Autor Tópico: O Pastor Ateu  (Lida 2351 vezes)

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
O Pastor Ateu
« Online: 23 de Fevereiro de 2012, 20:13:56 »

O Reverendo Klaas Hendrikse é pastor da Igreja Protestante Holandesa, mas suas crenças fogem um pouco do comum. Que o eventual leitor cristão não fique chocado por ele negar a ressurreição física de Cristo. Essa posição é das mais conservadoras, até tradicionalistas, dentre as que o pastor defende.

Pois o Rev. Hendrikse é da opinião que não só a ressurreição, mas a própria existência de Jesus Cristo são eventos simbólicos, mitológicos, assim como (na opinião dele) Sócrates ou Dionísio. Filho de Deus? Bem, para isso ter algum sentido Deus teria que ser uma coisa, existir de alguma maneira. E isso já seria ir longe demais no fanatismo. “Deus não é, de maneira alguma, um ser. Deus não é, de maneira alguma, uma coisa.” Aqui os estudantes de teologia tradicional podem até ver uma esperança, um insight apofático e inegavelmente ortodoxo. Para não dar margem a mal-entendidos, o entrevistador da BBC pergunta, perplexo: “O que é Deus?”, ao que o pastor responde: “É uma palavra para experiência, experiência humana.”

Seu livro “Acreditando num Deus Inexistente” provocou ultraje em setores mais tradicionalistas do protestantismo holandês, mas como suas opiniões são bastante difundidas entre outros pensadores da Igreja, o comitê decidiu mantê-lo em seu cargo. De fato, um estudo constatou que 1 em cada 6 clérigos da Igreja Protestante Holandesa é ateu ou agnóstico. Toda essa inovação doutrinal, missionária e até litúrgica (em outra igreja, os fiéis escrevem em placas coisas que impedem que a terra seja o paraíso – câncer, guerra, fome – e as destroem) tem como meta manter a religião relevante para uma população que vive num livre mercado de crenças e procura alguma satisfação espiritual, embora longe dos conceitos ultrapassados de “Deus”, “existência”, “certo” e “errado”, etc.

A quem espera algum tipo de vida eterna, algo que dê esperanças face à inevitabilidade da morte, Rev. Hendrikse já avisa: “Pessoalmente, não tenho talento para acreditar em vida depois da morte.”

http://www.dicta.com.br/o-pastor-ateu/
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:O Pastor Ateu
« Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 20:22:26 »
Mwwwuuuahahaahah.

Quem vai negar agora que ateísmo é religião? ::)
Até onde eu sei eu não sei.

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 20:32:03 »
Enquanto ninguem criar um sistema filosófico que se assemelhe à religião e que não seja hostil à céticos,agnósticos e ateus,as antigas crenças/religiões ainda persistirão por um longo tempo .
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 19:57:38 »
Tenho pra mim que a maioria dos padres são ateus. Na verdade entre os que se propõe a estudar a religião em profundidade a possibilidade de se chegar ao ateísmo é enorme. Sem dúvida muito maior do que entre a população em geral.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 22:25:40 »
Não acho, não. A maioria dos padres de hoje possuem um formação muito deficiente, até por conta da dificuldade de se conseguir pessoas com vocação.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 00:59:22 »
Tenho pra mim que a maioria dos padres são ateus.
[...]

Ateus eu não sei, mas alguns eu tenho certeza que são agnósticos.
Foto USGS

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #6 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 02:28:24 »
Tenho pra mim que a maioria dos padres são ateus.
[...]

Ateus eu não sei, mas alguns eu tenho certeza que são agnósticos.

"Agnóstico/agnosticismo" é apenas eufemismo.  ::)

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 02:38:20 »
Não acho, não. A maioria dos padres de hoje possuem um formação muito deficiente, até por conta da dificuldade de se conseguir pessoas com vocação.

Realmente não está mais em moda esse negócio de ser padre. Aqui o curso de teologia é ministrado pela universidade do estado, sem interferência da igreja. Resultado,  os candidatos a padres acabam tendo que conviver com muitos professores ateus quando pagam as cadeiras de filosofia. Certa vez conversando com um seminarista ele me contou que muitos terminam o seminário "ateuzinhos da silva", apesar de os professores, segundo ele próprio, serem totalmente respeitosos e indiferentes quanto à questão religiosa.

Offline Baphomet

• Nível 20
  • *
  • ATEU (Fisicismo Reducionista)
« Resposta #8 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 09:49:14 »
... De fato, um estudo constatou que 1 em cada 6 clérigos da Igreja Protestante Holandesa é ateu ou agnóstico...

