Autor Tópico: Por que diabos gostamos tanto do Batman? - pelo crítico HULK SMASH (em inglês)  (Lida 2080 vezes)

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *

]Compartilhando com vocês um artigo do crítico HULK SMASH sobre porque gostamos tanto do Batman. Em inglês, infelizmente. Por que tanta coisa de legal na net está em inglês?  :'(

Se a moderação achar apropriado, pode mudar o tópico para a seção de línguas estrangeiras.

A KNEE-JERK RESPONSE WOULD OF COURSE BE "WHAT THE HELL ARE YOU TALKING ABOUT!??! BATMAN'S FUCKING AWESOME! WHAT'S NOT TO LIKE?" ADMITTEDLY, YES, THERE'S A LOT OF NEAT REASONS TO LIKE THE CAPED CRUSADER. FIRST OFF, HE JUST LOOKS LIKE A TOTAL BADASS. HE HAS A COOL CAR. HE HAS GADGETS. HE CAN LIKE GLIDE AROUND CITIES IN STUFF. HE HIDES IN THE SHADOWS. HE BEATS UP CRIMINALS. HE'S COMMITTED TO MAKING THE CITY SAFER. HE'S GOT A CODE. HE'S RICH. HE'S SHERLOCKIAN-LEVEL-SMART. HE'S STOIC. HE'S BROODING. HE SEEMS TO GET LADIES WITHOUT EVEN BEING INTERESTED IN GETTING LADIES. HE'S EVEN GOOD WITH COMPUTERS. AND ALL OF THESE THINGS ARE ALLURING TO THE POINT THAT, YES, EVEN HULK LIKES BATMAN TOO. WHO WOULDN'T LIKE ALL THAT?

BUT YOU WILL NOTICE TWO CENTRAL THEMES HERE: COOLNESS AND AN INDULGENT FANTASY.

Outra citação para atrair atenção ao artigo:

BATMAN. JOKER. SUPERMAN. HULK. WHOEVER THE HELL. WE SHOULD ALWAYS BE AWARE OF WHY WE IDENTIFY WITH THESE FOLKS.

BECAUSE LET US NOT FOR ONE SECOND PRETEND THESE MOTIVES AREN'T IN PLAY WITH WHY WE LIKE THESE HEROES AND VILLAINS WE DO. IT WOULD BE IMPOSSIBLE FOR THEM NOT TO BE. THERE IS A REASON WE FLOCK TO THE WOLVERINES AND HAN SOLOS OF THE WORLD AND ROLL OUR EYES AT THE NAMORS AND JUBILEES. WE CHALK UP IT UP TO MATTERS OF BEING COOL OR FUNNY (THOUGH HONESTLY BEING WELL WRITTEN DOES HELP), BUT REALLY IT'S ABOUT OUR OWN IDENTITIES AND DESIRES. IT'S ABOUT HOW THE CHARACTERS REFLECT, ENLIGHTEN, OR JUST PLAIN INDULGE US.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Por que diabos gostamos tanto do Batman? - pelo crítico HULK SMASH (em inglês)
« Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2012, 00:18:49 »
"Gostamos"?

Gostamos quem, 'cara-pálida'?  :P
Foto USGS

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
Re:Por que diabos gostamos tanto do Batman? - pelo crítico HULK SMASH (em inglês)
« Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2012, 00:51:11 »
É interessante você não gostar. O artigo afirma que a geração passada achava o Super-Homem o melhor super-herói, porque, na guerra fria, ele representava segurança. Enquanto o Batman representa jovens modernos se projetando em quem gostaria de ser. E você é o vovô do fórum, né? :D

Enfim, me diverti lendo o artigo. Espero que quem quer ler goste. No mesmo site, há diversos bons artigos dele, também.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Janeiro de 2012, 01:01:40 »
É interessante você não gostar.

Eu estava brincando. Eu aprecio o personagem, embora o meu preferido seja, de longe, o Homem de Ferro.

O artigo afirma que a geração passada achava o Super-Homem o melhor super-herói, porque, na guerra fria, ele representava segurança.

Nunca gostei do Super-Homem, porque o achava (e acho) um personagem muito linear, previsível. Aliás, eu nunca apreciei os personagens da DC tanto quanto os da Marvel.

Enquanto o Batman representa jovens modernos se projetando em quem gostaria de ser.

Na realidade eu entendo que o duo Wayne/Batman são muito conservadores. Eles não contestam a sociedade, não são párias sociais e são muito apreciados em Gothan.

