Autor Tópico: Quero uma lei assim!! Lei que pune suborno nos EUA  (Lida 485 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Quero uma lei assim!! Lei que pune suborno nos EUA
« Online: 19 de Fevereiro de 2012, 15:44:41 »
Lei que pune suborno nos EUA assusta brasileiros

Uma lei americana que pune o suborno de políticos e premia delatores com mais de US$ 100 mil mudou a rotina de empresas brasileiras nos Estados Unidos. A informação é de Filipe Coutinho, em reportagem publicada na Folha (disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Preocupadas com as multas milionárias da lei Dodd-Frank, em vigor desde 2011, companhias como a CPFL e Braskem, com ações na Bolsa americana, e multinacionais como Qualicorp e Kimberly-Clark criaram normas internas para se prevenir, até mesmo com canais internos para denunciar colegas.

O fundo para delatores é de US$ 450 milhões.

Até casos de suborno a políticos de fora dos EUA podem render punição. :feliz:

Um dos reflexos da lei é o aumento de auditorias no Brasil. Metade da receita das investigações da PricewaterhouseCoopers no país já é resultado dessa lei.

Na Ernst & Young Terco houve aumento de 100% nas investigações encomendadas por estrangeiros para saber o risco de fechar negócios no Brasil.

Leia a reportagem completa na Folha deste domingo, que já está nas bancas.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1050926-lei-que-pune-suborno-nos-eua-assusta-brasileiros.shtml
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Quero uma lei assim!! Lei que pune suborno nos EUA
« Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 16:12:41 »
Quantas vezes me detive a pensar que uma cultura de se premiar delatores de maracutais com isenção de culpa ou premios em dinheiro poderia ser institucional no Brasil! Essa é a lei do século! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 18:17:12 »
É uma versão anabolizada de uma idéia similar que tinha visto antes, onde só pagar propina não seria ilegal, desde que fosse uma propina para algo que já seria realmente legal, apenas atrasado por burocracia (se bem me lembro).

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 18:55:17 »
É uma versão anabolizada de uma idéia similar que tinha visto antes, onde só receber propina não seria ilegal, desde que fosse uma propina para algo que já seria realmente legal, apenas atrasado por burocracia (se bem me lembro).

Tipo acelerar julgamentos de processos e coisas do tipo? Onde você viu isso?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 19:06:16 »
Ops. PAGAR propina não seria ilegal, oferecer continuaria sendo.

http://marginalrevolution.com/marginalrevolution/2011/03/reduce-bribery-make-it-legal.html

[...] Basu notes that he intends this to apply to bribes where the person paying the bribe is receiving only what they are entitled to receive, e.g. when you have to bribe to get a business license that you are entitled to or to get your rice rations or get an income tax refund. [...]

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 21:07:15 »
É uma versão anabolizada de uma idéia similar que tinha visto antes, onde só pagar propina não seria ilegal, desde que fosse uma propina para algo que já seria realmente legal, apenas atrasado por burocracia (se bem me lembro).
Tipo lobby? :duvida:

No caso eu imagino uma lei assim pra propinas pagas pra ganhar licitação por exemplo, ou pra conseguir algum tipo de benefício com políticos. Seria uma lei com algumas adaptações, mas continuaria tendo a recompensa, multa e cadeia.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!