Autor Tópico: Psicopatia é genético?  (Lida 10032 vezes)

Offline PauloH

• Nível 10
  • *
Psicopatia é genético?
« Online: 10 de Janeiro de 2012, 16:21:01 »
Existe alguma prova disso? Ou somente estudos que não comprovam inteiramente essa ideia?

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Re:Psicopatia é genético?
« Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2012, 16:26:19 »
Não seriam todas as características do comportamento humano hereditárias?
Eu queria ver idéias e estudos em contrário.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2012, 16:34:31 »
Acho que ninguém propõe que seja algo "inteiramente" genético para começar, devem propor apenas haver alguma influência de genes, geralmente na forma de complexas interações/combinações entre alelos que serão 99% do tempo todos perfeitamente "normais", e apenas raramente um ou outro eventual alelo que elevasse o risco de forma mais singular, e não o suficiente para algo como haver o que se pudesse chamar de "gene psicopata".

Em qualquer das categorias, de qualquer forma, acho que não é algo nem definitivamente estabelecido, mas nem absurdo, mesmo que os casos candidatos que se tenha se mostrem de alguma forma equivocados, pelo simples fato de que genética influencia a fisiologia relacionada ao comportamento e cognição, e dessa forma é praticamente inevitável que haja variações genéticas que tornem a pessoa mais suscetível (ou até certa de) a desenvolver alguma forma de psicopatia.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 10 de Janeiro de 2012, 16:36:10 »
Não seriam todas as características do comportamento humano hereditárias?

Apenas se em "todas as características do comportamento humano" você incluir uma grande maleabilidade e vasta influência de experiências individuais.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Janeiro de 2012, 16:44:30 »
Você nasce tímido, nasce ou não com capacidade para lidar com isso, e mesmo capaz, isso não é garantia que você se torne menos tímido.
Psicopatia eu nem discutiria.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Janeiro de 2012, 17:14:13 »
Coisas como timidez só podem existir a partir da interação social, a pessoa pode ter uma elevada propensão a desenvolver uma timidez bastante permanente, mas dizer que a pessoa "nasce tímida" é um pouco como dizer que a pessoa é "fecundada com miopia".

Eu particularmente acho que psicopatia é até algo "natural", uma coisa a que qualquer pessoa perfeitamente normal poderia vir a ser dependendo do ambiente em que crescesse. Uma idéia mais ou menos inversa à do "nobre selvagem", provavelmente nossos ancestrais tinham comportamentos que se enquadrariam dentro do que hoje consideramos como psicopatas (um pouco como são os babuínos), e, a partir de algum momento, foi havendo não qualquer seleção natural que diminuisse a freqüência de genes que influenciam a psicopatia, mas o desenvolvimento de estruturas sociais que na maior parte inibem o desenvolvimento disso, uma socialização mais saudável de todo indivíduo. Coisa parecida parece que também acontece ocasionalmente com babuínos, quando o grupo acaba sendo meio que "liderado" por fêmeas (tenho curiosidade em saber se já foram observadas dinâmicas de grupo diferentes em chimpanzés e bonobos, onde talvez grupos de chimpanzés se comportassem mais como bonobos, não por maior parentesco com esses, mas por contingências históricas do grupo -- não que isso fosse explicar toda a diferença comportamental entre essas espécies, de qualquer forma).

Não é muito diferente de você criar um cachorro para rinha, praticamente abusando dele o tempo todo, incitando comportamento violento, e criar um cachorro de forma saudável.

Novamente, isso não quer dizer que não possa haver influência genética mais determinante/significativa em alguns casos individuais, mas apenas que o "fenótipo" não é diagnóstico disso, porque provavelmente é algo para o qual todos têm o potencial latente.

