do sul não queira esse fardo, o abismo é grande demais.

O que acham?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Reunificação das Coréias
« Resposta #1 Online: 21 de Dezembro de 2011, 01:44:30 »
Eu acho que uma re-unificação nos moldes do acontecido com a Alemanha é o último desejo da Coréia do Sul porque o custo seria gigantesco.

Um fator que poderia fazer a Coréia do Sul mudar de ideia seria se ela tivesse acesso irrestrito aos recursos naturais da Coréia do Norte, em especial o potencial hidroelétrico.

Mas, ainda assim, eu acho que seria um mal negócio a curto e médio prazo.

Foto USGS

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #2 Online: 21 de Dezembro de 2011, 08:57:57 »
Será que os homens só se movem por cálculo económico-financeiro? A reunificação, logo que possível, não será antes um dever sagrado ou imperativo moral para qualquer coreano que se preze?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Dezembro de 2011, 09:34:05 »
Foi o caso das Alemanhas?

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #4 Online: 21 de Dezembro de 2011, 09:35:41 »
O que pode ser feito antes da reunificação é o governo da Coréia do Norte elaborar um planejamento,com duração de 10 anos,aonde eles usam da força coletiva para construir estradas e edificios para uma "preparação" para se unirem com a Coréia do Sul . Atualmente,eles usam a força coletiva para manter um exército respeitável . Com esse planejamento,é possivel que a Coréia do Sul não tenha que ir a falência para bancar uma Coréia do Norte atrasada .
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2011, 09:44:39 por genjikhan »
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #5 Online: 21 de Dezembro de 2011, 09:41:56 »
Isso seria coisa para o futuro, era melhor duas nações mesmo, mas amigas e cooperativas. Num futuro talvez fosse considerável a hipótese de reunificação.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #6 Online: 21 de Dezembro de 2011, 10:24:04 »
eu acho que na primeira oportunidade vai haver reunificação sim, sempre pareceu um desejo dos coreanos de ambas as partes. Economicamente é interessante para a CS a reunificação, visto que o país provavelmente ganharia um upgrade de poder geopolítico semelhante ao que a Alemanha obteve. O problema maior seria como fazer essa reunificação sem causar um choque de cultural entre as Coréias.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Dezembro de 2011, 10:33:46 »
Teria que ser algo bem gradual, abrir as fronteiras para os norte-coreanos seria catastrófico. Acho que primeiro o norte deveria abrir as portas para o capital do sul, as empresas sul-coreanas poderia abrir fábricas por lá para gerar emprego e renda, só aí se pensaria em abrir as fronteiras e reunificar os países.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 21 de Dezembro de 2011, 17:26:03 »
Será que os homens só se movem por cálculo económico-financeiro?

Não.

Algumas mulheres também o fazem.  :P

A reunificação, logo que possível, não será antes um dever sagrado ou imperativo moral para qualquer coreano que se preze?

Não, não é nem sagrado e nem é imperativo moral. No meu entender, tais argumentos são típicos de indivíduos como políticos e militares safados e nacionalistas, prontos para se refestelarem e se autosatisfazerem com o "suor" da sociedade.
Foto USGS

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #9 Online: 21 de Dezembro de 2011, 20:37:09 »
Teria que ser algo bem gradual, abrir as fronteiras para os norte-coreanos seria catastrófico. Acho que primeiro o norte deveria abrir as portas para o capital do sul, as empresas sul-coreanas poderia abrir fábricas por lá para gerar emprego e renda, só aí se pensaria em abrir as fronteiras e reunificar os países.
Deixar os sul coreanos entrarem pro mundo inteiro poder contar os corpos que tem lá?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #10 Online: 22 de Dezembro de 2011, 08:07:00 »
Citação de: Geotecton link=topic=25956.0.html#msg657283
No meu entender, tais argumentos são típicos de indivíduos como políticos e militares safados e nacionalistas, prontos para se refestelarem e se autosatisfazerem com o "suor" da sociedade.

Mas são os militares quem realmente ganha com a divisão das coreias e se "atosatisfazem com o suor da sociedade". Numa Coreia unificada perderiam importância e veriam o seu número ser largamente reduzido... No Norte até são eles quem domina de facto... Isso acabaria com a reunificação.

O povo coreano é patriótico e não se oporia a uma reunificação por meras razões de comodismo burguês... A não ser assim, merece a divisão.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2011, 08:24:32 por Geotecton »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #11 Online: 22 de Dezembro de 2011, 15:54:44 »
Vou procurar a referência, mas li recentemente que a geração de sul-coreanos mais jovem não identifica mais os norte-coreanos como sua própria gente. Para esses jovens, os vizinhos são um povo esquisito, tão diferentes quanto um ocidental. Não têm o menor desejo de unificar o país.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 22 de Dezembro de 2011, 16:05:44 »
Não só é desejável como também os sul-coreanos têm um plano para essa reunificação.

