A maior parte do texto é mimimi inútil.
DDV, nem eu nem você temos expertise para discutir a necessidade ou não de uma cesária em um caso particular.
Existe uma lista definida de indicações para cesárea. Algumas são absolutas e outras relativas (dependem de outros fatores, como proximidade do parto, estado de saúde materno, resultados de alguns exames, etc). Mas os problemas surgem de fatores econômicos e sociais, como veremos abaixo...
Porém, (a) eu conheço inúmeros profissionais de saúde que afirmam que a quantidade de cesáreas desnecessárias feitas no Brasil é absurdo, (b) existe o FATO de que no resto do mundo as cesáreas são a exceção, feitas apenas quando realmente não existe alternativa e (c) uma cesariana é uma intervenção cirúrgica, com todos os riscos que isso acarreta.
...no Brasil, nem todos os exames necessários para um completo acompanhamento e avaliação da gestante são disponíveis no setor público. Grande parte das gestantes chegam no parto sem terem tido um acompanhamento pré-natal mínimo. Daí, os médicos precisam tomar decisões baseados no que têm na hora (às vezes, só a cardiotocografia e uma história pobre). Nessas condições, levando-se em conta os potenciais riscos, eles optam pro fazer a cesárea. É como o bandeirinha que na dúvida marca o impedimento.
Ou seja, problemas no sistema público brasileiro. Não dá para comparar com países onde a saúde pública é decente.
Ao contrário do que você diz, o parto cesariano é MAIS seguro do que o normal em diversas situações
onde é plenamente possível fazer parto normal (Ex: feto com aprsentação pélvica). Não é por dar menos trabalho, é de fato um menor risco para bebê e mão. A sua tese de que o parto normal deve ser tentado até o máximo que for possível, só fazendo cesárea nos casos mais extremos, é falsa.
Além disso, nas maternidades particulares, há muitas mães que preferem cesárea e pagam por isso. O que fazer?
Além disso, conversei com médicos que concordaram com esse desabafo, com a ressalva de que muitas vezes tentam justificar as cesáreas desnecessárias com os baixos salários. Portanto, sugiro você se informar melhor para não se deixar carregar nos braços de Dunning e Kruger.
Sim, a corrupção existe e é grave em diversas áreas da saúde (Ex: ortopedista que faz trato com empresas de próteses, médicos com farmácias, etc). Eu não me referi às indicações de cesárea sem nenhum motivo ou justificativa, me refiro aos casos onde alterações no BCF, dados da história e outros exames não deixem o médico 100% tranquilo em tentar o parto normal. E é fato que os médicos que tentam o parto normal em situações "duvidosas" são crucificados depois caso dê merda, o que não ocorre quando optam pela cesárea.
Tenha calma e maneire aí, pois você não sabe se eu sou uma pessoa leiga nesse assunto ou não.
Quanto às indicações de cesárias, é muito mais danoso para a gestante, o bebê e O PRÓPRIO MÉDICO deixar de indicar uma cesária e dar merda do que indicar a cesária ao menor sinal de dar merda.
De acordo com muitos médicos, "dar merda" significa "perder meu tempo acompanhando o trabalho de parto" ou "perder minha viagem para a conferência".
Os médicos têm escalas de plantão definidas em maternidade. Quando o seu tempo acaba, são substituidos por outros que passam a acompanhar os trabalhos de parto. Ninguém
legalmente irá sair do plantão antes de completar as 12 ou 24 horas determinadas. Logo, é indiferente quanto ao tempo se ele acompanha o trabalho de parto dentro desse período. Na verdade, a cesariana é mais trabalhosa, leva mais tempo e exige presença do médico em tempo integral, ao contrário do perído expulsivo do parto normal, que é bem mais rápido.