Outro exemplo: se você seqüestrasse um monte de bebês dos muçulmanos radicais antes de terem sofrido qualquer abuso e eles fossem então adotados por budistas, eles cresceriam como budistas típicos, não para inventar alguma vertente violenta do budismo com apedrejamento de mulheres e homens-bomba. Talvez haja um pouco de petição de princípio nisso, mas é mais onerosa a hipótese contrária.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Janeiro de 2012, 17:35:43 »
Se você nasce sem tendências para agressividade, mas em seu ambiente impera a cultura da honra, provavelmente você se tornará um tanto agressivo. Entretanto, se não há violência nas suas montanhas, como alguém violento poderá exercitar sua característica latente e inata?
Ninguém nasce com uma característica, mas diversas, pois elas estão suscetíveis às mais diversas situações. O local e a cultura onde a pessoa nasce acho minimamente relevante, afinal tímidos estão em todas as culturas, assim como os extrovertidos, os neuróticos etc. Gradações de menos tímido ou mais, agressivo ou não, pouco ou muito neurótico, sem contar com efeitos inesperados, como a da beleza da pessoa sobre sua auto estima e confiança... Você nasce assim, inclusive com a habilidade de perceber isso e tentar aplacar o que acha ruim em si. Sem contar que durante o amadurecimento algumas coisas, como o ímpeto quase irracional da juventude, se reduz em muito.
Dizer que as pessoas nascem com características não significa que sejam imutáveis.

E as pessoas são tímidas em decorrência da interação social? Miopia?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #7 Online: 10 de Janeiro de 2012, 17:48:03 »
O ambiente mental onde ocorre a psicopatia certamente é genético. Uma vez que se possa compreender a psicopatia como resultado de uma maior complexidade mental dos seres que a desenvolvem. Ou então a psicopatia ocorre em seres ditos primários ou com menor complexidade cerebral também, apenas não sendo  possível detectá-la neles tão facilmente.

Editei. Consertando errinho de plural.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2012, 00:16:58 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Janeiro de 2012, 18:17:30 »
Se você nasce sem tendências para agressividade, mas em seu ambiente impera a cultura da honra, provavelmente você se tornará um tanto agressivo. Entretanto, se não há violência nas suas montanhas, como alguém violento poderá exercitar sua característica latente e inata?
Ninguém nasce com uma característica, mas diversas, pois elas estão suscetíveis às mais diversas situações. O local e a cultura onde a pessoa nasce acho minimamente relevante, afinal tímidos estão em todas as culturas, assim como os extrovertidos, os neuróticos etc. Gradações de menos tímido ou mais, agressivo ou não, pouco ou muito neurótico, sem contar com efeitos inesperados, como a da beleza da pessoa sobre sua auto estima e confiança... Você nasce assim, inclusive com a habilidade de perceber isso e tentar aplacar o que acha ruim em si. Sem contar que durante o amadurecimento algumas coisas, como o ímpeto quase irracional da juventude, se reduz em muito.
Dizer que as pessoas nascem com características não significa que sejam imutáveis.

E as pessoas são tímidas em decorrência da interação social? Miopia?

Eu não entendi muito as perguntas do post embora concorde com praticamente tudo.

(timidez talvez tenha influência das primeiras interações sociais (incluindo com os pais e parentes) serem menos que ideais, mais realmente/freqüentemente intimidadoras que o normal/ideal, e talvez até apenas mais raras já baste um pouco. Existe toda uma observação de uma tendência a certos padrões de personalidade de acordo com onde os filhos serem estão no espectro primogênito-caçula, isso se deve mais provavelmente a mecanismos desse tipo, diferentes tipos de interações decorrentes de haver irmão(s) anteriores e da experiência dos pais, do que algo relacionado às diferentes fecundações de alguma forma selecionarem gametas com os genes correspondentes*)

O meu ponto principal é apenas que o fenótipo comportamental (ou físico) observado não é necessariamente produto "ditado" pelos genes do indivíduo. Não importa o quanto a característica seja ou não mutável (pode nem ser, mesmo não sendo geneticamente determinada).

No que concerne ao tópico, possivelmente qualquer pessoa tem o "potencial genético" para ter vindo a ser psicopata, não somos naturalmente "bons", dentro daquilo que consideramos saudável, não-psicopata, a cultura e vivências pessoais nos criam assim (até mesmo situações mais limitadas fazem as pessoas se comportarem momentaneamente de forma contrária ao que se julgavam capazes, como visto nos experimentos de Milgram e o experimento da prisão de Stanford).

