Autor Tópico: Geologia - Parte da Groenlândia está subindo  (Lida 3394 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Geologia - Parte da Groenlândia está subindo
« Online: 22 de Janeiro de 2012, 09:38:28 »
Eis um belo exemplo de movimento predominantemente vertical devido à isostasia:

Citação de: Revista Pesquisa FAPESP n. 191 (janeiro de 2012)
Mais um possível efeito do aquecimento global: o derretimento de 100 bilhões de toneladas de gelo que estavam sobre a metade sul da Groenlândia durante o verão extremamente quente de 2010 no hemisfério Norte fez com que partes do seu território se sobrelevassem até 20 milímetros, 5 a mais do que normalmente é registrado nos meses estivais. Com menos peso em cima, as rochas que formam o solo da porção meridional da ilha ascenderam de forma excepcional.

Os dados foram coletados por uma rede de quase 50 estações GPS espalhadas pela costa da Groenlândia que monitora a resposta do terreno local à diminuição da quantidade de gelo sobre a possessão dinamarquesa. “Não há realmente outra explicação”, diz o pesquisador Michael Bevis, da Ohio State University, um dos envolvidos no projeto. “A subida anormal se correlaciona com os mapas de derretimento de gelo de 2010. Onde o gelo derreteu por mais dias, a subida foi mais elevada.”

No norte da ilha, onde o clima é muito frio e o derretimento mais raro, nenhuma estação mediu movimentação relevante da estrutura rochosa. Os dados do estudo foram apresentados em dezembro  num encontro em San Francisco da União Geofísica Americana.
Foto USGS

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
Re:Geologia - Parte da Groenlândia está subindo
« Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2012, 09:47:38 »
Outro dia eu li um dos "benefícios" do aquecimento global seria a abertura de rotas marítimas pelo derretimento no polo norte.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 23 de Janeiro de 2012, 00:27:49 »
Outro dia eu li um dos "benefícios" do aquecimento global seria a abertura de rotas marítimas pelo derretimento no polo norte.

Sem dúvida que os maiores beneficiários (aparentemente) do aquecimento global seriam os países mais setentrionais, pois poderiam usar os seus portos durante mais tempo, veriam as suas áreas agricultáveis aumentarem e teriam um clima mais ameno ao longo de seus territórios.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Janeiro de 2012, 00:37:44 »
Um negócio que eu imagino que tenha o mesmo princípio:

http://ciencia.hsw.uol.com.br/terremoto-induzido.htm

São processos diferentes. A parte que está sendo alçada da Groenlândia se deve à retirada, por derretimento da capa de gelo com centenas de metros de espessura, de uma massa de bilhões de toneladas. Com este alívio de carga, o bloco crustal em que se situa a Groenlândia, que está "flutuando" sobre o magma do manto, subiu.

Os terremotos induzidos são o resultado da liberação da tensão acumulada em maciços rochosos por conta da interferência humana, que ocorrem por vários motivos, desde a "lubrificação" dos planos de falhas com a água infiltrada de reservatórios até o solapamento de camadas por causa de recalque hidráulico.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2012, 11:25:18 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2012, 10:19:01 »
Bom, se ficar quente demais, vai congelar.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2012, 18:43:01 »
Parece que isso é um exagero. Não existiria água doce suficiente para tanto.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Janeiro de 2012, 19:49:26 »

Sem dúvida que os maiores beneficiários (aparentemente) do aquecimento global seriam os países mais setentrionais, pois poderiam usar os seus portos durante mais tempo, veriam as suas áreas agricultáveis aumentarem e teriam um clima mais ameno ao longo de seus territórios.

Eu não entendo qual é o motivo para tanto pânico a respeito desa mudança climática, o que é ruim para alguns pode ser bom para outros e até agora ninguém provou que não se trata de uma mudança natural e periódica.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Janeiro de 2012, 20:07:47 »
Bem, que eu saiba todos os dados levam a crer que seja antropogênica a mudança climática, ainda que uma mudança natural possa estar em curso também.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Janeiro de 2012, 22:05:19 »
Eu não entendo qual é o motivo para tanto pânico a respeito desa mudança climática, o que é ruim para alguns pode ser bom para outros e até agora ninguém provou que não se trata de uma mudança natural e periódica.