E você é o vovô do fórum, né? :D

Não. Este título pertence ao Skorpios. Eu acho que sou o segundo.  :)
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2012, 22:01:53 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Bogoton

• Nível 10
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2012, 21:59:59 »
Detesto a roupa do Batman. Ela simplesmente não funciona.
Mas gosto da personagem. A capacidade física de Wayne (perto dos heróis com poderes) é mínima, mas com ela, ele faz o máximo.
Já a capacidae física de Kal-el é o máximo, mas ele não passa de um escoteiro de raciocínio lerdo.
Detesto a roupa do Super-Man. Destesto o Clark também.
Dá até vontade de torcer pelo  Lex.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #5 Online: 27 de Janeiro de 2012, 08:47:46 »
Ler em inglês, com jeitinho vai. Mas tudo em maiúsculas, nem com vaselina.

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Janeiro de 2012, 13:39:29 »
Eu gosto bastante do Batman por esse traço sombrio e noturno que ele tem. Além do que, de longe, ele é o mais astuto de todos. Acho Superman um chato de galocha! Fortão demais e pouco astuto; não consegue dar um passo diante de uma pedra verde. Acho isso meio sem emoção. Fora o fato de ele ser muito estrela.
8-)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2012, 14:03:51 »
Meu herói preferido é o Todo Tudo, que é o mais poderoso e o mais tudo ( e é uma criação minha! :hihi:). Gosto muito do Hulk, e do Batman alí no mesmo páreo. Gosto do Batman por causas de suas aventuras com deduções lógicas, "santa sacação, Batman!"
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2012, 14:06:10 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #8 Online: 03 de Fevereiro de 2012, 13:52:58 »
Um tópico sobre super-heróis... e nenhuma referência ao Homem-Aranha???

Não é tão forte assim, muito menos invencível. Apanha pesadamente em várias lutas e faz trocentas retiradas estratégicas pra salvar o próprio couro. Quando obtém poderes, é só um moleque tosco. E na primeira oportunidade, ele não salva o mundo, e sim o bolso furado dele.

Ele acerta. Ele erra. Tem do que se arrepender e do que se culpar. Enfim... ele é humano, o que faz com que a gente se identifique muito mais com ele do que com algum ET vindo de Krypton ou um tecnocrata cagando dinheiro [como o Batman e o Homem-de-Ferro].
Latebra optima insania est.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 03 de Fevereiro de 2012, 13:59:24 »
[...]
Ele acerta. Ele erra. Tem do que se arrepender e do que se culpar. Enfim... ele é humano, o que faz com que a gente se identifique muito mais com ele do que com algum ET vindo de Krypton ou um tecnocrata cagando dinheiro [como o Batman e o Homem-de-Ferro].

O Tony Stark, que é o Homem-de-Ferro em trajes "civis", não é nenhum tecnocrata. Ele é o riquíssimo filho de um poderoso industrial que estava ligado ao setor militar, extremamente inteligente e muito culto, com um passado de playboy, festeiro e mulherengo.
Foto USGS

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #10 Online: 03 de Fevereiro de 2012, 15:30:18 »
[...]

O Tony Stark, que é o Homem-de-Ferro em trajes "civis", não é nenhum tecnocrata. Ele é o riquíssimo filho de um poderoso industrial que estava ligado ao setor militar, extremamente inteligente e muito culto, com um passado de playboy, festeiro e mulherengo.
Eu acho que usei a palavra 'tecnocrata' errado. O que quero dizer é que tanto Stark quanto Wayne investem pesadamente em tecnologia para suprir sua falta de poderes, e têm os meio$ para isso, enquanto o Parker é um pé-rapado que vende as próprias fotos pra conseguir ganhar um dinheirinho. Por isso, é muito mais fácil se identificar com o Homem-Aranha, ao menos pra mim, do que o Homem-de-Ferro ou o Batman.

E pra quem gosta de Batman... essa é a melhor e mais gloriosa dublagem dele que existe!

<a href="http://www.youtube.com/v/WGGGvuWUJO0" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/WGGGvuWUJO0</a>

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 03 de Fevereiro de 2012, 16:47:28 »
[...]
Eu acho que usei a palavra 'tecnocrata' errado. O que quero dizer é que tanto Stark quanto Wayne investem pesadamente em tecnologia para suprir sua falta de poderes, e têm os meio$ para isso, enquanto o Parker é um pé-rapado que vende as próprias fotos pra conseguir ganhar um dinheirinho. Por isso, é muito mais fácil se identificar com o Homem-Aranha, ao menos pra mim, do que o Homem-de-Ferro ou o Batman.
[...]