Pode bem ser que haja variação genética que exija mais ou menos do meio em que a pessoa cresce para que se torne uma pessoa saudável/não-psicopata (assim como há variação influenciando praticamente tudo), ou que praticamente/inequivocamente a faça ser um psicopata, mas não dá para saber que é esse o caso geral, que os psicopatas geralmente têm alguma diferença genética significativa, seja determinante ou apenas influências menores -- um pouco da mesma maneira que não dá para dizer que alguém é musculoso porque tem genes para isso, ou que é míope porque tem genes para isso, o desenvolvimento pode ter sido mais importante.

* - embora possa haver influência biológica/não-social decorrente da mulher já ter tido filhos anteriormente, como aquela teoria de influências dessa linha na homossexualidade. Talvez não seja o único possível efeito.

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #9 Online: 10 de Janeiro de 2012, 18:20:47 »
Levando em conta que pessoas diagnosticadas com psicopatia possuem "alguma coisa que não sei o que é" de diferente no cérebro em comparação com pessoas sem essa condição,é possível que que seja genético,embora seja um trabalho complicadissimo definir que combinação genética leva à essa condição,se é que existe essa combinação . Vale ressaltar que não é porque uma pessoa nasceu com essa condição que ela vai se tornar um assasino em série,como é mostrado em vários filmes .

(Sobre timidez,é possível que tambem seja causado por fatores genéticos porque muitas pessoas consideradas introvertidas possuem as mesmas oportunidades que as pessoas extrovertidas possuem de se relacionar com as outras pessoas . Se timidez for causado pela forma como a pessoa cresceu,seria interessante entender os fatores que contribuem para isso)
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2012, 18:25:38 por genjikhan »
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #10 Online: 10 de Janeiro de 2012, 18:31:14 »
Comportamento tem mais a ver com fenótipo do que com genótipo. E fenótipo é bem maleável, depende do ambiente...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline PauloH

• Nível 10
  • *
« Resposta #11 Online: 10 de Janeiro de 2012, 19:41:36 »
Levando em conta que pessoas diagnosticadas com psicopatia possuem "alguma coisa que não sei o que é" de diferente no cérebro em comparação com pessoas sem essa condição,é possível que que seja genético,embora seja um trabalho complicadissimo definir que combinação genética leva à essa condição,se é que existe essa combinação . Vale ressaltar que não é porque uma pessoa nasceu com essa condição que ela vai se tornar um assasino em série,como é mostrado em vários filmes .

(Sobre timidez,é possível que tambem seja causado por fatores genéticos porque muitas pessoas consideradas introvertidas possuem as mesmas oportunidades que as pessoas extrovertidas possuem de se relacionar com as outras pessoas . Se timidez for causado pela forma como a pessoa cresceu,seria interessante entender os fatores que contribuem para isso)

Existe alguns estudos mostrando que a área cerebral responsável por sentimentos como a culpa, não funciona corretamente em tais indivíduos, é como se estivesse atrofiado.
 Fizeram um teste com presos normais, e os psicopatas, colocando imagens que causariam repugnância em pessoas comuns, porem, nos indivíduos psicopáticos, essas áreas não eram ativadas. Ver aquelas imagens causariam reações fisiológicas como aceleração dos batimentos, e reações cerebrais.

Nenhuma delas se apresentaram nos que foram diagnosticados psicopatas. A área cerebral dos sentimentos funcionava diferente.

Também existe relatos de crianças diagnosticadas, com apenas 4 anos, tempo em que muito provavelmente o ambiente não conseguiria causar algum dano ao ponto de atrofiar qualquer área cerebral.
 Alguns estudos com gêmeos e filhos adotados também apontam um fator hereditário

Porem, são todos estudos inconclusivos, não garantem com exatidão se realmente existe um Papel genético...

E ai entra minha dúvida, se já foi inteiramente provado, ou está ainda no nível de pesquisas?

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,cerebro-de-psicopatas-tem-conexoes-defeituosas-diz-estudo,415352,0.htm
 Existe dúvidas se isso vem de berço, ou se graças ao ambiente. Ou até mesmo uma relação entre os Dois.