... A quem espera algum tipo de vida eterna, algo que dê esperanças face à inevitabilidade da morte, Rev. Hendrikse já avisa: “Pessoalmente, não tenho talento para acreditar em vida depois da morte.”
...
Eita!
Enfim, abre-se um véu de lucidez nessa fantasiosa parafernália religiosa!
"Não é suficiente ver que o jardim é belo sem ter que acreditar que há fadas morando nele também?"
(Douglas Adams)

"Quando uma pessoa tem uma insanidade, chama-se a isso 'delírio'; quando muitas pessoas sofrem de um delírio, chama-se a isso 'religião'."
(Robert Pirsig)

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 23:52:33 »

Mas que bando de exploradores desonestos....padres e pastores só existem por causa da crença em Deus, esses que não acreditam em Deus, que vão procurar algum modo honesto de se sustentar...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 01:22:55 »

Realmente não está mais em moda esse negócio de ser padre. Aqui o curso de teologia é ministrado pela universidade do estado, sem interferência da igreja. Resultado,  os candidatos a padres acabam tendo que conviver com muitos professores ateus quando pagam as cadeiras de filosofia. Certa vez conversando com um seminarista ele me contou que muitos terminam o seminário "ateuzinhos da silva", apesar de os professores, segundo ele próprio, serem totalmente respeitosos e indiferentes quanto à questão religiosa.

seminaristas terminando o seminário

professores de filosofia

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 08 de Junho de 2016, 11:25:20 »

Fim dos tempos: Há pastores e padres tornando-se ateus!

Por Silvio Costa em 9 de janeiro de 2014   

Como ponto de partida ao tema proposto, tomo por base as recentes notícias ligadas ao pastor Ryan Bell, da Igreja Adventista da Califórnia que decidiu viver como ateu durante um ano. Ele disse: “Eu não sei o que eu sou. Isso é parte do que vou buscar descobrir este ano”. Por conta de sua posição extrema de passar todo esse tempo freqüentando reuniões ateístas e estreitando relacionamento com ateus, enquanto deixará de ler a bíblia, fazer orações e ir à igreja; Bell perdeu seus empregos e a liderança da igreja que pastoreava em Hollywood. Ele diz se sentir discriminado e surrado pela posição tomada por sua igreja, comparando sua experiência a da rejeição que alguns gays passam quando assumem sua opção sexual.

Em uma entrevista, Ryan Bell relatou que mais de 20.000 pessoas já visitaram o seu blog nos primeiros dias em souberam publicamente de sua nova posição. Muitos que escreveram para ele, contam que também vivem com a dúvida sobre o que crêem, mas sentem medo de assumir isso por causa do custo social. A experiência de Ryan não é uma exclusividade norte-americana, pois temos no Brasil casos semelhantes e até mais definidos que os de Bell (uma vez que ele disse que não será ateu, e que tudo – apesar dos prejuízos que já teve – não passa de uma busca pessoal por respostas existenciais, mas que deverá retornar a igreja). Pensadores ateístas afirmam não haver razões lógicas e factíveis para se crer na existência de Deus e muito menos sentido para as religiões oferecerem enlevo ou ligação espiritual.

No Brasil, cito o caso de um ex-pastor presbiteriano de Jaguapitã (PR), que depois de anos no ministério cristão decidiu abandonar a dita “fé cristã”, assumir-se ateu e voluntariar-se em serviço na Liga Humanista Secular do Brasil (LHSB), entidade que se propõe em ajudar a outros quase ex-religiosos a se definirem e a encontrarem com a alegria da vida – fora da vida religiosa, obviamente. Desse ex-pastor em sua carta aberta destaco o seguinte trecho: “Minhas decepções com a igreja me fizeram retomar a busca pelas respostas das questões polêmicas dos tempos de faculdade e de outras que foram surgindo durante minha vida pastoral. Foi então que conheci Nietzsche, filho e neto de pastor. Um filósofo que conhecia profundamente a bíblia e a teologia. Nietzsche me apresentou respostas consistentes e libertadoras através do seu O Anticristo e o Humano demasiado humano, que me salvaram do medo e da insegurança”.

