Autor Tópico: O que Deu gatilho no big-bang?  (Lida 1234 vezes)

Offline PauloH

• Nível 10
  • *
O que Deu gatilho no big-bang?
« Online: 12 de Janeiro de 2012, 16:45:26 »
Sem tempo, a singularidade da era de plank NÃO teria como EXPANDIR (ululante, expansão é movimento de partículas, por sua vez envolve tempo, e envolve gatilho). Então como os cientistas advogam não existir tempo, SOMENTE DEUS (um ser totalmente independente das características do universo material) poderia ter gatilhado esta expansão.

Existe qualquer teoria que refute isso?
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2012, 16:47:46 por PauloH »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re:O que Deu gatilho no big-bang?
« Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2012, 16:48:19 »
Isso já foi refutado em outros tópicos, pesquise...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline PauloH

• Nível 10
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2012, 17:04:03 »
Isso já foi refutado em outros tópicos, pesquise...

Foi exatamente por não achar que crie esse tópico...

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #3 Online: 12 de Janeiro de 2012, 17:04:41 »
Dá uma olhada aqui:

../forum/topic=24249.0.html;topicseen#msg577036

Veja se tem a ver com a sua dúvida.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #4 Online: 12 de Janeiro de 2012, 17:22:50 »
É verdade que os buracos negros quando "morrem" eles explodem?

Se for assim, um ponto quente, extremamente denso... :erm: vai que o nosso universo foi um buraco negro que explodiu?  :erm2:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Janeiro de 2012, 17:30:44 »
Sem tempo, a singularidade da era de plank NÃO teria como EXPANDIR (ululante, expansão é movimento de partículas, por sua vez envolve tempo, e envolve gatilho). Então como os cientistas advogam não existir tempo, SOMENTE DEUS (um ser totalmente independente das características do universo material) poderia ter gatilhado esta expansão.

Se o que salva "deus" de sofrer do mesmo problema lógico que ele supostamente resolve é ele ser "totalmente independente das características do universo material", podemos com igual validade propor essa propriedade para qualquer outra coisa além de um super-cara. Pode-se dizer com igual validade que foi "mágica pura", que foram quinze deuses, ou que foi uma picada de um deus-abelha num deus pançudo que usava um sombrero mexicano e estava dormindo na hora, ou que foi uma máquina-deus que faz universos, eles vão saindo de uma esteira nesse "lugar" "totalmente independente das características do universo material".

Fora isso há todo o problema em se propor algo "totalmente independente das características do universo material", pois isso é exatamente o mesmo que dizer "independente de tudo que existe", o que é muito próximo de "algo que simplesmente não existe", e mesmo que se aceite que algo com independência total de tudo que existe seja algo que "pode existir", ainda há o problema de como isso poderia interagir com aquilo de que é "totalmente independente", criar isso. Poderia-se com o mesmo argumento dizer que o Big Bang que criou "deus".

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 12 de Janeiro de 2012, 17:34:43 »
É verdade que os buracos negros quando "morrem" eles explodem?

Se for assim, um ponto quente, extremamente denso... :erm: vai que o nosso universo foi um buraco negro que explodiu?  :erm2:

Eu sou provavelmente a penúltima pessoa que deveria falar disso, mas se não me engano o que se pensa é que os buracos negros vão "evaporando" por uma radiação ínfima. Se tem algum ponto crítico de massividade onde ele fizesse outra coisa eu não sei. Mas tem algo meio parecido com o que você falou na idéia de "buracos brancos", eu acho.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #7 Online: 12 de Janeiro de 2012, 18:05:03 »
Sugiro que você assista esse documentário do Stephen Hawking. Ele parte do principio de tudo tem uma causa para explicar esse fenômeno e a resposta é surpreendentemente simples, ainda que exista a complexidade dos fatos.

Aqui a primeira parte:

<a href="http://www.youtube.com/v/EFsKdhhz0L0" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/EFsKdhhz0L0</a>

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 12 de Janeiro de 2012, 19:11:39 »

Primeiro, a expansão foi do próprio espaço-tempo e foi ela que gerou o próprio tempo. Agora, como iniciou o processo de expansão, existem algumas teorias que envolvem um universo oscilante, por exemplo, em que o universo ao chegar à distância de Planck acaba por levar a uma expansão. Pela Teoria M, há a possibilidade da formação de múltiplos universos a cada vez que duas branas se tocam. Pela flutuação quântica, em um vácuo (ou nada :) ) existe a formação de desaparecimento de inúmeras partículas virtuais. A partir de determinadas condições uma partícula virtual pode se tornar real e iniciar o processo de formação da matéria, o que é interessante é que recentemente conseguiram capturar um fóton virtual do vácuo. Outra estrutura interessante, prevista pela relatividade, que pode ser a origem do universo e sua expansão é um Buraco-Branco. O interessante do Buraco-Branco é que ele expele matéria, ao contrário do Buraco-Negro que suga matéria. Já se pensou que a cada buraco-negro corresponde um buraco-branco dando origem a um outro universo. Nunca foi observado um buraco-branco em nosso universo.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Janeiro de 2012, 17:10:15 »

Se o que salva "deus" de sofrer do mesmo problema lógico que ele supostamente resolve é ele ser "totalmente independente das características do universo material", podemos com igual validade propor essa propriedade para qualquer outra coisa além de um super-cara. Pode-se dizer com igual validade que foi "mágica pura", que foram quinze deuses, ou que foi uma picada de um deus-abelha num deus pançudo que usava um sombrero mexicano e estava dormindo na hora, ou que foi uma máquina-deus que faz universos, eles vão saindo de uma esteira nesse "lugar" "totalmente independente das características do universo material".

Fora isso há todo o problema em se propor algo "totalmente independente das características do universo material", pois isso é exatamente o mesmo que dizer "independente de tudo que existe", o que é muito próximo de "algo que simplesmente não existe", e mesmo que se aceite que algo com independência total de tudo que existe seja algo que "pode existir", ainda há o problema de como isso poderia interagir com aquilo de que é "totalmente independente", criar isso. Poderia-se com o mesmo argumento dizer que o Big Bang que criou "deus".

Ola Buckaroo,

Um criador  ( ou princípio, as leis da física, ou o que vc quiser chamar) "totalmente independente" seria um que estaria em uma realidade onde espaço-tempo são inexistentes. Qual o problema que isto enfrenta ?

Abs
Felipe

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!