« Última modificação: 10 de Janeiro de 2012, 19:53:08 por PauloH »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 10 de Janeiro de 2012, 20:56:51 »
Buck,
A timidez é uma atitude quando diante de alguma interação social. Se não há predisposição anterior nesse sentido, por que uma situação “indimidadora”, como a que você descreve, não produziria sempre somente sujeitos tímidos? Eu repetir o condicionamento não produzo os mesmos resultados pois a cabeça das pessoas são diferentes e isso só pode vir do berço. Outra, se a cabeça do piá é uma coisa gelatinosa onde padrões comportamentais se instalam, por que a sua situação intimidadora produz tímidos sem que haja nada que o predisponha? Seria por sorteio? Essas perguntas não podem ser respondidas somente com o componente cultura – é necessária alguma causa anterior. Acho que é Hume, argumentando contra Locke, que dizia que tudo vinha da experiência, quem diz que antes do pensamento só existe o próprio pensamento.
Psicopatia é falta de consciência, em linhas gerais, a pessoa é incapaz de sentir empatia, de se perceber no lugar do outro. O psicopata é completamente egoísta. A única maneira de você se tornar um é conseguindo um estrago no seu lóbulo frontal.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2012, 22:50:36 por _tiago »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 11 de Janeiro de 2012, 20:58:41 »
O que eu quis dizer é que as pessoas não passam nem exatamente pelas experiências (nem passam necessariamente por experiências consideravelmente similares com os mesmos estados subjetivos anteriores, com "todas as variáveis mantidas iguais").

Eu não sei se entendi bem a questão "por que a sua situação intimidadora produz tímidos sem que haja nada que o predisponha?"

Ainda que eu descartasse qualquer papel de predisposições num sentido ou outro, o ponto é justamente que, além desse tipo de predisposições há a predisposição a "aprender" com as experiências, ou ser afetado/"programado" por elas. Negar isso seria o extremo oposto, programação genética absoluta.

Acho que o que pode estar perguntando seria algo como, "sem qualquer tipo de programação genética, por que o que para uma pessoa é traumatizante, para a outra não é causa de euforia e vice-versa?"

Existe uma programação genética, um reconhecimento e julgamento programado de experiências, mas parte do programa também é se alimentar de variáveis do meio, o programa recebe essas variáveis e se ajusta de acordo com elas.

Dependendo do que a pessoa experimenta o seu organismo (ou o seu genótipo até, se assim preferir entender) aposta em diferentes estratégias adaptativas (aposta, o resultado não é necessariamente adaptativo). Algumas experiências vão fazer o "genótipo" julgar que é melhor ser tímido nesse habitat, outras vão levá-lo a julgar que é melhor a estratégia oposta. E diferentes genótipos terão diferentes "critérios de julgamento". Não sei se tem algo de fundamente diferente de "condicionamento clássico" ou Pavloviano, talvez seja a mesma coisa, apenas funcionando de forma mais extrema pela "janela de oportunidade" de aprendizado inicial.

E quanto a empatia especificamente, ela também se desenvolve, pode ser tanto que haja situações onde o genótipo julgue que é vantajoso não ser empático*, quanto simplesmente falta do necessário para estimular esse desenvolvimento sem qualquer "consideração adaptativa" por parte do genótipo -- um pouco como não aprender a falar por não ter sido criado por pessoas ou por pessoas que falassem.

Mas continua sendo em parte válida essa analogia quanto a dificuldade em "se tornar" psicopata; é bem provável que na maior parte do tempo o máximo só se consiga aproximações temporárias (como nos experimentos já citados, onde os efeitos não são permanentes) sem que haja algum estrago mais considerável de algum tipo, da mesma forma que você não consegue simplesmente desaprender a falar.

* um pouco como na teoria de psicologia evolutiva para psicopatia, só que combinado com "thrifty genotype", o que não sei se costumam fazer.

PS.: mas sei lá, essa é só a impressão geral que tenho, talvez seja tudo muito mais geneticamente determinado do que me parece ser, e a experiência tenha um papel tão desprezível quanto puder ser antes da perspeciva ser uma caricatura absurda, uma negação de aprendizado e de qualquer importância de experiência. Não me lembro de ter lido nenhum estudo afirmando mesmo que qualquer pessoa tem o potencial de ser criado como psicopata, pode talvez ser que como quer que sejam suas experiências formativas a pessoa de alguma forma sempre desenvolvesse empatia. Só me parece bastante improvável.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 11 de Janeiro de 2012, 21:03:41 »
Artigo que nem li:

Maternal expressed emotion predicts children's antisocial behavior problems: using monozygotic-twin differences to identify environmental effects on behavioral development.

