Autor Tópico: Possíveis erros cometidos por céticos  (Lida 3880 vezes)

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
Possíveis erros cometidos por céticos
« Online: 14 de Janeiro de 2012, 01:36:19 »
Bem,existe um erro por parte de vários céticos por aqui que deveria ser esclarecido . Esse erro é não entender que existe dois tipos de mundo . O mundo perfeito/imutável das ideias,aonde habita a matemática,a filosofia e metade do ocultismo e o mundo imperfeito/mutável em que vivemos . O "Mito da Caverna" mostra que método pode ser usado para se chegar à esse mundo "perfeito/imutável" . O erro de muitos foristas por aqui é não entender que uma das limitações do método cientifico é justamente não adentrar nesse "mundo das ideias" e é daí que os céticos passam à ser criticados . É uma questão complexa isso . O meu método para não cometer esse erro é tentar ser imparcial nas discussões,deixando minhas emoções e desejos de lado e apenas usando da razão .
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
Re:Possíveis erros cometidos por céticos
« Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2012, 01:39:46 »
Bem,existe um erro por parte de vários céticos por aqui que deveria ser esclarecido . Esse erro é não entender que existe dois tipos de mundo . O mundo perfeito/imutável das ideias,aonde habita a matemática,a filosofia e metade do ocultismo e o mundo imperfeito/mutável em que vivemos . O "Mito da Caverna" mostra que método pode ser usado para se chegar à esse mundo "perfeito/imutável" . O erro de muitos foristas por aqui é não entender que uma das limitações do método cientifico é justamente não adentrar nesse "mundo das ideias" e é daí que os céticos passam à ser criticados . É uma questão complexa isso . O meu método para não cometer esse erro é tentar ser imparcial nas discussões,deixando minhas emoções e desejos de lado e apenas usando da razão .
Tem várias alegações aí de que eu discordo, mas aqui não é o tópico pra isso.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2012, 01:50:36 »
2
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2012, 01:57:18 »
Acabei de ler uma série de artigos que criticava o ceticismo unidirecional da "comunidade cientifica" e ainda estou digerando algumas dessas ideas . Isso sem contar que muitos dos conceitos que aprendi estão em inglês e não possuem uma tradução adequada para português . Se quiser dar uma olhada nesse artigo:

http://textosparareflexao.blogspot.com/2012/01/neuroteologia-parte-1.html
http://textosparareflexao.blogspot.com/2012/01/neuroteologia-parte-2.html
http://textosparareflexao.blogspot.com/2012/01/neuroteologia-parte-3.html
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2012, 02:00:42 »
Agradeço, mas volto a dizer: aqui não é tópico pra isso. O certo é você abrir um tópico adequado e colocar essas coisas lá pra serem discutidas.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2012, 09:49:23 »
Acabei de ler uma série de artigos que criticava o ceticismo unidirecional da "comunidade cientifica" e ainda estou digerando algumas dessas ideas . Isso sem contar que muitos dos conceitos que aprendi estão em inglês e não possuem uma tradução adequada para português . Se quiser dar uma olhada nesse artigo:

abre um tópico cara.. normalmente são textos de quem nem sabe o que está dizendo.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2012, 12:20:49 »

abre um tópico cara.. normalmente são textos de quem nem sabe o que está dizendo.

Lí os artigos. Não sei se o Agnóstico leu, mas ele acertou na môsca.

O grande erro desse pessoal de "mente aberta" é discutir resultados de experimentos ignorando as metodologias utilizadas.

Um exemplo extraído da parte 3:

Felizmente, outros parapsicólogos continuaram o trabalho de Stevenson, como o Dr. Jim Tucker, da Universidade de Virgínia, e Carol Bowman. Autora de livros sobre o assunto, Carol teve a oportunidade de acompanhar de perto um dos casos mais “fortes” de reencarnação ocorrido no Ocidente: O caso do garoto James Leininger, filho de pais que não acreditavam na reencarnação, mas foram obrigados a mudar sua crença devido aos detalhes assombrosos citados por seu filho desde ainda muito jovem, quando afirmava ter sido um piloto americano da Segunda Guerra Mundial, que teve seu avião abatido no Japão (esta história é tão impressionante que o garoto chegou a identificar sozinho o local onde seu avião havia caído, quando viajou pela primeira vez ao local da tragédia de uma suposta vida passada – e este momento foi filmado em um documentário) [2]. A despeito da posterior “midiatização” do caso de Leininger, de início tudo foi registrado apenas por seu pai (que por anos permaneceu cético), e era inteiramente desconhecido da mídia “especializada” (claro, a crítica vale tanto lá quanto cá).

