Autor Tópico: Ótima notícia para a educação no Brasil  (Lida 2237 vezes)

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
Ótima notícia para a educação no Brasil
« Online: 05 de Fevereiro de 2012, 16:19:54 »

http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/

A dublagem dos vídeos para o português das aulas da Khan Academy já começou (ver link acima)... E espero que não termine...

Para quem não conhece a Khan Academy:

http://en.wikipedia.org/wiki/Khan_Academy

http://pt.wikipedia.org/wiki/Khan_Academy

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Ótima notícia para a educação no Brasil
« Resposta #1 Online: 05 de Fevereiro de 2012, 17:08:50 »

Parei aqui.

...

Em vez de promoverem os métodos educativos de Paulo Freire, resolvem importar lixo estadunidense promovendo ciência burguesa, com cumplicidade de grandes corporações capitalistas que controlam a mídia de massas. Não é de se surpreender, essa gente aplaude inocentemente até o Globo Ciência, da fundação Roberto Marinho.

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Fevereiro de 2012, 17:16:33 »
As aulas dele de Equações Diferenciais foram infinitamente melhores das que eu tive no ano passado.

Ah, e o Buckaroo Banzai tem razão: os  "Paulo Freirenses" tem arrepios do absurdo que é o aluno estudar com um professor virtual que não os indica o caminho para sair do "cabrestro" burguês.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 05 de Fevereiro de 2012, 17:47:36 »

Parei aqui.

...

Em vez de promoverem os métodos educativos de Paulo Freire, resolvem importar lixo estadunidense promovendo ciência burguesa, com cumplicidade de grandes corporações capitalistas que controlam a mídia de massas. Não é de se surpreender, essa gente aplaude inocentemente até o Globo Ciência, da fundação Roberto Marinho.

:histeria:
"Deus prefere os ateus"

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #4 Online: 05 de Fevereiro de 2012, 18:32:56 »

Parei aqui.

...

Totalmente apoiado! :hihi:
Até onde eu sei eu não sei.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #5 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 10:19:08 »
Vamos continuar com a nossa programação normal, então?

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #6 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 14:45:55 »
 :?

O melhor professor do mundo? Eu dormi assistindo os primeiros 2 minutos do vídeo. Isso porque eu sei do que se trata o assunto e poderia acompanhar a videoaula com muita facilidade.
8-)

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 17:30:06 »
Eu gosto do Khan Academy.

Tentei fazer esse tipo de vídeo com o SmoothDraw, mas sem mesa digitalizadora fica muito ruim.
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #8 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 19:18:40 »
Não conhecia isso. Dei uma rápida olhada e achei absurdamente interessante. Educação a distância, creio eu, é o futuro, apesar da maioria das pessoas não ter a habilidade de aprender assim 'sozinho'. Aqui no Rio existe o consórcio CEDERJ, que une as federais daqui (UFRJ, UFF, UNIRIO etc) e oferece diversos cursos de graduação semi-presenciais, com plataforma online, tutoriais virtuais e presenciais. É muito interessante e realmente funciona, inclusive eu um curso por lá, pena que seja tão pouco divulgado.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 20:02:09 »
Não conhecia isso. Dei uma rápida olhada e achei absurdamente interessante. Educação a distância, creio eu, é o futuro, apesar da maioria das pessoas não ter a habilidade de aprender assim 'sozinho'. Aqui no Rio existe o consórcio CEDERJ, que une as federais daqui (UFRJ, UFF, UNIRIO etc) e oferece diversos cursos de graduação semi-presenciais, com plataforma online, tutoriais virtuais e presenciais. É muito interessante e realmente funciona, inclusive eu um curso por lá, pena que seja tão pouco divulgado.
Acho muito difícil que educação a distância seja o futuro, nos moldes atuais no Brasil (e também nas melhores instituições de ensino pelo mundo, não tenho ilusões) o que ocorre é que as aulas acabaram por absorver tecnologias novas (projetores, internet, etc), mas os métodos de ensino não sofreram praticamente mudança alguma, apesar das possibilidades que as novas tecnologias nos proporcionam. Por isso a sensação que ensino a distância pode ser melhor que o ensino presencial (eu preferiria assistir as aulas de um ganhador de um Nobel na internet do que de muitos de meus professores, se tivesse a opção), mas ao meu ver, quando aplicado as técnicas certas e realmente se tira proveito de novas tecnologias, o ensino presencial torna-se bem melhor.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #10 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 22:11:12 »
Acho muito difícil que educação a distância seja o futuro, nos moldes atuais no Brasil (e também nas melhores instituições de ensino pelo mundo, não tenho ilusões) o que ocorre é que as aulas acabaram por absorver tecnologias novas (projetores, internet, etc), mas os métodos de ensino não sofreram praticamente mudança alguma, apesar das possibilidades que as novas tecnologias nos proporcionam. Por isso a sensação que ensino a distância pode ser melhor que o ensino presencial (eu preferiria assistir as aulas de um ganhador de um Nobel na internet do que de muitos de meus professores, se tivesse a opção), mas ao meu ver, quando aplicado as técnicas certas e realmente se tira proveito de novas tecnologias, o ensino presencial torna-se bem melhor.