Caspi A, Moffitt TE, Morgan J, Rutter M, Taylor A, Arseneault L, Tully L, Jacobs C, Kim-Cohen J, Polo-Tomas M.
Source
Social, Genetic and Developmental Psychiatry Research Centre, Institute of Psychiatry, King's College London, London, England.

Abstract

If maternal expressed emotion is an environmental risk factor for children's antisocial behavior problems, it should account for behavioral differences between siblings growing up in the same family even after genetic influences on children's behavior problems are taken into account. This hypothesis was tested in the Environmental Risk Longitudinal Twin Study with a nationally representative 1994-1995 birth cohort of twins. The authors interviewed the mothers of 565 five-year-old monozygotic (MZ) twin pairs and established which twin in each family received more negative emotional expression and which twin received more warmth. Within MZ pairs, the twin receiving more maternal negativity and less warmth had more antisocial behavior problems. Qualitative interviews were used to generate hypotheses about why mothers treat their children differently. The results suggest that maternal emotional attitudes toward children may play a causal role in the development of antisocial behavior and illustrate how genetically informative research can inform tests of socialization hypotheses.

Pode ser que:

• psicopatia seja em alguns casos apenas um extremo do espectro desses comportamentos antissociais
  • em outros casos isso nem tenha muita relevância e seja qualquer fator genético ou de desenvolvimento não significativamente parecido com o relatado
  • ou ainda que esse mecanismo não tem nada a ver e psicopatia teria apenas alguma outra explicação pouco relacionada/parecida com essa, seja na linha genética ou outro tipo de influência no desenvolvimento

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 12 de Janeiro de 2012, 20:37:11 »
Buck,
Depois eu leio com calma seu texto, eu te acho muito prolixo.
Mas sobre aquele seu PS, eu acho que 50% de predisposição genética, ou mais, e 50% ou menos pro resto. Super chute.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 12 de Janeiro de 2012, 21:19:47 »
A versão sintética é que:

• isso é tudo muito complexo e não podemos simplesmente ir considerando qualquer fenótipo como sendo um produto direto do genótipo
  • haver contribuição significativa do desenvolvimento em vez de ser tudo genético não implica em uma "tábula rasa" caricatural onde tudo é possível

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 12 de Janeiro de 2012, 21:37:23 »
Nisso eu concordo.
Pelo que entendi, nossa controversia era sobre o que você chama de desenvolvimento.
Eu sou tantinho mais determinista?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 13 de Janeiro de 2012, 01:07:58 »
Não sei, só posso afirmar que conclui mais apressadamente.

Deve ser genético.

O ambiente mental onde ocorre a psicopatia certamente é genético. Uma vez que se possa compreender a psicopatia como resultado de uma maior complexidade mental dos seres que a desenvolvem. Ou então a psicopatia ocorre em seres ditos primários ou com menor complexidade cerebral também, apenas não sendo  possível detectá-la neles tão facilmente.

Tem quem acha que há algo análogo (talvez melhor dizendo, "homólogo") a psicopatia em alguns animais (como cães e ratos) quando um mecanismo de inibição de agressão intra-específica não funciona.

