Autor Tópico: Selenotectônica?  (Lida 545 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Selenotectônica?
« Online: 22 de Fevereiro de 2012, 17:50:44 »
Citar
Fissuras na superfície lunar indicam atividade tectônica recente
Descoberta pode gerar novas versões para a origem do satélite, formado há 4,6 bilhões de anos


Maior graben encontrada em terras altas do lado escuro da lua. A imagem captada pelo LROC mostra que a fissura tem quase 500 metros de extensão e 20 de profundidade

Uma série de fissuras em partes da superfície lunar podem ser indícios de que houve atividade tectônica recente no satélite. Esta possibilidade pode obrigar os pesquisadores a rever a origem da lua.

Baseada em imagens colhidas pelo Lunar Reconnaissance Orbiter Camera (LROC), instrumento de alta resolução da Agência Espacial Americana (Nasa), os cientistas encontraram pedaços de meteoritos entre estas rachaduras, que não são localizadas em zonas de grande impacto de meteoritos, dando indícios de que elas possam ter sido geradas nos últimos 50 milhões de anos

Até então, as imagens captadas não tinham qualidade suficiente para notar estes pequenos distúrbios na superfície lunar. O LROC foi lançado em 2009, porém só agora surgiram as imagens destas jovens grabens (fissuras de origem tectônica).

Estas “cicatrizes” podem indicar que a lua não pode ter sido completamente fundida quando se formou há 4, 6 bilhões de anos. De acordo com os pesquisadores, ela pode ter sido por um núcleo sólido coberto por um oceano global de rocha derretida, sendo assim possível que ela se resfriasse, possibilitando que ela se alongasse e gerasse tais fissuras.

A pesquisa foi publicada no último domingo no periódico Nature Geoscience e foi conduzida pelo Centro de Estudos Planetários e da Terra no National Air and Space Museum em Washington DC, nos Estados Unidos.

Fonte: Nat Geo: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/noticias-lua-tectonica
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Selenotectônica?
« Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 19:50:44 »
Grabens?

Eles são típicos de ambientes tectônicos distensionais (isto é, um local da crosta que está sendo estirado) o que seria o oposto do que eu li em uma edição recente da revista Astronomy. Mais tarde eu verifico os textos indicados, comparo com o da revista e faço um comentário um pouco mais qualificado.
Foto USGS

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Selenotectônica?
« Resposta #2 Online: 07 de Março de 2012, 22:50:44 »
Após a leitura dos textos dos links e da Astronomy pode-se concluir que a Lua está sendo submetida a uma contração, ainda que em pequena escala, sendo que a melhor evidência são as muitas escarpas que se observam próximas às planícies (mares). Em diversos casos elas aparecem em locais onde os derrames vulcânicos estão muito profundos e que não poderiam ter exercido um controle litológico na geração delas.

Associados a estas escarpas ocorrem grabens, de tal modo que quando é considerado o arranjo bidimensional destas feições, permite-se interpretá-las como feições típicas de um ambiente onde a resultante dos esforços reside no campo compressivo, sendo que as escarpas são a feição mais conspícua de encurtamento (compressão), ao passo que os grabens são típicos de subcampos distensivos.
Foto USGS

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!