Autor Tópico: Esta frase de Friedrich Wilhelm Nietzsche....  (Lida 576 vezes)

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
Esta frase de Friedrich Wilhelm Nietzsche....
« Online: 29 de Janeiro de 2012, 14:16:26 »

A casual stroll through the lunatic asylum shows that faith does not prove anything. Nietzsche

Um passeio descontraído pelo hospício mostra que a fé não prova nada. (traduzindo via google)

A fé só prova que o ser humano sucumbe à magia, ao fácil. É a instituição da corrupção do ser humano.

Não sei o que Nietzsche definia como fé, então...

Quanto a fé… os dicionários apresentam diversas definições para essa palavra. Há quem impinja de que os ateus e cépticos têm fé, concluindo que eles têm dogmas, religião ou algo parecido. O termo fé tem definições vulgares para além das teológicas. Se tiver convicção em algo, isso é suficiente para dizer que tenho fé. Algumas frases tais como "a ciência precisa de fé" leva-me a pensar que se referem à elaboração de hipóteses, e relacionam abusivamente à fé teológica, que significa dogma.
 Alguém pode crer que alguém é culpado de um crime e vai usar uma impressão digital como evidência, mas pode acontecer que essa impressão não corresponda ao suspeito. Nesse caso, apesar de originar-se em fé (significando crença), ela mostra-se falsa.

"É preciso ter fé para crer em Deus". Acho que quem diz uma frase dessas, não sabe o que diz, ou eu não o estou a entender. O que significa fé? Seja qual for a definição escolhida dos dicionários, continua vaga ou mostra-se ridícula. É preciso crer em Deus para crer em Deus? É preciso ter confiança para crer em Deus? É preciso ter dogmas para crer em Deus?."
Por Pedro AC

Para mim fé é o mítico de acreditar. Acreditar em algo pode ser fundamentado, mas quando o fundamento é a crença ao algo mágico, então isso é fé.  O que acham?

« Última modificação: 29 de Janeiro de 2012, 14:53:38 por zambest »
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!