Autor Tópico: Dente, menstruação e até gordurinhas podem ser doados para ajudar a ciência  (Lida 757 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1034368-dente-menstruacao-e-ate-gordurinhas-podem-ser-doados-para-ajudar-a-ciencia.shtml

Dentes de leite, restos de placenta, sangue menstrual e até gordura da barriga podem ser entregues à ciência para ajudar na busca de tratamentos para problemas tão variados quanto autismo e doenças degenerativas.

Os "resíduos" podem ser encaminhados para centros de pesquisa, onde são usados principalmente em estudos com células-tronco.

Essa modalidade de doação, no entanto, é quase desconhecida no Brasil. Os cientistas precisam se desdobrar para que as pesquisas não parem por falta de material.

O esforço inclui não ter vergonha de pedir para participar do parto de desconhecidos. "Uma vez, fui trocar um presente e reparei que a vendedora estava grávida. Pensei logo na minha pesquisa e falei sobre a doação", conta Patrícia Beltrão Braga, pesquisadora da USP.

"A placenta e o cordão umbilical são normalmente descartados como lixo hospitalar depois do parto", diz a cientista. "Pedimos para usar isso que já vai ser jogado fora mesmo."

Além do trabalho com placentas, o Laboratório de Células-Tronco da Faculdade de Veterinária da USP, que ela comanda, também faz pesquisas com dentes de leite. As células-tronco da polpa do dente podem ser transformadas em neurônios: um modelo perfeito para estudar doenças como o autismo.

GORDURINHAS
 Outra interessada em material descartado é a geneticista Natássia Vieira, pesquisadora de Harvard e da USP que vasculha o tecido adiposo em busca da cura para doenças degenerativas, como a distrofia muscular.

Em meio à gordurinha do abdome e do culote, escondem-se células-tronco com poderosa ação regeneradora.

"Quando explicamos a pesquisa, a maioria das pessoas doa. Infelizmente, ainda tem gente que parece ter apego à célula e que acha que vamos usar o material recolhido para fazer um clone", brinca a pesquisadora.

No Centro de Estudos do Genoma Humano, onde é feito esse trabalho, há muito mais células que interessam aos cientistas.

Em busca de células-tronco mesenquimais, a dupla Marcos Valadares e Mayra Vitor Pelatti tem o difícil trabalho de convencer mulheres a doar seu sangue menstrual.

Os pesquisadores garantem que o processo é simples. "É só usar um coletor menstrual, que é um copinho, por duas ou três horas e depois colocar o sangue em um pote com antibiótico que nós fornecemos. Não é tão diferente de usar um absorvente interno", diz Pelatti.

COMO DOAR

Em geral, os laboratórios têm os contatos e as informações básicas em seus sites (veja quadro ao lado). Muitas vezes, é enviado ao doador um kit com material. É preciso assinar um documento autorizando a doação.

Com cordão umbilical e placenta, os pesquisadores precisam ser informados da previsão do parto para ficar de plantão, uma vez que a coleta precisa ser feita até uma hora após o nascimento.
 Os cientistas costumam ter parcerias com hospitais. Mas eles reafirmam a importância do doador individual.

"A pesquisa só acontece porque as pessoas doam, isso é um ato de amor e solidariedade", define Braga.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re:Dente, menstruação e até gordurinhas podem ser doados para ajudar a ciência
« Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2012, 09:04:21 »
Interessante!
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2012, 15:57:26 »
E como doar tecido adiposo?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2012, 15:57:56 »
Liposaspiração?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 16 de Janeiro de 2012, 19:09:35 »
Bisturi?  :hihi:
Foto USGS

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #5 Online: 16 de Janeiro de 2012, 19:25:05 »
Se fosse de graça, ainda tudo bem, eu faria na hora (e teria feito há anos atrás).

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Janeiro de 2012, 21:57:16 »
Esforço? Sério que isso não podia ser feito facilmente de maneira institucional (ou que seja insuficiente), sem precisar parar mulher grávida no shopping? Hmmm, para dentes, divulgar entre os consultórios uma solicitação de entrega dos resíduos extraídos; para as placentas alguma espécie de "convênio" com maternidades pelos quais elas alocariam as placentas em um recipiente especial doado pela própria instituição e depois a instituição passasse para buscar... ahhh, é que tem que assinar um termo. Duvido que alguém em sã conciência fosse dizer : "quê, meus caquinho de dente podre? de jeito nenhum! não mesmo, quero levar de recordação!  :hmph:" ou que fosse pensar mais que 05 segundos ante o "a senhora poderia assinar aqui autorizando o uso da gordura extraída durante a lipo em pesquisas científicas para encontrar novos remédios e tratamentos?".

Aliás, eu nunca pensei que pudesse ser feito de modo diferente ou que faltasse material a ponto de ter que pedir um desconhecido no cabelereiro para acompanhar a extração dentária... eu, einh. :o

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 17 de Janeiro de 2012, 02:00:19 »
Se fosse de graça, ainda tudo bem, eu faria na hora (e teria feito há anos atrás).

Eu só estava brincando.

Em momento algum eu quis fazer "pouco-caso" de sua condição de ex-obeso.
Foto USGS

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #8 Online: 17 de Janeiro de 2012, 02:36:15 »
:) De boa, não ligo não.

Pelo contrário, as poucas pessoas que foram francas ou descontraídas comigo a respeito disso foram as que me ajudaram a perceber a desconsideração e preconceito velados da maioria. Aí percebi que geralmente aqueles que dizem querer nosso bem na verdade só querem que não demos problemas para eles, e me meti a fazer as coisas do meu jeito.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 17 de Janeiro de 2012, 02:42:06 »
:) De boa, não ligo não.

Pelo contrário, as poucas pessoas que foram francas ou descontraídas comigo a respeito disso foram as que me ajudaram a perceber a desconsideração e preconceito velados da maioria. Aí percebi que geralmente aqueles que dizem querer nosso bem na verdade só querem que não demos problemas para eles, e me meti a fazer as coisas do meu jeito.

Todo aprendizado deste tipo é difícil.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!