Autor Tópico: O tópico das barbas  (Lida 4197 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
O tópico das barbas
« Online: 26 de Dezembro de 2011, 01:40:59 »
O ano-novo está chegando e minha resolução para 2012 é tentar virar macho. Comecei mal, pois fazer resoluções de ano-novo é uma baita coisa de frutinha, mas enfim, chega a hora em que um homem tem que tomar vergonha na cara. E por falar em homem e por falar em cara, há um assunto que aflige a todos nós portadores da síndrome do cromossomo perneta: a barba.

Como lidar com aquele cabelo que cresce no meio das nossas honoráveis fuças? Será mais nobre em nossa alma nos rendermos aos cortes e ferimentos da lâmina atroz ou insurgirmo-nos contra uma rotina de provações e em preguiça por-lhe fim? Em suma, crescer ou não crescer, eis a questão.

Em minha batalha para reverter todos esses anos de frescurização degenerativa, encontrei ajuda num valioso blog internético chamado "The Art of Manliness." Quase chorei de emoção, mas lembrei que homem não chora e engoli como um mocinho. Papai ficaria orgulhoso. Enfim, tal sítio levantou ainda mais um dilema em minha mente tumultuada: em se optando por cortar o mal senão pela raiz ao menos de forma rente mas não tão rente que te arrebente, qual seria então a melhor maneira de se barbear... e não apenas isso, qual seria a maneira certa de se barbear como um homem de verdade?

O site recomenda abandonar os aparelhinhos descartáveis de cujas lâminas a primeira faz tcham, a segunda faz tchum e as ene restantes presumivelmente tocam os primeiros acordes da Nona Sinfonia do muito bem barbeado Beethoven e fazer a barba como nossos avôs, e provavelmente o Geotecton faziam: com um aparelho de barbear vintage como este, conhecido como navalha de segurança ou mais recentemente barbeador de velho:

Ou que você utilize um afiado aparelho cortante diretamente contra sua jugular sem nenhum treinamento prévio, ao contrário do seu sábio e experiente barbeiro, presumindo que você seja um homem de verdade e vá ao barbeiro, em vez de ao cabeleileileileireiro, ou pior ainda, que você confie essa missão a uma mulher  :o

Enfim, o chamado á machezalinidade feito pelo Art of Manliness ecoou e repercutiu na comunidade masculina brasileira (se você não ouviu falar, talvez provavelmente não faça parte dela), de modo que alguns blogs entraram na discussão apontando vantagens e desvantagens em cada método. The brain is a machine cita a navalha como o método mais barato (provavelmente porque o autor não computa o custo de arriscar a vida todas as manhãs com ela) e que deixa a barba mais rente, simétrica e menos irrita o rosto, mas também é o que toma mais tempo; a navalha de segurança tem a maioria das vantagens, mas deixa a barba menos simétrica e demora um pouco menos; e o nosso barbeador descartável, apesar de ser o mais rápido e que provavelmente resulta no menor derramamento de sange é o que faz a pior barba e mais irrita e encrava pelos (como se um homem que é homem fosse se incomodar com uma leve irritação, cara toda vermelha e bolinhas de pus aqui e ali e ali e ali também...)

O Jesus me chicoteia, como mencionado no mesmo blog citado acima, dedicou três posts ao assunto e ainda rendeu um vídeo sobre a arte de uma barba bem feita com uma arma mortal. Atenção, contém cenas fortes e um cara não tão forte:

<a href="http://www.youtube.com/v/ODjDajYY-qk" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/ODjDajYY-qk</a>

Enfim, a questão que levanto é WWCED? O que Clint Eastwood faria?

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
Re:O tópico das barbas
« Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2011, 02:01:12 »
Eita, que tópico mais machochô. Não faço barba, só aparo com um aparador que nem este que este mês aliás começou a dar defeito e vai ser trocado por este e mesmo assim quando lembro, de vez em nunca. Minha barba está quase sempre como a do bronco eastwood aí em cima com o detalhe que minha cara por si só já não ajuda.

Mas se eu fosse raspar usaaria o que faz tchun e depois faz tchan ou mais provavelmente ainda um Philipshave, o must da machochôzisse.