Só faltava o pai estar desempregado na época... :P

Edit
---------

genjikhan, acho melhor abrir um tópico mesmo e levar o meu post junto. Postei aqui para dar um empurrãozinho nisso, mas fica off topic continuar o assunto aqui. :)

« Última modificação: 14 de Janeiro de 2012, 12:32:32 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #7 Online: 14 de Janeiro de 2012, 15:44:56 »
Os "céticos", assim como pessoas em geral constroem as idéias tanto com sua dimensão racional como emocional. Tempero é tudo!

Até onde eu sei eu não sei.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 14 de Janeiro de 2012, 17:39:20 »
caso do garoto James Leininger, filho de pais que não acreditavam na reencarnação, mas foram obrigados a mudar sua crença devido aos detalhes assombrosos citados por seu filho desde ainda muito jovem, quando afirmava ter sido um piloto americano da Segunda Guerra Mundial, que teve seu avião abatido no Japão (esta história é tão impressionante que o garoto chegou a identificar sozinho o local onde seu avião havia caído, quando viajou pela primeira vez ao local da tragédia de uma suposta vida passada – e este momento foi filmado em um documentário) [2]. A despeito da posterior “midiatização” do caso de Leininger, de início tudo foi registrado apenas por seu pai (que por anos permaneceu cético), e era inteiramente desconhecido da mídia “especializada” (claro, a crítica vale tanto lá quanto cá).

Genj, se você ficou interessado em evidencias validas e falácias, o primeiro toque para você. Evidencias desse tipo provam qualquer coisa.. Me diga uma crença idiota (cristais, reptliamos, groselha marciana,..) e eu te acho evidencias desse porte "provando" sua veracidade.

Se tiver duvida porque isso nao presta da um toque

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
« Resposta #9 Online: 14 de Janeiro de 2012, 17:59:55 »
Já é bom eu esclarecer algumas coisas,antes de acharem que eu deixei ser cético . O motivo de eu ter postado essa série de artigos não foi para defender o conceito de "reencarnação",até porque isso não passa de anedotas e ainda vai demorar um bom tempo para descobrirem uma forma de estudar isso num laboratório . A principal razão pela qual eu coloquei isso foi porque concordei um pouco com o autor sobre a critica que ele faz ao "ceticismo unidirecional" de vários cientistas e tambem porque concordei que o ceticismo deve se abranger o próprio conceito de materialismo . Ele explica isso no comentário da parte 2:

Pois é Marcos, a crítica não é ao ceticismo nem ao materialismo científico em si, mas ao ceticismo unidirecional, e ao materialismo dogmático, que já descarta outras teorias a priori.

A ciência não é ideologia, e deveria tratar pesquisas com o mesmo peso e a mesma medida: sejam pesquisas que favorecem uma teoria materialista ou monista, sejam as que favorecem interpretações dualistas ou espiritualistas. Pois todas são apenas TEORIAS.

Mas em todo caso, esperem porque a série ainda não acabou :)

Abs
raph
http://textosparareflexao.blogspot.com/2012/01/neuroteologia-parte-2.html#319482690725059850
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2012, 18:02:33 por genjikhan »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 14 de Janeiro de 2012, 18:06:56 »
Nao existe teoria materialista. Isso é jargão de espirita tentando sobreviver em uma discussão cética.

Sempre digo que essa besteira de projeciologia poderia calar a boca de todo mundo de uma maneira bem simples: se coloca um objeto em uma sala, e os espíritos/projeção dizem qual é o objeto.

Simples, muito mais simples do que toda a baboseira que alegam.

Então, mais uma vez, existe evidencia valida e nao valida. O resto é nhenhenhe
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2012, 11:00:28 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 14 de Janeiro de 2012, 18:53:56 »
Já é bom eu esclarecer algumas coisas,antes de acharem que eu deixei ser cético . O motivo de eu ter postado essa série de artigos não foi para defender o conceito de "reencarnação",até porque isso não passa de anedotas e ainda vai demorar um bom tempo para descobrirem uma forma de estudar isso num laboratório . A principal razão pela qual eu coloquei isso foi porque concordei um pouco com o autor sobre a critica que ele faz ao "ceticismo unidirecional" de vários cientistas e tambem porque concordei que o ceticismo deve se abranger o próprio conceito de materialismo . Ele explica isso no comentário da parte 2:

Pois é Marcos, a crítica não é ao ceticismo nem ao materialismo científico em si, mas ao ceticismo unidirecional, e ao materialismo dogmático, que já descarta outras teorias a priori.

