Autor Tópico: [Ajuda?] Buracos Negros  (Lida 792 vezes)

Offline Matt

• Nível 01
  • *
[Ajuda?] Buracos Negros
« Online: 21 de Janeiro de 2012, 14:35:22 »
  Estou com várias dúvidas em relação aos buracos negros; físicos de plantão seriam de grande ajuda.

Gostaria que alguém me explicasse melhor o que é a entropia de um buraco negro, e, claro, a equação de entropia feita pelo Hawking.

E também algo que está me deixando bem confuso:

Quanto mais forte for a atração gravitacional de um corpo, mais rapidamente outro corpo é atraído para ele, certo? Por exemplo: um corpo de massa 100kg, na Terra, cai mais rapidamente que cairia na Lua, pois lá a atração gravitacional é menor.

Mas então, por que eles falam que quanto mais próximo um corpo ficasse de um buraco negro, mais lentamente ele se moveria, sendo que pela lógica de maior atração gravitacional - e a de um buraco negro é supostamente infinita - o corpo deveria ir cada vez mais rápido?

Sim,o tempo fica mais lento e chega a parar quanto mais próximo de um buraco, mas, por que o tempo para? É bem complexo de imaginar "o tempo parar"; isso também pararia os movimentos? E, parando os movimentos, isso não pararia os "grávitons"?
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2012, 16:20:44 por Matt »
"(...), mas é preciso ser mais valente que os vikings para saber a resposta." - Stephen Hawking.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:[Ajuda?] Buracos Negros
« Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2012, 16:17:38 »
Já lhe explicamos o porque de evirar hífen, itálico e notações do tipo xD, O.o,etc...

Por que você continua insistindo?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Matt

• Nível 01
  • *
« Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2012, 16:19:38 »
Shit damn. Foi mal, eu digito assim sem notar, em tudo quanto é canto. Editei. E os "por quês" não são convincentes.  :hein:
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2012, 16:22:07 por Matt »
"(...), mas é preciso ser mais valente que os vikings para saber a resposta." - Stephen Hawking.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Janeiro de 2012, 17:08:07 »
Shit damn. Foi mal, eu digito assim sem notar, em tudo quanto é canto. Editei. E os "por quês" não são convincentes.  :hein:

Valeu!!!  :ok: Bom garoto.  :)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Matt

• Nível 01
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Janeiro de 2012, 17:38:51 »
Responder ao objetivo do tópico não, né, caro Padawan?  :x

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Janeiro de 2012, 18:38:47 »
Eu lembro que caiu entropia de buraco negro e radiação de Hawking no meu vestibular pro ITA. Acho que o assunto me traumatizou um pouco e agora sou um físico que sabe menos relatividade do que deveria saber por direito.

A ideia básica é que você não pode "jogar fora" entropia ao mandar um objeto pra dentro de um buraco negro, uma vez que a entropia do universo nunca pode diminuir. Por isso, o próprio buraco negro deve ter entropia e essa entropia deve aumentar tanto ou mais que a entropia do que cair nele.

A radiação de Hawking se refere à emissão de calor e partículas por um buraco-negro. O espectro dessa radiação é igual à de um corpo-negro a uma temperatura inversamente proporcional à massa do buraco-negro. A variação de entropia %5Cmathrm%7Bd%7DS+%3D+%5Cfrac%7B%5Cmathrm%7Bd%7DQ%7D%7BT%7D  está associada à troca de calor entre o buraco-negro e o ambiente. Como E%3Dmc%5E2 e c%3D1, temos %5Cmathrm%7Bd%7DQ%3D%5Cmathrm%7Bd%7DM e temos a variação de entropia relacionada à variação de massa do bruaco-negro. Supondo que um buraco negro de massa 0 tenha entropia zero, poemos integrar a entropia na massa e vemos que a entripia é proporcional à massa ao quadrado. Mas a massa de um buraco-negro é proporcional ao raio, portanto a entropia é proporcional à área do horizonte de eventos.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Matt

• Nível 01
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Janeiro de 2012, 19:03:02 »
Ah, obrigado. Vou reler algumas vezes para absorver tudo direito, mas deu para entender melhor.

E quanto ao suposto paradoxo da atração gravitacional e a questão do tempo?  :)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Janeiro de 2012, 19:17:19 »
Lembre-se que quando falamos em relatividade, alguns conceitos são diferentes. Aceleração, por exemplo, é um deles.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Matt

• Nível 01
  • *
« Resposta #8 Online: 21 de Janeiro de 2012, 19:34:39 »
Certo, mas, em suma, por que o efeito da gravidade seria o inverso - ao invés de acelerar os corpos, desacelerá-los?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 21 de Janeiro de 2012, 19:46:09 »
Pra começar, você não pode falar da velocidade de um corpo sem mencionar um referencial. Assim, um observador distante que observa algo caindo em um buraco negro o enxerga levando um tempo infinito para chegar ao horizonte de eventos, como se o objeto "congelasse" perto do horizonte, mas um observador "sentado"  no objeto atravessa o horizonte de eventos em um tempo finito.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Matt

• Nível 01
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Janeiro de 2012, 19:48:50 »
Ahhhh. Agora entendi a alusão que você fez à relatividade especial.

O tempo seria parado para um observador qualquer fora do campo gravitacional relevante do buraco negro. Agora ficou esclarecido, rs.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 21 de Janeiro de 2012, 19:53:37 »
Agora você achou o seu mestre, caro Padawan. :lol:

Mas ele está longe de ser um Jedi. :P

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 21 de Janeiro de 2012, 19:55:08 »
Num sô mestre desse cara não, Ô!

Meu mestrado não é em relatividade ;P
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Matt

• Nível 01
  • *
« Resposta #13 Online: 21 de Janeiro de 2012, 20:05:34 »
Os caras falando de mestrado e eu vendo matrícula para iniciar o ensino médio. Uhul.  :|

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!