Coreia do Sul detalha plano de reunificação com o Norte

Lee é considerado um linha-dura em sua relação com o Norte

O presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, propôs neste domingo um plano para uma eventual reunificação com a Coreia do Norte.

Entre as medidas propostas, está um imposto especial para financiar a reunificação, calculada em mais de US$ 1 bilhão.

O presidente sul-coreano disse que, após a desnuclearização da peninsula (o Norte alega posuir armas atômicas), o próximo passo seria desenvolver rapidamente a precária economia do vizinho.

Após estas medidas, Lee disse que as duas Coreias poderiam "remover a barreira de sistemas diferentes" e estabelecer uma comunidadse que garanta "dignidade, liberdade e direitos básicos para todos".

As Coreias precisam "superar o atual estado de divisão e seguir em direção à meta de reunificação pacífica", disse Lee.

Exercícios militares

Durante evento em Seul para marcar os 65 anos do final da 2ª Guerra Mundial, Lee disse que, apesar das tensões atuais, a possibilidade de reunificação não deveria ser descartada e o país deve começar a pensar em políticas realistas para o tema.

Lee também pediu para a Coreia do Norte dar um passo "corajoso" em direção a paz.

"As duas Coreias não podem se dar ao luxo de repetir uma história infeliz marcada por desconfiança mútua e confronto", disse ele.

"Chegou o momento de Pyongyang (a capital da Coreia do Norte) olhar para a realidade e tomar uma decisão corajosa", completou.

Na segunda-feira devem ter início excercícios militares conjuntos entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos envolvendo 56 mil soldados sul-coreanos e 30 mil americanos.

Grupos pacifistas protestaram contra os exercícios neste domingo em Seul.

A Coreia do Norte pronunciou-se contra os exercícios, avisando que "a reação (norte-coreana) será o castigo mais severo já visto no mundo", segundo um porta-voz militar do país citado por sua imprensa estatal.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/08/100815_coreias_rc.shtml

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #13 Online: 22 de Dezembro de 2011, 16:17:33 »
Oh, sim, de maneira nenhuma é algo generalizado. A fonte (que ainda estou pescando) dizia que uma parcela da população mais jovem é que não estava nem aí para os vizinhos do norte.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #14 Online: 22 de Dezembro de 2011, 18:14:14 »
A coréia do sul pode ter algum interesse em que isso aconteça? Assumir um país quebrado, faminto e que a vida toda foi doutrinada para taxar você de porco submisso ao império?

Como um dos paises mais modernos do mundo com um PIB de US$ 1TRI pode absorver um pais da idade média com PIB de 40BI e que sobrevive com a ajuda dos malvados capitalistas e hoje, principalmente da China? (nota, até o ano 2000 EUA era o país que mais doava para a Coréia, justo esse malvadão)

Imagino que a coréia do sul não queira esse fardo, o abismo é grande demais.

O que acham?
Discordo. Eventos políticos não ocorrem somente por análises/questões econômicas. Boa parte das famílias das CS ainda tem parentes do outro lado da fronteira, tanto que volta e meia rola aquela peregrinação quando a CN permite que hajam aqueles encontros de fronteira. Além disso, por por mais custosa que seja a reunificação aos moldes da Alemanha (já que citaram esse caso), basta lembrar que apesar de todos esses custos a Alemanha continuou firme e forte como uma das maiores economias do mundo, então não seria um grande problema no médio e longo prazo.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 22 de Dezembro de 2011, 18:20:48 »
Não só é desejável como também os sul-coreanos têm um plano para essa reunificação.
Coreia do Sul detalha plano de reunificação com o Norte
[...]
Entre as medidas propostas, está um imposto especial para financiar a reunificação, calculada em mais de US$ 1 bilhão.

Duvido que a reunificação custe somente US$ 1 bilhão!!!

Duvido!!!

[...]
A Coreia do Norte pronunciou-se contra os exercícios, avisando que "a reação (norte-coreana) será o castigo mais severo já visto no mundo", segundo um porta-voz militar do país citado por sua imprensa estatal.

Com certeza o EUA "tremeu de medo" e deve estar procurando um "buraco para se esconder".
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 22 de Dezembro de 2011, 18:24:38 »
[...]
Além disso, por por mais custosa que seja a reunificação aos moldes da Alemanha (já que citaram esse caso), basta lembrar que apesar de todos esses custos a Alemanha continuou firme e forte como uma das maiores economias do mundo, então não seria um grande problema no médio e longo prazo.

A economia da Alemanha era (e é) muito mais forte que a da Coréia do Sul e a diferença econômico-social que separava a Alemanha Oriental da Alemanha Ocidental era muito menor que a que separa a Coréia do Norte da Coréia do Sul.

