A casual stroll through the lunatic asylum shows that faith does not prove anything. Nietzsche
Um passeio descontraído pelo hospício mostra que a fé não prova nada. (traduzindo via google)
A fé só prova que o ser humano sucumbe à magia, ao fácil. É a instituição da corrupção do ser humano.
Não sei o que Nietzsche definia como fé, então...
Quanto a fé… os dicionários apresentam diversas definições para essa palavra. Há quem impinja de que os ateus e cépticos têm fé, concluindo que eles têm dogmas, religião ou algo parecido. O termo fé tem definições vulgares para além das teológicas. Se tiver convicção em algo, isso é suficiente para dizer que tenho fé. Algumas frases tais como "a ciência precisa de fé" leva-me a pensar que se referem à elaboração de hipóteses, e relacionam abusivamente à fé teológica, que significa dogma.
Alguém pode crer que alguém é culpado de um crime e vai usar uma impressão digital como evidência, mas pode acontecer que essa impressão não corresponda ao suspeito. Nesse caso, apesar de originar-se em fé (significando crença), ela mostra-se falsa.
"É preciso ter fé para crer em Deus". Acho que quem diz uma frase dessas, não sabe o que diz, ou eu não o estou a entender. O que significa fé? Seja qual for a definição escolhida dos dicionários, continua vaga ou mostra-se ridícula. É preciso crer em Deus para crer em Deus? É preciso ter confiança para crer em Deus? É preciso ter dogmas para crer em Deus?."
Por Pedro AC
Para mim fé é o mítico de acreditar. Acreditar em algo pode ser fundamentado, mas quando o fundamento é a crença ao algo mágico, então isso é fé. O que acham?