A ciência não é ideologia, e deveria tratar pesquisas com o mesmo peso e a mesma medida: sejam pesquisas que favorecem uma teoria materialista ou monista, sejam as que favorecem interpretações dualistas ou espiritualistas. Pois todas são apenas TEORIAS.

Mas em todo caso, esperem porque a série ainda não acabou :)

Abs
raph
http://textosparareflexao.blogspot.com/2012/01/neuroteologia-parte-2.html#319482690725059850

O autor simplesmente mostra que não tem noção do uso e significado da palavra teoria em ciência, que é bem diferente do seu uso popular. Se ele baseia todo o seu discurso nessa idéia, então já começa errado...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 14 de Janeiro de 2012, 19:03:01 »
Esse "ceticismo unidirecional" deve ter saído de alguma mente extremamente polidirecional. :hihi:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #13 Online: 14 de Janeiro de 2012, 20:15:24 »
Bicho, é só usar a razão nas discussões e debates e tentar não fazer uso de falácias. O resto é consequência. O erro seria não fazer desse modo.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #14 Online: 15 de Janeiro de 2012, 16:57:57 »
"genjikhan" - escreveu:

Bem,existe um erro por parte de vários céticos por aqui que deveria ser esclarecido . Esse erro é não entender que existe dois tipos de mundo .

O mundo perfeito/imutável das ideias,aonde habita a matemática,a filosofia e metade do ocultismo e o mundo imperfeito/mutável em que vivemos . O "Mito da Caverna" mostra que método pode ser usado para se chegar à esse mundo "perfeito/imutável" .

Concordo inteiramente com a possibilidade de existir um mundo das ideias; e por isso falo de sonhos lúcidos: mas na minha opinião, a perfeição é algo absolutamente dinâmico e sujeito a mutações.

Faz-me lembrar a proposta de Michio Kako, em termos de civilizações, I, II e III.

O erro de muitos foristas por aqui é não entender que uma das limitações do método cientifico é justamente não adentrar nesse "mundo das ideias" e é daí que os céticos passam à ser criticados .

É uma questão complexa isso . O meu método para não cometer esse erro é tentar ser imparcial nas discussões,deixando minhas emoções e desejos de lado e apenas usando da razão .

Considero esse seu artigo, interessantíssimo... :!: :arrow: :ok:

artur
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
« Resposta #15 Online: 15 de Janeiro de 2012, 23:51:32 »
Esse "ceticismo unidirecional" deve ter saído de alguma mente extremamente polidirecional. :hihi:

O pior é que o proprio autor do blog se define multidirecional mesmo,à ponto de não considerar um texto do Evangelho biblico inferior à um texto de Carl Sagan .

"genjikhan" - escreveu:

Bem,existe um erro por parte de vários céticos por aqui que deveria ser esclarecido . Esse erro é não entender que existe dois tipos de mundo .

O mundo perfeito/imutável das ideias,aonde habita a matemática,a filosofia e metade do ocultismo e o mundo imperfeito/mutável em que vivemos . O "Mito da Caverna" mostra que método pode ser usado para se chegar à esse mundo "perfeito/imutável" .

Concordo inteiramente com a possibilidade de existir um mundo das ideias; e por isso falo de sonhos lúcidos: mas na minha opinião, a perfeição é algo absolutamente dinâmico e sujeito a mutações.

Faz-me lembrar a proposta de Michio Kako, em termos de civilizações, I, II e III.

Quando cheguei à indagar um ocultista sobre esse mundo 'perfeito/imutável' ,ele disse que o erro de muitos ateus como eu é querer literalizar aquilo que eles falam . Talvez eu descubra o que raios ele quis dizer com isso um dia e possivelmente entender o porque de eles usarem tantos simbolismos e palavras de um idioma quase extinto .

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #16 Online: 16 de Janeiro de 2012, 07:57:01 »
"GenjiKhan" - escreveu:

Quando cheguei à indagar um ocultista sobre esse mundo 'perfeito/imutável' ,ele disse que o erro de muitos ateus como eu é querer literalizar aquilo que eles falam . Talvez eu descubra o que raios ele quis dizer com isso um dia e possivelmente entender o porque de eles usarem tantos simbolismos e palavras de um idioma quase extinto .