Dependendo da intensidade do aquecimento e consequentemente do degelo e das mudanças climáticas, existirão muitos perdedores. As áreas de manguezais, as florestas úmidas litorâneas, os recifes de corais, os mananciais de água doce próximos dos mares e as cidades ao atual nível do mar serão seriamente prejudicados ou até mesmo destruídos.
Foto USGS

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #10 Online: 24 de Janeiro de 2012, 09:37:19 »
Além disso, creio que vai ser bem custoso enfrentar megafuracões nos trópicos e áreas equatroriais e furacões em áreas antes temperadas.

O que poderia ocorrer com o clima da Terra se um furacão/ciclone/tufão chegasse a uma velocidade de 500 km/h e com uns 2.000 km? Além de tsunamis, nem imagino o que isso faria com a atmosfera e se não afetaria o mundo todo.

Mas um dia a gente chega lá e teremos tempestades supersônicas como em Júpiter  :?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 24 de Janeiro de 2012, 19:58:59 »

Dependendo da intensidade do aquecimento e consequentemente do degelo e das mudanças climáticas, existirão muitos perdedores. As áreas de manguezais, as florestas úmidas litorâneas, os recifes de corais, os mananciais de água doce próximos dos mares e as cidades ao atual nível do mar serão seriamente prejudicados ou até mesmo destruídos.

E áreas onde só existia neve e gelo podem ser tornar férteis, de um modo ou de outro não acho que só existirão efeitos ruins.

O problema é que as áreas habitadas do mundo hoje são habitadas justamente porque no passado tinham mais condições de plantio, então a raça humana é que vai sofrer as maiores consequencias.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2012, 20:02:12 por Arcanjo Lúcifer »

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #12 Online: 24 de Janeiro de 2012, 21:50:09 »
Como disse George Carlin:

"O planeta está bem, nós é que estamos fudidos."
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #13 Online: 26 de Janeiro de 2012, 10:47:38 »

Isso depois de uma boa adaptação dos portos a um crescimento do nivel do mar ... :/
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Janeiro de 2012, 19:11:00 »

Isso depois de uma boa adaptação dos portos a um crescimento do nivel do mar ... :/

Pense que mesmo assim tudo ainda tem um lado bom, quem comprou uma "casa de praia" que fica a 2 ou 3 kms dela vai ter seu imóvel valorizado, talvez Cuba suma do mapa para sempre junto com os Castro, paulista não vai precisar pegar 8 horas de fila no feriado porque talvez a praia fique na metade da distância atual... :lol:

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #15 Online: 27 de Janeiro de 2012, 22:41:12 »

E áreas onde só existia neve e gelo podem ser tornar férteis, de um modo ou de outro não acho que só existirão efeitos ruins.

O problema é que as áreas habitadas do mundo hoje são habitadas justamente porque no passado tinham mais condições de plantio, então a raça humana é que vai sofrer as maiores consequencias.

O problema é que será uma desgraça para a grande maioria. E não será exclusividade da raça humana as consequências. É previsto até uma "savanização da Amazônia". Uns anos atrás teve aquela seca histórica.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 28 de Janeiro de 2012, 07:19:47 »
O problema é que será uma desgraça para a grande maioria. E não será exclusividade da raça humana as consequências. É previsto até uma "savanização da Amazônia". Uns anos atrás teve aquela seca histórica.

O contrabando de madeira pela fronteira com a Venezuela vai fazer pior e muito mais rápido.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #17 Online: 28 de Janeiro de 2012, 09:34:55 »

O contrabando de madeira pela fronteira com a Venezuela vai fazer pior e muito mais rápido.

O contrabando de madeira pela fronteira com a venezuela?

Você ainda está colocando a culpa das nossas mazelas na conspiração comunista?

Até acredito que tenha tal contrabando, mas certamente é irrisório perto da extração ilegal de madeira pelos grandes madereiros (nada comunistas) e pelos fazendeiros e pecuaristas. Fazendeiros e pecuaristas não estão sazanizando a Amazônia, estão transformando-a em pasto e campo de soja.

E esse tipo de pessoa desde o pequeno traficante-conspirador comunista até os fazendeiros estão contribuindo para a mudança climática. Cada vez que derrubam uma árvore é um prego no caixão da Amazônia.

Já estamos com o clima desregulado, por tudo que já fizemos. Não é preciso ser um climatologista para saber que a Amazônia tem um papel chave na dinâmica climatológica mundial.

É um monte de merda.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 28 de Janeiro de 2012, 12:50:16 »

O contrabando de madeira pela fronteira com a venezuela?

Você ainda está colocando a culpa das nossas mazelas na conspiração comunista?