Ele é um "pé-rapado" porque optou por não usar o seu "poder" em benefício próprio.

A propósito.

Quantos "pé-rapados" voce conhece que foram picados por uma aranha contaminada por radiação e ficaram com "super-poderes"? :biglol:
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 03 de Fevereiro de 2012, 16:48:13 »
[...]

E alcoólatra.

Meus personagens favoritos são o Homem Aranha e o Batman, mas, de uma maneira geral, os personagens da Marvel possuem(íam) uma indentificação maior com a realidade.

Gostava dos X-Men também, mas mais da fase do John Byrne. Tem também os que não são do primeiro time, mas são bons como o Demolidor (principalmente na fase do Frank Miller) e o John Constantine.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #13 Online: 03 de Fevereiro de 2012, 16:59:43 »
Ele é um "pé-rapado" porque optou por não usar o seu "poder" em benefício próprio.

A propósito.

Quantos "pé-rapados" voce conhece que foram picados por uma aranha contaminada por radiação e ficaram com "super-poderes"? :biglol:
Mas ele usa o poder em benefício próprio. Diversas vezes. E na maioria das vezes, ele se fode.
Por exemplo, quando o tio Ben morreu, o que ele estava fazendo? [Inclusive, isso apareceu até no filme.]
E a vez que ele tirou fotos dele mesmo pra mandar pro jornal?

O Clark Kent também não seria rico, e sim só um jornalista... que por acaso - coisa que os quadrinhos exploram bastante - tinha ascendência nobre e era filho de um dos bambambans de Krypton.
O Stark e o Wayne já eram podres de ricos antes de iniciarem como heróis.
...e o Parker? Só um piá pançudo, nerds, que não herdou absolutamente nada, criado pelos tios devido à morte dos pais. E a única fortuna que o tio dele tinha era sabedoria.

Sei lá, talvez seja pelo fato de eu também ser um piá pançudo e nerds como ele, mas  psicologicamente, ele é muito mais credível e mais humano do que os outros três.

Mas note que eu não estou falando mal dos outros... só defendendo o Parker :D

[...]

E alcoólatra.

Meus personagens favoritos são o Homem Aranha e o Batman, mas, de uma maneira geral, os personagens da Marvel possuem(íam) uma indentificação maior com a realidade.

Gostava dos X-Men também, mas mais da fase do John Byrne. Tem também os que não são do primeiro time, mas são bons como o Demolidor (principalmente na fase do Frank Miller) e o John Constantine.
Frank Miller? THIS IS MADNESS!
A adaptação pro cinema do Sin City dele ficou linda.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #14 Online: 04 de Fevereiro de 2012, 12:04:41 »
Um tópico sobre super-heróis... e nenhuma referência ao Homem-Aranha???

Não é tão forte assim, muito menos invencível. Apanha pesadamente em várias lutas e faz trocentas retiradas estratégicas pra salvar o próprio couro. Quando obtém poderes, é só um moleque tosco. E na primeira oportunidade, ele não salva o mundo, e sim o bolso furado dele.

O que eu mais gosto do Homem-Aranha são que seus dilemas são de adolescentes/jovens, são histórias muitas vezes de amadurecimento. E já que o público é em sua maioria esse, ele tem um fator a mais para o leitor se identificar.

Sobre o Super-Homem, o que eu acho interessante nele é que, justamente por ele ser tão poderoso, há um perigo dele se tornar... autoritário, um ditador. Lembro de ler uma história dele em que ele se forçava a não ouvir a conversa dos outros - o que achei muito bacana.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 04 de Fevereiro de 2012, 12:06:51 »
Na verdade ele começou como um tirano do futuro.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #16 Online: 04 de Fevereiro de 2012, 13:06:30 »
Nunca gostei dos desenhos da Marvel e DC, a gente lê porque eles porque estão na mídia.

Eu sempre gostei de Asterix, de Metal Hurlant, estou mais para John Difool (e não tem filme para ele!), de desenho de franceses / espanhóis / belgas (tá bom, os smurfs são dessa linha espanhola, mas se converteram em outra coisa nas mãos de Hollywood).

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!