O que você diz, afigura-se-me inteiramente razoável. Efectivamente, os "ocultistas", aparentam falar em linguagem cifrada; herança talvez, deixada pelos alquimistas e cabalistas do tempo medieval - tipo "Nostradamus" - época em que imperava o "santo ofício" inquisitorial católico. :idea: :arrow: :(

Amistosamente - artur

PS: caro " GenjiKhan", não me leve a mal o que eu lhe vou dizer: mas a forista "LaraAS", já recebeu uma severa admoestação do forista "Gigaview", por ter uma estranha forma de pontuar as vírgulas... :)

« Última modificação: 16 de Janeiro de 2012, 08:06:05 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #17 Online: 16 de Janeiro de 2012, 09:11:02 »
"Agnóstico" - escreveu:

Sempre digo que essa besteira de projeciologia poderia calar a boca de todo mundo de uma maneira bem simples: se coloca um objeto em uma sala, e os espíritos/projeção dizem qual é o objeto.

Queira assistir a esses vídeos - prezado "Agnóstico" - e dar uma "esclarecida" opinião a respeito... :)

Artigo colado da Wikipédia.

Teorias:

Os"céticos" vêem as projeções de consciência como alucinações. Essa hipótese é apoiada em experimentos nos quais há a indução do estado quase-morte (EQM) por medicações anestésicas como a quetamina, pela indução de hipóxia cerebral, estimulação elétrica do giro angular direito do cérebro e outros cenários de alteração neurofisiológica e cognitiva, como suportados por experimentos.

A hipótese de alucinação segue a Navalha de Occam, o princípio da parcimônia, pois não há nenhum estudo que sustente a existência de um plano não-físico, não-mensurável aonde há interação de substância não-físicas com substâncias físicas (causalidade) , devido, pontualmente, ao caráter não-mensurável e estritamente subjetivo, onírico e possívelmente alucinógeno das experiências.

Não há resistência por parte de pesquisadores para o estudo de fenômenos, basta que uma análise de caso faça surgir uma teoria científica. Uma teoria científica segue o método científico para tentar descrever um fenômeno com austeridade e realizar previsões com alto grau de precisão.

Uma teoria com proposições a cerca de elementos não-mensuráveis (não detectados) que são por definição não-físicos não conseguem descrever a realidade, situação em que a teoria é descartada porque se torna irrefutável (falseabilidade). Todos os centros de pesquisa científicos seguem o naturalismo biológico como posicionamento filosófico capaz de descrever o mundo com precisão e gerar conhecimento confiável.

Se um fenômeno não pode ser dectado por aparatos físicos, ou seja, por aparatos científicos, então muitos fenômenos podem existir de maneira aleatória e nenhum tem relevância maior porque não podem ser detectados por mais que o pesquisador espiritual insista no caráter particular, privado e introspectivo do fenômeno. Vale lembrar que inúmeros danos cérebrais também sustentam experiências subjetivas, privadas, mas nenhuma se traduz como confiável para descrever a realidade.

Sonhos podem ter seu conteúdo cognitivo visualizado através de aparatos neurocientíficos, aonde o pesquisador consegue montar quadros dos esquemas audio-visuais que o paciente está experienciando. Uma mesma aproximação de estudo já criou uma máquina capaz de ler os pensamentos de maneira rudimentar.

Segundo as pesquisas da Projeciologia, ciência proposta pelo médico brasileiro Waldo Vieira, durante o sono, quando o metabolismo e as ondas cerebrais diminuem, os laços energéticos que seguram o psicossoma ao corpo físico se soltariam, então a pessoa, através do psicossoma, seria projetada para fora do corpo humano.

Dependendo do estado de lucidez, são relatados posteriormente como sonhos, sonho lúcido ou uma experiência extracorpórea totalmente lúcida. Não importa o quanto estiver afastada do corpo humano, a consciência estará sempre ligada a ele, pelo "cordão de prata", um feixe de luz que só se romperia quando ocorrer a primeira morte (morte biológica) e voltaria quando solicitado, impossibilitando que se fique preso extrafisicamente.

Segundo a concepção espírita, o desdobramento trata-se de um processo de exteriorização do perispírito do corpo físico. O perispírito, durante este processo, sempre permanece ligado ao corpo por uma espécie de cordão umbilical fluídico. É um estado de relativa liberdade perispiritual, análogo ao sono, em que podemos agir semelhantemente a um desencarnado, podendo nos afastar a distâncias consideráveis de nosso corpo físico.

