Autor Tópico: Tempestade solar de grandes proporções ruma para a Terra  (Lida 779 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Tempestade solar de grandes proporções ruma para a Terra
« Online: 25 de Janeiro de 2012, 09:13:27 »
http://oglobo.globo.com/ciencia/tempestade-solar-de-grandes-proporcoes-ruma-para-terra-3748971

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=FVTCjCtxTL0

RIO – Uma tempestade solar de grandes proporções atingiu a Terra no início da tarde desta terça-feira. A nuvem de partículas carregadas é resultado de uma erupção registrada na superfície da estrela na noite do último domingo.

A erupção solar de anteontem foi classificada como de intensidade M8,7, pouco abaixo das do tipo X, as mais fortes. Ela lançou um fluxo de prótons energizados em alta velocidade que rumou para Terra a até 2 mil quilômetros por segundo. De acordo com nova medição do clima espacial da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA (NOAA), a ejeção de massa coronal associada à erupção está provocando uma tempestade geomagnética de nível S3 em sua escala, a mais forte desde 2003, mas ainda assim considerada apenas moderada.

A tempestade se segue a um dos mais longos e fracos períodos de atividade do Sol dos últimos ciclos, dando uma prévia do que pode-se esperar no próximo ciclo de atividade máxima da estrela, entre 2012 e 2013. Embora seja uma preocupação principalmente para os satélites e astronautas em órbita da Terra, a tempestade também pode afetar as comunicações de aeronaves voando próximas dos polos e redes elétricas de alta tensão - um surto de energia já foi relatado na Suécia -, além de provocar belas auroras boreais e austrais, que poderão ser vistas ainda a latitudes menores que o comum. Seus efeitos deverão ser observados pelo menos até esta quarta-feira.

Apesar disso, os seis astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) não tiveram que tomar medidas adicionais para se protegerem do fluxo de partículas e estão bem, informou a Agência Espacial Europeia (ESA). Mesmo sendo a maior dos últimos anos, a tempestade ainda está longe das intensidades máximas frequentemente geradas nos picos de atividade dos ciclos do Sol.

- Vamos observar mais tempestades como essa ou até maiores a medida que nos aproximamos do máximo de atividade solar – comentou Michael Hesse, chefe do setor de heliofísica do Centro de Voo Espacial Goddard, da Nasa.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re:Tempestade solar de grandes proporções ruma para a Terra
« Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2012, 09:28:36 »
É perturbador pensar que o Sol está logo ali e que um "soluço" fora do normal pode trazer sérios problemas.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Janeiro de 2012, 09:47:52 »
Eu não sei muito sobre isso, mas pelo que sei é algo recorrente em ciclos de 11 anos, e nada que se possa dizer, "meu deus, como isso é uma ameaça para a humanidade". Fora esses problemas relatados, que vão de fato se tornando mais relevantes na medida que vamos ficando cada vez mais dependentes de satélites, ainda vai haver o pessoal que argumenta contra a responsabilidade humana pelo aquecimento global dizendo, "É O SOL, É O SOL!!!!1111"

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 15 de Março de 2013, 23:19:53 »

Três imagens mostram erupções solares com ejeção de massa coronal em direção à Terra neste dia 15 de março. Um disco é colocado sobre o Sol para melhor ver a corona, a atmosfera em torno do astro. O fenômeno pode enviar bilhões de toneladas de partículas solares ao espaço e pode atingir nosso planeta após 1 a 3 dias e afetar o sistema de satélites. As partículas foram emitidas a 1.448 km/s

UOL

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 16 de Março de 2013, 00:37:05 »
Eu não sei muito sobre isso, mas pelo que sei é algo recorrente em ciclos de 11 anos, e nada que se possa dizer, "meu deus, como isso é uma ameaça para a humanidade". Fora esses problemas relatados, que vão de fato se tornando mais relevantes na medida que vamos ficando cada vez mais dependentes de satélites, ainda vai haver o pessoal que argumenta contra a responsabilidade humana pelo aquecimento global dizendo, "É O SOL, É O SOL!!!!1111"

Pelo que se sabe até hoje, as tempestades solares são ameaças usuais apenas para os equipamentos eletrônicos posicionados na parte mais externa da magnetosfera, ou seja, no espaço acima de 1000 km.
Foto USGS

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #5 Online: 16 de Março de 2013, 01:42:26 »
E pro sistema elétrico também, né? Tem uma lenda de que em uma cidade houve um blecaute por causa de uma tempestade solar. E dependemos muito da eletricidade.

Uma hora sem luz e eu já me sinto no século XVIII.  u.u
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Março de 2013, 01:58:50 »
[...]
Uma hora sem luz e eu já me sinto no século XVIII.  u.u

Use-a em seu proveito.
Foto USGS

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 17 de Março de 2013, 12:22:21 »
Não se pode fixar toda fonte de risco na atividade solar, o "sistema transmissor". Na Terra, "sistema receptor", que jamais foi estática em sentido algum, ocorrem alterações que podem influenciar drasticamente na "receptividade" do "sinal". AMAS/AMB, só como um exemplo, se desloca e varia. E... céus (literalmente)! Está na região sudeste do Brasil! Seria boa medida providenciar evacuação imediata, antes que comecem a evacuar de outra forma... É o apocalipse chegando!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!