Cito também a Freedom From Religion Foundation (Fundação para o fim da religião), que mantém o projeto clero com o objetivo de reunir clérigos como pastores, padres, rabinos e outros líderes religiosos que escolheram “abandonar a fé”. Dan Barker, co-fundador da FFRF, reuniu nomes de sacerdotes “apóstatas” durante décadas. Alguns entraram em contato com ele depois lerem seu livro Godless (Sem Deus) ou seu livro anterior, Losing Faith in Faith (Perdendo a Fé na Fé). Para justificar a razão da FFRF, se expressa Barker: “Nós sabemos que deve haver milhares de líderes religiosos que secretamente já abandonaram sua fé, mas não têm para onde ir. “Agora eles têm um lugar para conhecer, um verdadeiro santuário, uma congregação daqueles que têm substituído fé e dogma pela razão e o bem-estar humano”.

O site do Projeto Clero reúne ambientes para discussão daqueles que perderam sua fé. Muitos são pastores que continuam cuidado de suas igrejas, mas poucos têm coragem de assumir quem são. Num antigo fórum da FFRF, uma pastora metodista de nome Lynn, também se manifestou ateísta e confessou: “Toda semana eu me sinto como uma fraude. Toda semana eu luto com o fato de que eu estou mentindo quando eu falo diante de minha congregação. Estou levando uma vida dupla. Eu tenho uma estratégia de saída, mas ainda preciso de algum tempo. Até lá, vou continuar a servir a minha igreja e lutar essa batalha em minha mente”. A Freedom from Religion afirma que não reúne apenas o clero de igrejas liberais, mas também “muitos padres e pastores tradicionais” além de “uma série de pregadores pentecostais.

E como se não bastasse tanta descrença entre pastores, mais dois relatos pastorais. “Eu sou ateu”, diz Jack, um pastor afiliado à Convenção Batista do Sul (EUA), com mais de 20 anos de ministério. ”Vivo minha vida como se Deus não existe”, pronuncia-se também Adam, que faz parte da equipe pastoral de uma pequena igreja em um dos estados mais religiosos dos EUA. Ambos construíram suas vidas e carreiras ao redor da fé, mas agora dizem sentir-se encurralados, vivendo uma mentira. O pastor Jack disse que há dez anos começou a sentir sua fé se esvair. Ficou incomodado com as inconsistências no relato dos últimos dias da vida de Jesus, a improbabilidade de histórias como a “Arca de Noé” e as idéias expressas na Bíblia sobre as mulheres e seu lugar no mundo. “Comecei a olhar para isso (ministério) como apenas uma atividade profissional e faço o que tem de ser feito”, disse. “Venho fazendo isso há anos”.

A solução para a descrença é ouvir a Palavra de Deus (Rm 10:17). Respostas para as indagações intrigantes da alma poderão ser obtidas através da oração (Jr 33:3; Zc 10:1). Vivemos um tempo de esfriamento do amor e de extinção da verdadeira fé em Jesus (Mt 24:12; Lc 18:8), mas em Deus há sempre renovação para recomeço (Is 40:31). Elias desistiu da vida por falta de fé e o Senhor o sustentou em sua maior crise pessoal (1 Re 19:4-5); Gideão descreu que o Senhor pudesse libertar seu povo, mas sua fé foi restaurada e por fim, além de voltar a crer, vivenciou milagres (Jz 6:1-27). Há outras pessoas na Bíblia que duvidaram de Deus e foram alcançadas pelas misericórdias dEle; a exemplo de Pedro que ao desviar seus olhos do mestre e fitá-los nas ondas, começou a submergir e ao prever o inevitável afogamento (Mt 14:30), e então grita: Senhor, salva-me! Este deve ser o grito (se já não for possível orar mais), a nosso Salvador capaz de revelar-se aos vacilantes, mas sinceros pecadores que apelam à sua ajuda (Sl 50:15). Definitivamente, a elucidação das dúvidas e questionamentos existenciais não pode ser respondida pelo ateísmo (Sl 10:4; 14:1); ainda mais para pastores (Jd:3).

Por Silvio Costa

Silvio mora na belíssima cidade de Guarapari no ES; é administrador de empresas por profissão; estudou teologia no Seminário SEET e na Faculdade FAIFA. É membro do conselho editorial da revista Seara News. Contribui como colunista em outros portais evangélicos e é palestrante em escolas bíblicas realizadas em seu Estado. Escreve também para o seu blog Cristão Capixaba e é o editor responsável pelo portal Litoral Gospel.

http://colunas.gospelmais.com.br/fim-dos-tempos-ha-pastores-e-padres-tornando-se-ateus_7858.html

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #13 Online: 09 de Junho de 2016, 11:33:00 »
É, ateísmo é algo que deixa os caras incomodados

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #14 Online: 10 de Junho de 2016, 08:59:20 »

Mas que bando de exploradores desonestos....padres e pastores só existem por causa da crença em Deus, esses que não acreditam em Deus, que vão procurar algum modo honesto de se sustentar...