PS.: fiquei com medinho de ver o vídeo  :P
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2011, 02:12:20 por Donatello van Dijck »

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Dezembro de 2011, 02:05:18 »
Navalha?? Aparelhinho de "segurança"?? WTFIT!?!? Macho que é macho faz a barba com uma faca bowie. E sem espelho que é coisa de mulherzinha :P
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2011, 03:24:48 »
Já deixei a minha barba, que é bastante espessa e toma conta de todo o rosto, crescer uns 20 centímetros. Pois é, eu curtia aquele visual dos caipiras barbudos norte americanos, tipo esses do grupo musical ZZ , do Texas, E.U.A..

Mas é difícil de manter, e é quente!

Só comprei o tal do tchan e tchun uma vez. Pra barba que crece mais é preciso ficar limpando a lâmina, então uso o tal do aparelho "navalha de segurança" que aliás nunca soube que esse era o nome correto. O chamo simplesmente de "aparelho de barbear". Recomendo.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4 Online: 26 de Dezembro de 2011, 07:52:54 »
Eu usei o "The Art of Manliness." pra aprender a usar a navalha da maneira certa, já que minhas tentativas iniciais foram fracasso total. Mas depois de um tempo e com o costume, vai fácil. Mas por questões práticas, eu tenho que recorrer ao bom e velho Mach3 ou pior ainda, ao aparelhinho phillips.

Eu preciso fazer a barba todos os dias e fazer com navalha é impraticável pro dia a dia, eu pelo menos demoro uns 15min pra fazer bem feita.

Essa lâmina de segurança eu usei pra fazer a barba (ou fingir que fazia) pela primeira vez na vida, quando tinha 15 anos e achei uma jogada numas velharias lá em casa. Por aqui ainda são relativamente comuns.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Dezembro de 2011, 08:18:30 »
Usei barba por mais de 20 anos....em certa época era muito usada ... talvez influencia de Che Guevara e companheiros....
Não sou macho o bastante para usar navalha....nem inteligente o suficiente para aprender...mas gostaria....o tal de segurança, já usei...mas a minha barba é como arame....uma lamina por meia cara......agora uso descartavel.......
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #6 Online: 26 de Dezembro de 2011, 08:41:58 »
Aparelho descartável barato e sabão. No banho mesmo. Sem espelho*.

*No começo ficavam umas áreas com fios, mas depois aprendi a fazer legal. Ficar se olhando no espelho é coisa de moça.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Dezembro de 2011, 09:14:43 »
Não tenho barba. Os pelos não conseguem atravessar a minha pele espessa de macho! :hihi:
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Dezembro de 2011, 09:52:19 »
Barba é um símbolo de masculinidade, desde que me conheço por gente sempre achei bacana. Agora estou usando minha barba assim:

''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Dezembro de 2011, 11:19:51 »
Mais um vídeo para ajudar a se decidir:

<a href="http://www.youtube.com/v/DjvbysX9NqY" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/DjvbysX9NqY</a>

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #10 Online: 26 de Dezembro de 2011, 11:37:32 »
Mais um vídeo para ajudar a se decidir:

<a href="http://www.youtube.com/v/DjvbysX9NqY" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/DjvbysX9NqY</a>

Go make me a sandwich!!

(É uma mulher, certo?)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Dezembro de 2011, 12:24:50 »
Como possivelmente um vídeo de alguém que obviamente não usa nenhum dos dois vai me fazer decidir entre uma navalha e um aparelho de segurança?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Dezembro de 2011, 12:28:35 »
Mas o vídeo é engraçado, vai? :P

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #13 Online: 26 de Dezembro de 2011, 12:52:16 »
Mas o vídeo é engraçado, vai? :P
Go make me a sandwich!!!

(agora acertei).

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #14 Online: 26 de Dezembro de 2011, 13:54:10 »
Eu uso uma máquina de cortar cabelo. Deixa minha barba bem rala, como eu gosto, e demora uns 3 minutos.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #15 Online: 26 de Dezembro de 2011, 15:28:58 »
Macho mesmo, só assim:

"Barbeadores são um luxo desnecessário. Meu avô me disse que durante a guerra ele costumava raspar usando qualquer coisa. Fiquei tão impressionado que decidi fazer o mesmo", disse Karpenko, destacando que sua mulher ficou horrorizada quando o viu, pela primeira vez, fazendo a barba com um machado

http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2011/10/professor-russo-faz-barba-com-machado.html

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #16 Online: 26 de Dezembro de 2011, 15:33:13 »
Não tenho barba. Os pelos não conseguem atravessar a minha pele espessa de macho! :hihi:

Estou na mesma situação.

