Acho muito difícil que educação a distância seja o futuro, nos moldes atuais no Brasil (e também nas melhores instituições de ensino pelo mundo, não tenho ilusões) o que ocorre é que as aulas acabaram por absorver tecnologias novas (projetores, internet, etc), mas os métodos de ensino não sofreram praticamente mudança alguma, apesar das possibilidades que as novas tecnologias nos proporcionam. Por isso a sensação que ensino a distância pode ser melhor que o ensino presencial (eu preferiria assistir as aulas de um ganhador de um Nobel na internet do que de muitos de meus professores, se tivesse a opção), mas ao meu ver, quando aplicado as técnicas certas e realmente se tira proveito de novas tecnologias, o ensino presencial torna-se bem melhor.
Eu concordo em alguns pontos. As aulas presenciais, nos moldes atuais, são maçantes. Praticamente todas as aulas seguem o esquema do professor explica, passa exercícios, explica outra coisa, passa exercícios. Assim, por exemplo, são a maioria das aulas de Física, Matemática, até mesmo matérias que poderia render excelentes aulas, como Biologia, Química, onde, no caso da primeira, poderiam ter várias visitas de campo e a segunda, aulas de laboratório interessante, são subutilizadas. Infelizmente é o que você falou, os métodos de ensino não sofreram nenhuma mudança durante todo esse tempo (graças aos nossos maravilhosos pedagogos, técnicos em educação etc).
Mas eu (aí acho que já é questão de gosto) prefiro aulas não-presenciais, até porque eu tenho facilidade de aprender sozinho, e prefiro estudar no meu ritmo do que ficar perdendo tempo dentro de uma sala de aula. Acontece muito de, principalmente em aulas de Matemática, você entender o que o professor passou mas perde vinte, trinta minutos porque outras pessoas não entenderam e o professor está lá tentando explicar novamente, explicando de outar maneira, tempo esse que você poderia aproveitar pra avançar na matéria ou fazer outras coisas.
Então, mesmo se as aulas fossem diferente de como são, eu ainda preferiria o ensino a distância, embora logicamente iria comparecer a aulas de laboratório, de campo, entre outras, caso fossem ministradas.