Até acredito que tenha tal contrabando, mas certamente é irrisório perto da extração ilegal de madeira pelos grandes madereiros (nada comunistas) e pelos fazendeiros e pecuaristas. Fazendeiros e pecuaristas não estão sazanizando a Amazônia, estão transformando-a em pasto e campo de soja.

E esse tipo de pessoa desde o pequeno traficante-conspirador comunista até os fazendeiros estão contribuindo para a mudança climática. Cada vez que derrubam uma árvore é um prego no caixão da Amazônia.

Já estamos com o clima desregulado, por tudo que já fizemos. Não é preciso ser um climatologista para saber que a Amazônia tem um papel chave na dinâmica climatológica mundial.

É um monte de merda.

Não fio, nada a ver com esquerdistas ou marcianos, só comentei que somem com milhares de toras de madeira todo santo dia sem que nem o governo brasileiro ou o venezuelano vejam passar pela fronteira.

Sobre os madeireiros eu já havia postado os links em outro tópico, até o MST devasta áreas com a desculpa de plantar soja, tem ONGs fazendo tráfico de animais silvestres, mineração ilegal em terras indigenas e todo tipo de coisa ilegal que todo mundo sabe que acontece agora mesmo mas ninguém toma conhecimento.

E derretimento de geleiras é a parte que preocupa todo mundo porque não dá lucro para ninguém.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 28 de Janeiro de 2012, 13:17:54 »
[...]
[...]

Eu não sou climatologista.

Mas como geólogo eu posso constatar que ao longo do tempo geológico sempre ocorreram mudanças climáticas (algumas delas muito radicais), a imensa maioria antes do Pleistoceno, quando não existiam seres humanos.
Foto USGS

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #20 Online: 28 de Janeiro de 2012, 14:03:29 »
[...]
[...]

Eu não sou climatologista.

Mas como geólogo eu posso constatar que ao longo do tempo geológico sempre ocorreram mudanças climáticas (algumas delas muito radicais), a imensa maioria antes do Pleistoceno, quando não existiam seres humanos.

Eu não entendo disso.

A forma que deu início aquela glaciação foi semelhante ao que os modelos de computador que simulam o clima preveem como uma possível era do gelo devido ao aquecimento global? Teve algum evento geológico que  explica o que ocorreu?

Tem um modelo que fala de que o aquecimento vai degelar os polos, aumentando a quantidade de água doce dos mares parando as correntes marítimas e causando uma nova era do gelo. Eu não sei se esse modelo é um tipo de consenço ou só um possível cenário entre outros.

Você acredita no aquecimento antropogênico?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 28 de Janeiro de 2012, 17:09:54 »
O capitalismo esta exterminando a espécie humana. Corram!!!!!
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 28 de Janeiro de 2012, 17:25:52 »
Eu não entendo disso.

A forma que deu início aquela glaciação foi semelhante ao que os modelos de computador que simulam o clima preveem como uma possível era do gelo devido ao aquecimento global? Teve algum evento geológico que  explica o que ocorreu?

A qual glaciação voce está se referindo?

Tem um modelo que fala de que o aquecimento vai degelar os polos, aumentando a quantidade de água doce dos mares parando as correntes marítimas e causando uma nova era do gelo. Eu não sei se esse modelo é um tipo de consenço ou só um possível cenário entre outros.

Não é a mudança de correntes marítimas que causa uma glaciação, embora ela colabore nisto. A principal causa está no nível de insolação e na composição e no padrão de circulação atmosférica.

Eu não 'acredito' em nada.

Em relação a sua pergunta: Sim, eu acho que há uma importante componente humana no atual processo de mudança climática.
Foto USGS

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #23 Online: 28 de Janeiro de 2012, 17:34:54 »
O capitalismo esta exterminando a espécie humana. Corram!!!!!

Que saco.

"O ser humano tá acabando com a espécie humana."

Melhor assim?

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #24 Online: 28 de Janeiro de 2012, 17:38:52 »
Eu não entendo disso.

A qual glaciação voce está se referindo?

Não é a mudança de correntes marítimas que causa uma glaciação, embora ela colabore nisto. A principal causa está no nível de insolação e na composição e no padrão de circulação atmosférica.

Eu não 'acredito' em nada.

Em relação a sua pergunta: Sim, eu acho que há uma importante componente humana no atual processo de mudança climática.

A dinâmica de eventos que ocorreram nas outras eras glaciais foi semelhante com os eventos que estão ocorrendo agora? Tipo, um aquecimento global com alterações bruscas e eventos de grandes magnitudes (como o Katrina e a seca da Amâzonia) precederam a era glacial propriamente dita?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!