Aliás, seria uma boa pergunta para o tópico de perguntas idiotas qual a serventia de pelos no rosto...  :P Alguém responde?

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #17 Online: 26 de Dezembro de 2011, 16:07:58 »

Estou na mesma situação.

Aliás, seria uma boa pergunta para o tópico de perguntas idiotas qual a serventia de pelos no rosto...  :P Alguém responde?
Uma conspiração das multinacionais da industria para vender laminas loções e cremes........com o auxilio dos laboratórios de genética.....
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Dezembro de 2011, 16:11:09 »
Estou na mesma situação.

Quando alguma coisa não tem utilidade óbvia, a resposta mais provável costuma ser seleção sexual. 8-)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #19 Online: 26 de Dezembro de 2011, 17:48:16 »
Tira com alicate :P ...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 26 de Dezembro de 2011, 18:08:55 »
Acho legal ter barba se ela se fechar bem no teu rosto, mas mesmo assim precisa manter bem aparada para não ficar uma porquisse.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 26 de Dezembro de 2011, 19:53:17 »
Fazer a barba é um pé firme bem no meio do documento de identidade.

Só faço porque a única coisa pior é ficar com ela, odeio barba crescendo.

Tenho um daqueles do tempo do meu avô, é melhor que o descartável mas o outro pé no meio do  documento de identidade é dar um fim nas lâminas velhas.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #22 Online: 26 de Dezembro de 2011, 21:27:25 »
Macho que é macho faz a barba com... bom, sem história velha.

Hoje em dia uso um HQ7320 da Philips. Na época comprei na Americanas, numa promoção em que vinha junto com o primeiro filme Tropa de Elite. Já usei ele até dentro do carro (como passageiro), ele funciona bem debaixo d'água, não precisa de loção nem de água, não irrita a pele e é fácil de lavar. Aposentei completamente quaisquer lâminas manuais depois de comprá-lo.
Há uns modelos mais caros também, mas na época esse foi o melhor que consegui achar por menos de 900 reais.

Outro brinquedinho que comprei recentemente foi um SatinPerfect, também da Philips, para arrancar os pêlos do pescoço sem precisar de al... cera. O modelo que comprei é com fio, já que é o tipo de coisa que só precisaria usar no máximo uma vez por semana, mas também há o modelo HP6576, que é recarregável.
Dica: O próprio manual recomenda que esse aparelho não seja compartilhado entre diversas pessoas, e depois de usar pela primeira vez descobri o porquê: Nas primeiras vezes em que se usa ele, é normal ele ficar com um pouco de sangue.
Eu uso uma máquina de cortar cabelo. Deixa minha barba bem rala, como eu gosto, e demora uns 3 minutos.
Há máquinas específicas para isso, como o Wahl Groomsman. Tenho um, mas nem uso porque infelizmente comprei errado - na época o que eu queria era um aparador de pêlos corporais mesmo (como o Mallory ComfortBody, que comprei depois), e não da face.

Pra mim, essa história de ficar dez anos fazendo barba com lâmina manual é que é frescura. Tempo é dinheiro.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #23 Online: 26 de Dezembro de 2011, 22:02:59 »
Também uso esse HQ7320 da Philips. Se tem algo que me irrita mais do que barba mal feita e barbeador elétrico é perder tempo de manhã com isso. E como a minha senhora não reclama muito, fico no elétrico mesmo, é mais prático, rápido e a prova da minha atitude zombie-like de manhã.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #24 Online: 26 de Dezembro de 2011, 22:03:12 »

(...)
Pra mim, essa história de ficar dez anos fazendo barba com lâmina manual é que é frescura. Tempo é dinheiro.
Fazer a barba pode também ser terapia. Você sempre pode criar uma alternativa com um aparelho de barbear. Já fiz bigodão, cavanhaque, costeletões e outros desenhos.

Na próxima, aproveitando que estou bem barbudo, vou fazer o estilo Wolverine. De repente, pra   a virada do ano. :)

« Última modificação: 26 de Dezembro de 2011, 22:10:44 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!