Autor Tópico: Mitologia Portuguesa  (Lida 1285 vezes)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Mitologia Portuguesa
« Online: 09 de Janeiro de 2012, 17:46:40 »
Estou lendo a série Sharpe e, novamente, fico surpreso pela desconhecimento que temos (pelo menos eu) da cultura e história portuguesa e ibérica que, no final das contas, são também parte da cultura e história brasileiras. Quando me deparei, em Os Fuzileiros de Sharpe, como entidades como as Xanas da cultura da Galícia, fui atrás de mais alguma coisa da mitologia portuguesa (que parece ter sido bastante sufocada pelo catolicismo) e são coisas bem interessantes como deuses tais como Atégina, Bandua, Endovélico, a origem de Lisboa e Santarém, João Pestana (que parece o Sandman) e a Coca (que parece ser a Cuca, mas misturada com Jack O'Lantern).

Alguém mais com interesse na história de Portugal pré-descobrimentos?

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
Re:Mitologia Portuguesa
« Resposta #1 Online: 09 de Janeiro de 2012, 17:49:03 »
Qual foi o primeiro povo português ? Os Celtas ?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Janeiro de 2012, 17:50:55 »
Não, os iberos, que foram um povo megalítico.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2012, 12:55:58 »
Não, os iberos, que foram um povo megalítico.
Qual foi o primeiro povo português ? Os Celtas ?

Julgo que o correto seria dizer que os primeiros habitantes homo sapiens sapiens (houve também neandertais) foram os mediterrânicos ocidentais. Já com nome, são os lusitanos que constituem a principal referência.
E vou dizer uma "heresia" sobre os iberos... Sou daqueles que duvida que estes alguma vez tenham vivido na zona que hoje é Portugal. Vejo os iberos como um povo residente na área do rio Ebro, mais civilizado de que vezes se pensa, mais do que os celtas, que se misturou com os celtas dando os celtiberos e que não terá chegado ao ocidente peninsular de forma pura, isto se chegou de todo.
Os lusitanos seriam celtas puros? celtiberos? (os romanos distinguiam entre lusitanos e celtiberos) seriam mediterrâneos ocidentais misturados com celtas? (tendo a ver os lusitanos como mediterrâneos ocidentais celtizados e sem sangue de verdadeiros iberos). Mas muitas outras teoria estão a ser estudadas... Ainda há pouco tempo saiu aqui um livro premiado pela Academia de História com o espantoso título de "Os neo-hititas em Portugal". Tenho de um ler um dia...

Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2012, 13:06:06 »
Nao tinha um povo chamado tatessos ai por estas bandas?

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2012, 18:34:58 »
Nao tinha um povo chamado tatessos ai por estas bandas?

Sim, os tartessos existiam pelo menos no séc. VII a.C. estavam localizados na zona atravessada pelo rio Guadalquivir e em Cartagena. Isto tudo em Espanha. Em Portugal parece que os tartessos eram designadas (pelos gregos) por túrdulos. Uns dizem que seriam autóctones, outros alegam que este povos vieram da zona da Anatólia ligados à questão dos "Povos do Mar". 
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline CãoDanado

• Nível 00
  • *
« Resposta #6 Online: 07 de Março de 2012, 13:24:38 »
Estou lendo a série Sharpe e, novamente, fico surpreso pela desconhecimento que temos (pelo menos eu) da cultura e história portuguesa e ibérica que, no final das contas, são também parte da cultura e história brasileiras. Quando me deparei, em Os Fuzileiros de Sharpe, como entidades como as Xanas da cultura da Galícia, fui atrás de mais alguma coisa da mitologia portuguesa (que parece ter sido bastante sufocada pelo catolicismo) e são coisas bem interessantes como deuses tais como Atégina, Bandua, Endovélico, a origem de Lisboa e Santarém, João Pestana (que parece o Sandman) e a Coca (que parece ser a Cuca, mas misturada com Jack O'Lantern).

Li a série Sharpe quando tinha 15 anos.
Estava na idade certa, porquê esta série não passa de contos baratos, com alto grau de mitologia.
Na minha opinião, é tão destinada a adolescentes quanto a série Crepúsculo.
Mas, gosto é gosto.

Editado:

Foi corrigida a citação, que pertence ao forista Derfel mas que foi atribuída ao forista Felipp Jarbas.
« Última modificação: 07 de Março de 2012, 18:00:07 por Geotecton »

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Março de 2012, 17:32:50 »
Bem, no Brasil o último volume foi publicado em 2010. Com a exceção da discussão do mitos da figura de Wellington e de Nelson, o que seria a mitologia no livro?

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 07 de Março de 2012, 17:48:21 »
CãoDanado houve algum problema com sua citação.Voce citou o texto do Derfel como se fosse meu.

Editado:

Citação corrigida.
« Última modificação: 07 de Março de 2012, 17:59:23 por Geotecton »
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #9 Online: 07 de Março de 2012, 17:53:08 »
Cara, Endovélico é o nome mais exdrúxulo que eu já ví para um deus!!! :birra:
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!