Bem-vindo
, Cláudio BS.
Sim, creio que a maioria dos tópicos postados (embora muitos tenham afirmações que carecem de evidências mais fortes) sejam de conhecimento de todos os foristas, pelo menos como hipóteses. Quanto a mim eu tenho (e creio que junto com boa parte dos foristas) dúvidas quanto à própria existência real em qualquer momento da história da humanidade desta personagem chamada Jesus Cristo, ou seja: para mim é bem provável que Jesus sequer tenha sido um rabino... é possível e bem provável que Jesus tenha sido apenas uma lenda inventada séculos depois do tempo em que se diz que ele tenha existido, embora isto seja pouco importante, ao meu ver.
As origens da atual forma de comemoração do Natal são de fato inspiradas em celebrações anteriores de povos pagões, não conheço quem (mesmo dentre as comunidades protestante ou católica) discuta isso e a maioria dos membros destas religiões consideram este um detalhe pouco significante.
Pelo teor do seu texto suponho que suas idéias tenham forte infuência do que você leu ou ouviu em publicações ou reuniões da Sociedade Torre de Vigia (vulgo, Testemunhas de Jeová), acertei ?