Autor Tópico: Cerimônias para eventos importantes da vida  (Lida 705 vezes)

Offline Chico

• Nível 04
  • *
Cerimônias para eventos importantes da vida
« Online: 23 de Fevereiro de 2012, 22:35:04 »
Existem alguns eventos na vida da pessoa, como casamento e nascimento de filho (ou batismo), que merecem alguma cerimônia importante para valorizar e comemorar. Isso se torna um problema quando a pessoa não tem religião, por ser difícil realizar uma cerimônia importante sem referências religiosas. Além disso, as cerimônias feitas por juiz e advogados são sem graça.

Para começar, eu não tenho nem ideia de como os casamentos funcionanam em culturas não-cristãs. Eles poderiam servir de inspiração também.

Cheguei a pensar na hipótese de fazer um casamento em igreja, mas com a própria pessoa decidindo o texto que o padre vai dizer, sem citar nomes como Deus, Jesus e coisas da igreja católica, mas o problema é se o padre for muito cabeça dura, mesmo oferecendo pagamento.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Cerimônias para eventos importantes da vida
« Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 22:37:15 »
Seja bem vindo Chico.

Depois de uma passadinha no tópico de apresentações.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 22:44:04 »
Existem alguns eventos na vida da pessoa, como casamento e nascimento de filho (ou batismo), que merecem alguma cerimônia importante para valorizar e comemorar. Isso se torna um problema quando a pessoa não tem religião, por ser difícil realizar uma cerimônia importante sem referências religiosas. Além disso, as cerimônias feitas por juiz e advogados são sem graça.

Para começar, eu não tenho nem ideia de como os casamentos funcionanam em culturas não-cristãs. Eles poderiam servir de inspiração também.

Cheguei a pensar na hipótese de fazer um casamento em igreja, mas com a própria pessoa decidindo o texto que o padre vai dizer, sem citar nomes como Deus, Jesus e coisas da igreja católica, mas o problema é se o padre for muito cabeça dura, mesmo oferecendo pagamento.

Tais acontecimentos ou são 'ritos de passagem' ou de 'iniciação'. E se eles são importantes (ou não), vai depender somente do indivíduo ou do casal.

Eu, por exemplo, casei apenas no civil. Na oportunidade o juiz-de-paz tentou fazer uma cerimônia com fundo religioso. Mas eu cortei de imediato as intenções dele, sendo taxativo em afirmar que eu não concordava com as crenças mítico-religiosas e nem aquele momento era para isto, pois eu estava, em última instância, celebrando um contrato sob a tutela do Estado Brasileiro, que é laico.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 23:00:47 »

Seja bem vindo, Chico. Quanto a questão por você levantada, é mais uma utilidade para templos ateus como os que estão querendo construir. Uau!
O filósofo Alain de Botton, 42, vai construir em Londres o primeiro templo ateu do mundo. O arquiteto Tom Greenall já aprontou o projeto. Será uma torre cuja altura representará a idade da Terra, com cada centímetro equivalendo a um período. O templo contemplará  a ideia de perspectiva em uma alusão à reflexão, algo que está se perdendo na contemporaneidade

Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2012/01/botton-anuncia-construcao-do-primeiro.html#ixzz1nFxFj2vl

Até onde eu sei eu não sei.

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 09:38:49 »

Imagine algum lugar especial aonde seria interessante fazer um evento assim,porque já que você não quer seguir um ritual antigo que só e perpretado por tradição,então a única alternativa é você proprio criar um outro ritual . Obviamente,isso ficaria ainda mais interessante se for feito com a ajuda de outras pessoas(só não envolva muitas pessoas nesse planejamento para poder surpreender os convidados) . Não é porque você prefere se manter irreligioso que é obrigado à não fazer/participar de cerimônias assim . E o sacerdote nem mesmo precisa pertencer à religião cristã ou mesmo ser religioso .
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!