Ele é um "pé-rapado" porque optou por não usar o seu "poder" em benefício próprio.
A propósito.
Quantos "pé-rapados" voce conhece que foram picados por uma aranha contaminada por radiação e ficaram com "super-poderes"?
Mas ele usa o poder em benefício próprio. Diversas vezes. E na maioria das vezes, ele se fode.
Por exemplo, quando o tio Ben morreu, o que ele estava fazendo? [Inclusive, isso apareceu até no filme.]
E a vez que ele tirou fotos dele mesmo pra mandar pro jornal?
O Clark Kent também não seria rico, e sim só um jornalista... que por acaso - coisa que os quadrinhos exploram bastante - tinha ascendência nobre e era filho de um dos bambambans de Krypton.
O Stark e o Wayne já eram podres de ricos antes de iniciarem como heróis.
...e o Parker? Só um piá pançudo, nerds, que não herdou absolutamente nada, criado pelos tios devido à morte dos pais. E a única fortuna que o tio dele tinha era sabedoria.
Sei lá, talvez seja pelo fato de eu também ser um piá pançudo e nerds como ele, mas
psicologicamente, ele é muito mais credível e mais humano do que os outros três.
Mas note que eu não estou falando mal dos outros... só defendendo o Parker
[...]
Ele acerta. Ele erra. Tem do que se arrepender e do que se culpar. Enfim... ele é humano, o que faz com que a gente se identifique muito mais com ele do que com algum ET vindo de Krypton ou um tecnocrata cagando dinheiro [como o Batman e o Homem-de-Ferro].
O Tony Stark, que é o Homem-de-Ferro em trajes "civis", não é nenhum tecnocrata. Ele é o riquíssimo filho de um poderoso industrial que estava ligado ao setor militar, extremamente inteligente e muito culto, com um passado de playboy, festeiro e mulherengo.
E alcoólatra.
Meus personagens favoritos são o Homem Aranha e o Batman, mas, de uma maneira geral, os personagens da Marvel possuem(íam) uma indentificação maior com a realidade.
Gostava dos X-Men também, mas mais da fase do John Byrne. Tem também os que não são do primeiro time, mas são bons como o Demolidor (principalmente na fase do Frank Miller) e o John Constantine.
Frank Miller?
THIS IS MADNESS!A adaptação pro cinema do Sin City dele ficou linda.