..."padres e pastores só existem por causa da crença em Deus",.... Certo..., mas é da crença em Deus pela parte dos crentes e não necessariamente dos padres e pastores... Estes são meros profissionais. 8-)

Será que um futebolista profissional é obrigado a gostar de futebol? Não necessariamente, ele existe porque há espetadores que gostam do futebol...

Os astrólogos, os cartomantes, os leitores de mãos,... acreditam, ou são obrigados a acreditar nas suas práticas? Não... Desde que exista um mercado de pessoas que necessitam de ser enganadas surgem profissionais para responderem a essa necessidade... São as Leis de Mercado. ::)

Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #15 Online: 10 de Junho de 2016, 17:42:49 »
O conceito de "ignosticismo", criado por um rabino da igreja judaica humanista é muito interessante e correlacionado com o assunto abordado por este tópico. E na minha opinião é uma posição mais consistente do que a teísta, a ateia, e até mesmo a agnóstica.

Ignosticismo ou igteísmo é uma posição teológica, a partir da qual todas as outras posições teológicas, incluindo o agnosticismo, presumem demais sobre o conceito de Deus, sua existência e outros conceitos teológicos. A palavra "ignosticismo" foi cunhada por Sherwin Wine, rabino e uma figura base para o judaísmo humanístico.

O ignosticismo pode ser definido como algo que envolve dois pontos de vista relacionados, a respeito da existência de Deus:

1 - O ponto de vista de que uma definição coerente de Deus deve ser apresentada antes que a questão da existência de Deus possa ser discutida de forma significativa. Além disso, se esta definição é infalseável, o ignóstico toma a posição de não cognitivismo teológico em que a questão da existência de Deus, por esta definição, é desprovida de significado. Neste caso, o conceito de Deus não é considerado sem significado; o termo "Deus" é considerado sem significado.

2 - O segundo ponto de vista é um sinônimo do não cognitivismo teológico, e pula a etapa de primeiro perguntar "O que se entende por Deus?" antes de proclamar a questão original "Deus existe?" como sem significado.
Alguns filósofos têm encarado o ignosticismo como uma variante do agnosticismo ou ateísmo,[1] enquanto outros o consideram distinto. Um ignóstico sustenta que não pode nem mesmo dizer se é ou não um teísta ou ateísta enquanto uma definição melhor de teísmo não seja oferecida.

Fonte: Wikipédia, Ignosticismo.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #16 Online: 16 de Junho de 2016, 10:28:29 »
penso eu que muitos pastores evangélicos seguem o deus do dinheiro fácil isento de impostos onde  depositam toda sua fé  :diabo:  ::)
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #17 Online: 05 de Julho de 2016, 02:26:09 »
O conceito de "ignosticismo", criado por um rabino da igreja judaica humanista é muito interessante e correlacionado com o assunto abordado por este tópico. E na minha opinião é uma posição mais consistente do que a teísta, a ateia, e até mesmo a agnóstica.

Ignosticismo ou igteísmo é uma posição teológica, a partir da qual todas as outras posições teológicas, incluindo o agnosticismo, presumem demais sobre o conceito de Deus, sua existência e outros conceitos teológicos. A palavra "ignosticismo" foi cunhada por Sherwin Wine, rabino e uma figura base para o judaísmo humanístico.

O ignosticismo pode ser definido como algo que envolve dois pontos de vista relacionados, a respeito da existência de Deus:

1 - O ponto de vista de que uma definição coerente de Deus deve ser apresentada antes que a questão da existência de Deus possa ser discutida de forma significativa. Além disso, se esta definição é infalseável, o ignóstico toma a posição de não cognitivismo teológico em que a questão da existência de Deus, por esta definição, é desprovida de significado. Neste caso, o conceito de Deus não é considerado sem significado; o termo "Deus" é considerado sem significado.

2 - O segundo ponto de vista é um sinônimo do não cognitivismo teológico, e pula a etapa de primeiro perguntar "O que se entende por Deus?" antes de proclamar a questão original "Deus existe?" como sem significado.
Alguns filósofos têm encarado o ignosticismo como uma variante do agnosticismo ou ateísmo,[1] enquanto outros o consideram distinto. Um ignóstico sustenta que não pode nem mesmo dizer se é ou não um teísta ou ateísta enquanto uma definição melhor de teísmo não seja oferecida.

Fonte: Wikipédia, Ignosticismo.

Conheci o ignosticismo há pouco tempo. No meu ponto de vista, é a visão mais adequada para um cético.
"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!