Então eu tenho as minhas dúvidas da intensidade do desejo e da forma da reunificação pretendida pela Coréia do Sul.
Foto USGS

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #17 Online: 22 de Dezembro de 2011, 18:54:30 »
A economia da Alemanha era (e é) muito mais forte que a da Coréia do Sul e a diferença econômico-social que separava a Alemanha Oriental da Alemanha Ocidental era muito menor que a que separa a Coréia do Norte da Coréia do Sul.
Isso não chega a ser um grande problema. A ideia da reunificação tem uma força política muito forte. Eu quero ver qual é o candidato sul coreano à presidente que terá coragem de fazer propaganda contra a reunificação.
Para mim, o maiores emprecilhos à essa reunificação são:
1) O que fazer com toda a estrutura de comando militar da CN? Não é tão simples chegar em generais que comandam um exército gigantesco e relativamente poderoso e dizer que ele está demitido. Fora a grande quantidade de soldados e etc que teriam que abandonar a vida militar e ser deslocados para outras funções/aprender novas profissões/etc.
2) Qual o grau de "lavagem cerebral" da população da CN? Na Alemanha Oriental havia uma grande população que ansiava pela reunificação. O mesmo se dá na CN? Ou será que a maioria acredita que viver nas atuais condições é melhor?  A população da CN realmente acredita nas histórias a respeito do Kim Il Sung e Kim Jong-il? No caso da reunificação como reagiriam ao conhecer o outro ponto de vista?

Então eu tenho as minhas dúvidas da intensidade do desejo e da forma da reunificação pretendida pela Coréia do Sul.

Talvez pensem em possíveis formas de reunificação, mas para mim a vontade de realizá-la é indiscutível.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2011, 18:56:45 por Unknown »

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #18 Online: 22 de Dezembro de 2011, 22:01:25 »
1) O que fazer com toda a estrutura de comando militar da CN? Não é tão simples chegar em generais que comandam um exército gigantesco e relativamente poderoso e dizer que ele está demitido. Fora a grande quantidade de soldados e etc que teriam que abandonar a vida militar e ser deslocados para outras funções/aprender novas profissões/etc.

Algumas tribos da África subsaariana valorizariam bem e pagariam muito bem para esses generais desempregados ajudarem eles nas guerras civis na África subsaariana . Teriam quase o mesmo destino do imenso armamento que a URSS deixou para trás com o fim da guerra fria . Outra possibilidade é de eles se tornarem conselheiros de algumas nações com histórico de instabilidade politica,como o Irã,India,Paquistão,etc . Para o caso dos soldados,eles poderiam participar de algum espécie de "cursos técnicos" para atuarem em ramos,como engenharia,economia,logistica,etc . O suporte do governo da Córeia será fundamental e se não houver tal suporte,o mundo conhecerá as maiores empresas de mercenários de guerra jamais visto .

2) Qual o grau de "lavagem cerebral" da população da CN? Na Alemanha Oriental havia uma grande população que ansiava pela reunificação. O mesmo se dá na CN? Ou será que a maioria acredita que viver nas atuais condições é melhor?  A população da CN realmente acredita nas histórias a respeito do Kim Il Sung e Kim Jong-il? No caso da reunificação como reagiriam ao conhecer o outro ponto de vista?

Levando em conta que esse programa é a longo prazo,eles podem ir removendo progressivamente os simbolos de veneração à tais lideres,tomando o máximo de cuidado para impedir uma revolta popular para manter as coisas como estão . Da mesma forma,as empresas podem ir se instalando por lá progressivamente,o que ajuda à minimizar um possivel choque cultural,que pode desembocar na volta do regime .
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 23 de Dezembro de 2011, 08:55:37 »
O mesmo se dá na CN? Ou será que a maioria acredita que viver nas atuais condições é melhor?  A população da CN realmente acredita nas histórias a respeito do Kim Il Sung e Kim Jong-il? No caso da reunificação como reagiriam ao conhecer o outro ponto de vista?

Eu acho que tão logo comecem a ter comida na mesa e informações sobre a vida fora da CN, a grande maioria da população vai cair na real. Acho que os mais velhos sabem muito bem que tudo que o Ping-Pong falava era a mais pura mentira, mas existe o fator medo no meio disso.

E acho que a grande maioria dos militares, principalmente soldados, sargentos e o pessoal de baixo escalão sabe muito bem em qual situação seus familiares vivem, acredito que no caso de uma invasão do Sul eles largarão as armas tão logo tenham oportunidade de se sentir em segurança.

Tal qual metade do exército do Saddan fez quando a coisa ficou feia para ele.

Acho que a resistência maior se daria no pessoal militar de altas patentes e no pessoal do alto escalão do Ping-Pong, os maiores interessados em manter o poder e esconder os crimes das últimas décadas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!