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 13 de Janeiro de 2012, 01:46:51 »
"Temos um paralelo intrigante. No mundo real, as pessoas diferem geneticamente em suas tendências egoístas. E em modelos da evolução do altruísmo podem evoluir diferenças nas tendências egoístas dos agentes. Isso poderia ser concidência, mas provavelmente não é. Vários biólogos citaram indícios de que a psicopatia é uma estratégia de trapaça que evoluiu pela seleção dependente de freqüência. Análises estatísticas mostram que um psicopata, em vez de meramente encontrar-se no extremo de um continuum para uma ou duas características, apresenta um agrupamento distinto de características (ele é exteriormente sedutor, impulsivo, irresponsável, insensível, embusteiro, explorador, e não sente culpa) que o diferencia do resto da população. E muitos psicopatas não apresentam nenhuma das sutis anormalidades físicas produzidas por perturbação biológica, o que indica que a psicopatia nem sempre é um erro biológico. A psicóloga Linda Mealey afirmou que a seleção dependente de freqüência produziu pelo menos dois tipos de psicopata. Um deles consiste em pessoas que são geneticamente predispostas à psicopatia independente do modo como crescem. O outro tipo consiste em pessoas que são predispostas à psicopatia apenas em certas circunstâncias, ou seja, quando se julgam em desvantagem competitiva na sociedade e se encontram à vontade em um grupo de iguais anti-sociais[...]. Os psicopatas, pelo que sabemos, não podem ser curados. De fato, a psicóloga Marnie Rice mostrou que certas idéias temerárias para terapia, como aumentar a auto-estima deles e ensinar-lhes habilidades sociais, podem torná-los ainda mais perigosos. Mas isso não significa que não haja nada que possamos fazer com relação a eles. Por exemplo, Mealey demonstra que, dos dois tipos de psicopatas que ela distinguiu, os psicopatas inveterados não se comovem com programas que tentam levá-los a avaliar o mal que fizeram, mas podem ser responsivos a punições mais firmes que os induzam a comportar-se com mais responsabilidade por puro auto-interesse. Os psicopatas condicionais, por outro lado, podem responder melhor a mudanças sociais que os impeçam de escorregar pelas rachaduras da sociedade. Sejam ou não essas as melhores prescrições, são exemplos de como a ciência e as políticas podem lidar com um problema que muitos intelectuais tentaram fingir que não existia no século XX mas que há muito tempo é uma preocupação de toda religião, filosofia, e ficção. A existência do mal."

Steven Pinker em A Tábula Rasa

Fonte: http://religiaoeveneno.org/antigo/viewtopic.php?f=1&t=13217&p=277980&hilit=t%C3%A1bula+rasa+evolu%C3%A7%C3%A3o+do+altru%C3%ADsmo&sid=3e193eeab88a03bed10410340fca9cea#p277980
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2012, 01:49:49 por -Huxley- »

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 13 de Janeiro de 2012, 02:10:31 »
Psicopatia (ou sociopatia) não é uma doença mental como muitos pensam, é apenas um tipo de personalidade que está bem no extremo da distribuição normal da população em termos de "maldade", ou seja, o psicopata é apenas uma pessoa muito má.

O psicopata tem todas as faculdades intelectuais em perfeito estado (inteligência, memória, percepção, compreensão das normas sociais, etc), ele apenas e simplesmente não se importa em causar danos a outras pessoas e manipulá-las ao máximo para atender os seus desejos.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 13 de Janeiro de 2012, 02:21:40 »
Talvez seja algo multicausal, não com uma etiologia só, porque parece também bem carta uma associação com algumas diferenças cerebrais hipotetizadas (acho que tem a ver com a produção de serotonina de acordo com os estímulos ambientais, mas não lembro se é isso mesmo). Eu não me lembro bem mas acho que o que vi dessa parte de correlatos neurológicos ou neuroanatômicos não era muito como um extremo num gradiente de normalidade, mas algo mais bruscamente fora disso.

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 13 de Janeiro de 2012, 02:27:21 »
Talvez seja algo multicausal, não com uma etiologia só, porque parece também bem carta uma associação com algumas diferenças cerebrais hipotetizadas (acho que tem a ver com a produção de serotonina de acordo com os estímulos ambientais, mas não lembro se é isso mesmo). Eu não me lembro bem mas acho que o que vi dessa parte de correlatos neurológicos ou neuroanatômicos não era muito como um extremo num gradiente de normalidade, mas algo mais bruscamente fora disso.

Eu não falei de etiologias, falei apenas do posicionamento deles em uma curva normal da população onde o parâmetro "maldade", "empatia" ou "egoísmo" fosse medido.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 13 de Janeiro de 2012, 02:58:49 »
Ok. Interessante. Não me lembro de ter visto algo assim, algo como um gráfico de dispersão de indivíduos em uma "escala de empatia". com os psicopatas sendo só um dos extremos. O mais parecido que me lembro era de não serem sempre a idéia icônica que remete o nome, de assassinos seriais de filmes de suspense/terror, mas estarem "misturados" na sociedade, sem nem necessariamente estarem cometendo qualquer tipo de crime.

Fui tentar procurar no google images mas só vem gráficos relacionados a economia...  :o

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!