Fome provoca autofagia nos neurôniosPesquisa agora publicada na revista Cell Metabolism relata que os neurónios responsáveis por regular o apetite começam a comer pedaços de si próprios, em resposta a períodos de jejum. Isto pode ajudar a explicar porque é que as dietas de emagrecimento que implicam privação de comida são tão difíceis de manter.
As experiências descritas na revista científica foram efectuadas em camundongos em laboratório e revelaram que o acto de auto-canibalismo resulta de um longo período de jejum e a utilização consequente e emergente de reservas de gordura. Isto porque o corpo receberá um sinal de falta de alimento o que ‘obrigaria‘ os neurónios responsáveis pela sensação de fome e alimentarem-se de si próprios. Em consequência, o cérebro produz a substância química que estimula o apetite (a proteína agouti).
O pesquisador Rajat Singh, um dos responsáveis do estudo e membro do Albert Einstein College of Medicine em Nova Iorque, acredita que remédios que interfiram neste processo de autofagia das células cerebrais poderiam ajudar a tratar a obesidade fazendo com que as pessoas sintam "menos fome e queimem mais gordura".
Segundo Rajat Singh, quando a autofagia foi bloqueada nos neurónios dos camundongos, os níveis de AgRP não se elevaram em resposta à fome e os níveis de outra hormona, o hormona estimulante dos melanócitos, permaneceram altos. Esta alteração na química do corpo levou os camundongos a ficarem mais magros, já que eles comiam menos após um período de jejum e gastavam mais energia.O estudo também pode ajudar a explicar por que o apetite tende a diminuir com a idade, já que as células de um corpo mais idoso não conseguiriam realizar a autofagia tão bem.
Fonte