O desdobramento pode ser inconsciente ou consciente e, nesse último caso, pode ser iniciado através de operadores encarnados ou desencarnados (benfeitores ou obsessores). Também pode ser parcial, que é quando o perispírito não deixa o corpo físico totalmente (situação na qual as faculdades psíquicas são muito ampliadas) ou total, quando o perispírito deixa o corpo físico.

Os portadores desta faculdade têm sonhos vívidos, coerentes e nítidos em que assistem a cenas que, mais tarde, descobrem terem sido fatos reais ocorridos em outros lugares. Podem também ter visões de cenas fantásticas, com muito realismo, ouvir sons e até sentir contato dos lugares onde forem. Essa faculdade pode ser desenvolvida através de exercícios metódicos. Também é chamado de desdobramento astral, exteriorização ou emancipação da alma.

Cepticamente - artur

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 16 de Janeiro de 2012, 16:15:14 »
Só bullshit pseudocientífico. Todo mundo diz que viu, fez, etc. mas na hora de mostrar é um desastre.

Mas tudo isso serve para vender livrinhos para alimentar uma indústria de ilusões.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 16 de Janeiro de 2012, 19:07:02 »

Teorias:

Os"céticos" vêem as projeções de consciência como alucinações. Essa hipótese é apoiada em experimentos nos quais há a indução do estado quase-morte (EQM) por medicações anestésicas como a quetamina, pela indução de hipóxia cerebral, estimulação elétrica do giro angular direito do cérebro e outros cenários de alteração neurofisiológica e cognitiva, como suportados por experimentos.

A hipótese de alucinação segue a Navalha de Occam, o princípio da parcimônia, pois não há nenhum estudo que sustente a existência de um plano não-físico, não-mensurável aonde há interação de substância não-físicas com substâncias físicas (causalidade) , devido, pontualmente, ao caráter não-mensurável e estritamente subjetivo, onírico e possívelmente alucinógeno das experiências.

Não há resistência por parte de pesquisadores para o estudo de fenômenos, basta que uma análise de caso faça surgir uma teoria científica. Uma teoria científica segue o método científico para tentar descrever um fenômeno com austeridade e realizar previsões com alto grau de precisão.

Uma teoria com proposições a cerca de elementos não-mensuráveis (não detectados) que são por definição não-físicos não conseguem descrever a realidade, situação em que a teoria é descartada porque se torna irrefutável (falseabilidade). Todos os centros de pesquisa científicos seguem o naturalismo biológico como posicionamento filosófico capaz de descrever o mundo com precisão e gerar conhecimento confiável.

Se um fenômeno não pode ser dectado por aparatos físicos, ou seja, por aparatos científicos, então muitos fenômenos podem existir de maneira aleatória e nenhum tem relevância maior porque não podem ser detectados por mais que o pesquisador espiritual insista no caráter particular, privado e introspectivo do fenômeno. Vale lembrar que inúmeros danos cérebrais também sustentam experiências subjetivas, privadas, mas nenhuma se traduz como confiável para descrever a realidade.
[...]

Até o trecho supra, eu concordo em linhas gerais.

O que vem depois não é Ciência.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Janeiro de 2012, 22:23:24 »
"Agnóstico" - escreveu:

Queira assistir a esses vídeos - prezado "Agnóstico" - e dar uma "esclarecida" opinião a respeito... :)

Teorias:

Sonhos podem ter seu conteúdo cognitivo visualizado através de aparatos neurocientíficos, aonde o pesquisador consegue montar quadros dos esquemas audio-visuais que o paciente está experienciando. Uma mesma aproximação de estudo já criou uma máquina capaz de ler os pensamentos de maneira rudimentar.

Segundo as pesquisas da Projeciologia, ciência proposta pelo médico brasileiro Waldo Vieira, durante o sono, quando o metabolismo e as ondas cerebrais diminuem, os laços energéticos que seguram o psicossoma ao corpo físico se soltariam, então a pessoa, através do psicossoma, seria projetada para fora do corpo humano.

Dependendo do estado de lucidez, são relatados posteriormente como sonhos, sonho lúcido ou uma experiência extracorpórea totalmente lúcida. Não importa o quanto estiver afastada do corpo humano, a consciência estará sempre ligada a ele, pelo "cordão de prata", um feixe de luz que só se romperia quando ocorrer a primeira morte (morte biológica) e voltaria quando solicitado, impossibilitando que se fique preso extrafisicamente.