Eu concordo em alguns pontos. As aulas presenciais, nos moldes atuais, são maçantes. Praticamente todas as aulas seguem o esquema do professor explica, passa exercícios, explica outra coisa, passa exercícios. Assim, por exemplo, são a maioria das aulas de Física, Matemática, até mesmo matérias que poderia render excelentes aulas, como Biologia, Química, onde, no caso da primeira, poderiam ter várias visitas de campo e a segunda, aulas de laboratório interessante, são subutilizadas. Infelizmente é o que você falou, os métodos de ensino não sofreram nenhuma mudança durante todo esse tempo (graças aos nossos maravilhosos pedagogos, técnicos em educação etc).

Mas eu (aí acho que já é questão de gosto) prefiro aulas não-presenciais, até porque eu tenho facilidade de aprender sozinho, e prefiro estudar no meu ritmo do que ficar perdendo tempo dentro de uma sala de aula. Acontece muito de, principalmente em aulas de Matemática, você entender o que o professor passou mas perde vinte, trinta minutos porque outras pessoas não entenderam e o professor está lá tentando explicar novamente, explicando de outar maneira, tempo esse que você poderia aproveitar pra avançar na matéria ou fazer outras coisas.

Então, mesmo se as aulas fossem diferente de como são, eu ainda preferiria o ensino a distância, embora logicamente iria comparecer a aulas de laboratório, de campo, entre outras, caso fossem ministradas.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 00:52:44 »
Olha, quem tem aula de física e matemática tem é sorte que tem um tempinho para praticar exercícios, estava dirigindo minha crítica mais para as aulas que são feitas em formato de seminários, que eu acho desnecessário. Aula de seminário presencial e por internet tem muitas poucas diferenças, você só não estaria vendo seus colegas passarem pelo mesmo " sofrimento " que você (o que ajuda um pouco a aguenta-las.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #12 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 14:39:29 »
Discute-se muito a qualidade da EAD. Se eu achasse que todos os professores que tive, por exemplo, dentro da universidade, fossem competentes e ministrassem uma aula que me acrescentasse muito, eu teria uma imensa preferência pelo curso presencial. Só que a maioria dos professores que tive foi simplesmente inútil para minha formação acadêmica. O curso presencial, por outro lado, proporcionou-me outras coisas que eu não teria à distância, como determinadas convivências com colegas que foram bastante enriquecedoras na minha formação. Isso fora a convivência com o espaço político e administrativo da unidade em que estudo.

Então, a qualidade é muito relativa e vai depender muito do foco do aluno. Mas a "tendência" para a EAD não está relacionada a uma comparação entre as qualidades da presencial e da EAD e sim por uma demanda. A EAD, hoje, cresce por existir uma demanda; ou por pessoas que trabalham e não têm como estar diariamente em uma sala-de-aula, ou por pessoas localizadas em regiões de difícil acesso para um curso presencial; é mais barato e mais rápido fazer a educação à distância do que levar um curso para um local desses. Isso sem contar casos como a graduação específica em Libras, uma sub-área que, até pouco tempo, tinha uma demanda muito fraca, e, de repente, passou a ter uma demanda imensa e com pouquíssimo profissionais para atuar na formação.
8-)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 04 de Dezembro de 2012, 20:19:58 »

http://www.udacity.com/

Udacity is a private educational organization founded by Sebastian Thrun, David Stavens, and Mike Sokolsky, with the stated goal of democratizing education.[2]
It is the outgrowth of free computer science classes offered in 2011 through Stanford University.[3] As of 28 November 2012, Udacity has 15 active courses.[4] Thrun has stated he hopes half a million students will enroll, after an enrollment of 160,000 students in the predecessor course at Stanford, Introduction to Artificial Intelligence,[5] and 90,000 students had enrolled in the initial two classes as of March 2012.[6][7] Udacity was announced at the 2012 Digital Life Design conference.[8] Udacity is funded by venture capital firm, Charles River Ventures, and $300,000 of Thrun's personal money.[2] In October 2012 the venture capital firm Andreessen Horowitz led the investment of another $15 million in Udacity (DeSantis, Nick (2012) MOOC provider Udacity raises another $15-million in financing, Chronicle of Higher Education.
Thrun's work on Udacity was noted by The Guardian in a list of people championing open internet.[9]

http://en.wikipedia.org/wiki/Udacity

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #14 Online: 04 de Dezembro de 2012, 23:25:37 »
As aulas dele de Equações Diferenciais foram infinitamente melhores das que eu tive no ano passado.

Ah, e o Buckaroo Banzai tem razão: os  "Paulo Freirenses" tem arrepios do absurdo que é o aluno estudar com um professor virtual que não os indica o caminho para sair do "cabrestro" burguês.

To sendo forçado a estudar a obra do Paulo Freire e não acho que ele seja tão ruim assim.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 05 de Dezembro de 2012, 00:52:43 »
"O melhor professor do mundo" - Veja.

Tá.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 07 de Dezembro de 2012, 18:55:47 »
Quantos outros estão levando tanto a tanta gente, praticamente de graça/ao custo de acessar o youtube? Pelo menos nesse sentido quantitativo acho que é defensável que seja.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!