Autor Tópico: Pastor rompe com meio evangélico por não apoiar a intolerância  (Lida 1035 vezes)

Offline alersson

• Nível 10
  • *
Pastor rompe com meio evangélico por não apoiar a intolerância
« Online: 14 de Fevereiro de 2012, 20:48:53 »
http://www.paulopes.com.br/2012/02/pastor-rompe-com-meio-evangelico-por.html

O pastor Ricardo Gondim, 54, anunciou em seu blog que está se afastando do que ele chama de “movimento evangélico” para não ter de compactuar com a intolerância e com a transformação dos cristãos em consumidores.

Em um texto com o título “Tempo de Partir”, indagou: “Por que uma ruptura radical?” Ele respondeu que está preservando a sua “alma da intolerância”. “O movimento evangélico nacional se apequenou.”

“Vejo-me incapaz de tolerar que o Evangelho se transforme em negócio e o nome de Deus vire marca que vende bem”, escreveu. “Não posso aceitar, passivamente, que tentem converter os cristãos em consumidores e a igreja, em balcão de serviços religiosos.”

Gondim afirmou que não abandonará a sua vocação de pastor, mas ainda não sabe que rumo vai tomar. “Mas estou certo dos caminhos por onde não devo seguir.”

Ele disse que a sua fé está marcada por rompimentos. Foi batizado na Igreja Católica, passou pelo presbiteriano, pertenceu à Assembleia de Deus e ultimamente estava na Igreja Betesda, onde virou “um estorvo”.

Gondim começou a se tornar um “estranho no ninho” quando, no começo de 2011, escreveu o artigo “Deus me livre de um Brasil evangélico”, onde destaca que o puritanismo religioso importado dos Estados Unidos, caso continue se expandindo, causará uma devastação na cultura brasileira, entre outros danos.

O pastor criou nova polêmica entre seus pares quando defendeu a união entre homossexuais. E também quando escreveu que Deus não está no controle de tudo, porque, se estiver, Ele pode ser apontado como o responsável também pelas mazelas da humanidade.

Mais recentemente ele disse, em uma entrevista na TV, que os ateus têm de ser ouvidos e respeitados. Já antes dessa entrevista chegou ser chamado de "pastor herege".

Gondim escreveu qual foi o resultado desses seus posicionamentos: “Senti na carne a intolerância e como o ódio está atrelado ao conformismo teológico”.

O pastor contou em seu artigo de agora que vivenciou algumas falcatruas cometidas por cúpulas de igrejas, como o aliciamento em eleição de pastores. Em outro caso, disse que participou de “cruzadas evangelísticas” cujo objetivo foi tão somente filmar multidão para exibi-la nos Estados Unidos com a finalidade de arrecadar dinheiro.

Seguem trechos do artigo do pastor.

- "Sou testemunha ocular de pastores que depois de orar por gente sofrida e miserável debocharam delas, às gargalhadas."

- "Não consigo admirar a enorme maioria dos formadores de opinião do movimento evangélico (principalmente os que se valem da mídia). Conheço muitos de fora dos palcos e dos púlpitos. Sei de histórias horrorosas, presenciei fatos inenarráveis e testemunhei decisões execráveis."

- "As decepções não foram suficientes para azedar a minha alma, sequer fortes para roubar a minha fé."

- "Recuso-me a continuar esmurrando as pontas de facas de uma religião que se molda à Babilônia".

- "Horrorizei-me com o programa da CNN em que algumas das maiores lideranças do mundo evangélico americano apoiaram a guerra do Iraque. Naquela noite revirei na cama sem dormir."

- "Quero dialogar com as ciências sociais. Preciso variar meus ângulos de percepção. Não gosto de cabrestos. Patrulhamento e cenho franzido me irritam."

integra do artigo:
http://www.ricardogondim.com.br/estudos/tempo-de-partir/

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Pastor rompe com meio evangélico por não apoiar a intolerância
« Resposta #1 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 20:54:50 »
O senhor é o meu pastor, nada me faltará, inclusive a verdade dos fatos. :?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #2 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 21:07:56 »
Amém.

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #3 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 00:37:48 »
E também quando escreveu que Deus não está no controle de tudo, porque, se estiver, Ele pode ser apontado como o responsável também pelas mazelas da humanidade.

Que legal,um pastor repetindo um problema criado por um filosófo há mais de dois milênios . Se tentasse adivinhar as consequências desse raciocínio,já teria deixado de ser religioso há muito tempo .
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #4 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 09:03:29 »
Se tentasse...

Talvez o seu próximo rompimento seja o da sua própria fé.

Offline Lucas Andarilhodocéu

• Nível 10
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 12:56:09 »
Ta indo, daqui a pouco se toca e vira ateu.

Offline alersson

• Nível 10
  • *
« Resposta #6 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 19:09:18 »
Ta indo, daqui a pouco se toca e vira ateu.
será que já não é?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 09:38:56 »
Não tem nada a ver uma coisa com outra. Poderíamos igualmente ou até com alguma vantagem argumentar que os outros pastores é que são provavelmente ateus/mais próximos de ser.

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 09:43:18 »
Caio Fábio e Ricardo Gondim:

\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 10:16:44 »
Cara, esse vídeo do Caio é muito bom: "o amor que só Jesus pode dar" quauequaquaquaaququa.
Vou assistir agora o dele falando sobre o Malafaia. Será que se a gente largar esses líderes cristãos cheios do Espírito Santo sai alguma morte? :P

-------------------------------------------------------------

Ps.: Caio ameaçou o Silas de porrada, não disse?
feature=related
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2012, 10:23:38 por Hans Sauerkraut »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!