Segundo a concepção espírita, o desdobramento trata-se de um processo de exteriorização do perispírito do corpo físico. O perispírito, durante este processo, sempre permanece ligado ao corpo por uma espécie de cordão umbilical fluídico. É um estado de relativa liberdade perispiritual, análogo ao sono, em que podemos agir semelhantemente a um desencarnado, podendo nos afastar a distâncias consideráveis de nosso corpo físico.

O desdobramento pode ser inconsciente ou consciente e, nesse último caso, pode ser iniciado através de operadores encarnados ou desencarnados (benfeitores ou obsessores). Também pode ser parcial, que é quando o perispírito não deixa o corpo físico totalmente (situação na qual as faculdades psíquicas são muito ampliadas) ou total, quando o perispírito deixa o corpo físico.

Os portadores desta faculdade têm sonhos vívidos, coerentes e nítidos em que assistem a cenas que, mais tarde, descobrem terem sido fatos reais ocorridos em outros lugares. Podem também ter visões de cenas fantásticas, com muito realismo, ouvir sons e até sentir contato dos lugares onde forem. Essa faculdade pode ser desenvolvida através de exercícios metódicos. Também é chamado de desdobramento astral, exteriorização ou emancipação da alma.

Cepticamente - artur

Denunciado, Lusa, por ainda não ter lido o que é uma evidência e não argumentar nos termos utilizando o mínimo de respeito a quem estudou quando demandado

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #21 Online: 17 de Janeiro de 2012, 02:11:55 »
[...]Artigo colado da Wikipédia.

Teorias:

[...]
Lusitano, se você tivesse lido esse artigo que você colou aqui, teria entendido o porque seu comportamento recente está sendo considerado trollismo. Como escrito:
[...]Não há resistência por parte de pesquisadores para o estudo de fenômenos, basta que uma análise de caso faça surgir uma teoria científica. Uma teoria científica segue o método científico para tentar descrever um fenômeno com austeridade e realizar previsões com alto grau de precisão.[...]
Pois bem, como você está em um fórum cético, há de entender que as regras são essas. Se quer apresentar ideias/teorias/etc sobre algum fenômeno natural, hão de ser exigidos fatos, evidências ou previsões aos quais você não pode se furtar a apresentar como tem feito sistematicamente. Não adianta querer discutir ideias que lhe pareçam interessantes se não houver como demonstrar a validade delas. Insistir nesse comportamento é considerado trollismo e por isso você está recebendo outro cartão.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #22 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 12:45:32 »
[...]Artigo colado da Wikipédia.

Teorias:

[...]
Lusitano, se você tivesse lido esse artigo que você colou aqui, teria entendido o porque seu comportamento recente está sendo considerado trollismo. Como escrito:
[...]Não há resistência por parte de pesquisadores para o estudo de fenômenos, basta que uma análise de caso faça surgir uma teoria científica. Uma teoria científica segue o método científico para tentar descrever um fenômeno com austeridade e realizar previsões com alto grau de precisão.[...]
Pois bem, como você está em um fórum cético, há de entender que as regras são essas. Se quer apresentar ideias/teorias/etc sobre algum fenômeno natural, hão de ser exigidos fatos, evidências ou previsões aos quais você não pode se furtar a apresentar como tem feito sistematicamente. Não adianta querer discutir ideias que lhe pareçam interessantes se não houver como demonstrar a validade delas. Insistir nesse comportamento é considerado trollismo e por isso você está recebendo outro cartão.

Ola Moderadores,

Uma pergunta : discutir memética e teoria das cordas tb é trollismo ?

Abs
Felipe

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
« Resposta #23 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 15:39:17 »
@Feliperj

Porquê seria trollismo discutir esses assuntos ?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 18:10:17 »
Gostaria também de saber a opinião dos moderadores, mas apresento a minha a seguir.

O trollismo é um tipo de comportamento; não é inerente a um assunto em sí. O trollismo se manisfesta na abordagem e na discussão de um assunto. Um forista pode, por exemplo, ser troll apenas perguntando "por que?" feito criança numa sequência ad nauseum de posts ou dar sentido a todo tipo de bobagem enquanto especula solipsisticamente seu realismo fantástico em termos de paralogismo comparado.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!