Autor Tópico: multiverso e o deus das lacunas  (Lida 1987 vezes)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
multiverso e o deus das lacunas
« Online: 03 de Março de 2012, 15:13:12 »
Um dos posts do Jireh/Itacaré me motivou a abrir esse tópico para por em pauta a discussão. Por que crentes mais fanáticos possuem uma bronca com a ideia de multiverso se ela abre uma série de lacunas que justificariam a sua própria fé? Um multiverso responderia porque Deus não é visto diariamente, já que ele se encontraria fora deste Universo (e de qualquer outro), no hiperespaço, e sua ação seria indireta nesse universo. Também ofereceria uma resposta para o paraíso e o inferno, que seriam apenas outros universos, em que a passagem do nosso universo para esses outros somente seria possível pela alma. As ações de "espíritos", bons ou maus, também poderiam ser sentidos indiretamente entre os universos, daí porque não se veriam os espíritos ou demônios, apenas suas influências sobre os endemoniados. Abriria também uma resposta para outras questões como "se Deus é eterno e sempre existiu, então teria esperado um tempo infinito para criar o mundo?", já que abre a possibilidade de já ter criado infinitos universos no tempo infinito. Bem, é isso.

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
Re:multiverso e o deus das lacunas
« Resposta #1 Online: 03 de Março de 2012, 15:19:28 »
Mas aí. só se crente pensasse logicamente, ou apenas pensasse. :hmph:
« Última modificação: 03 de Março de 2012, 15:21:39 por zambest »
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 03 de Março de 2012, 15:20:45 »
Eu acho que é porque a visão que eles tem de espiritualidade vem dos líderes de suas religiões. E os líderes não tem a necessidade de dar explicações mais mirabolantes devido ao fato de os crentes estarem satisfeitos com as explicações dadas.

Tipo um círculo vicioso.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 03 de Março de 2012, 15:22:03 »
Porque é uma hipótese que "resolve" o problema dos inúmeros "filosoficamente possíveis" valores para as propriedades físicas do universo, dos quais apenas uma infinitamente minúscula fração resulta no universo tal como o conhecemos, o que é usado no argumento para "ajuste fino inteligente".

(Apesar de não raramente negarem a idéia de ajuste fino em si, imaginando um universo muito mais "tosco" onde teria sido necessária muita intervenção divina "manual", em vez de um universo "automático" perfeitamente funcional)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 03 de Março de 2012, 15:33:31 »
Mas isso não invabilizaria o argumento do "ajuste fino", já que este universo teria sido criado para a existência de vida humana e um outro criado com parâmetros para uma existência espiritual, outro para uma existência angelical, outro para demônios e por aí vai...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #5 Online: 03 de Março de 2012, 15:33:54 »
Pensando bem, "Deus" é a mais estapafúrdia das possibilidades. Imagine uma entidade que submeta tudo, as nossas mentes, as coisas em nosso redor esse modo como reconhecemos a imensidão de tudo, do universo e sua inexcrutabilidade. "Deus" com nada externo a ele, "tudo" é ele. Como pode? Absolutamente sozinho, sem nada alheio a sí. Isso ainda é mais tenso que uma natureza e a vida sem propósito, pelo menos ainda temos a familiaridade da diversidade, da coletividade da falibilidade. "Deus" não.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #6 Online: 03 de Março de 2012, 15:48:26 »
Eu acho que é porque a visão que eles tem de espiritualidade vem dos líderes de suas religiões. E os líderes não tem a necessidade de dar explicações mais mirabolantes devido ao fato de os crentes estarem satisfeitos com as explicações dadas.

Tipo um círculo vicioso.
Pois é. Ninguém se presta a pensar que Iavé, por exemplo, é ao gosto do freguês, que antes dele ou contemporâneo a ele haviam outros, como El, ou Baal, ou Astarote e por aí vai.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 03 de Março de 2012, 16:33:26 »
Mas isso não invabilizaria o argumento do "ajuste fino", já que este universo teria sido criado para a existência de vida humana e um outro criado com parâmetros para uma existência espiritual, outro para uma existência angelical, outro para demônios e por aí vai...

Sim, mas então essa "teoria de multiversos" não teria nada em comum com as idéias supostamente científicas, que supõe uma miríade ou infinitude de universos "mal sucedidos". Seria só uma roupagem cientificóide para inferno, paraíso e Terra, precisando só de três universos, pelo que estou vendo. No máximo algo menos do que dez, se for levar em consideração todas aquelas coisas de níveis de inferno e purgatório, mas bem poderia ser que todos esses ambientes coubessem num só universo-inferno geral.

Talvez até tenha quem defenda isso, mas não pode ser dado como uma "concordância" com as hipóteses "científicas" de multiversos, não mais do que idéias de "terceiro olho" místicas realmente "concordam" com qualquer coisa que se constate sobre fotossensibildade da glândula pineal.

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #8 Online: 03 de Março de 2012, 17:01:40 »

Tipo um círculo vicioso.
Verdade, acho que os teistas são na realidade Papagaios. Repetem tudo o que ouvem, sem reflexão alguma. Agradam o dono e ganham uma comidinha, no caso dos teistas eles estão fazendo este número de repetição tentando se convencer, mas ao contrário dos Papagaios o dono não existe.
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #9 Online: 03 de Março de 2012, 17:27:49 »
Bem...acho que o negócio é MUITO mais simplista...
"Não está escrito na bíblia nada sobre vários universos...logo, eles não existem."
:)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #10 Online: 03 de Março de 2012, 21:23:12 »
"Não está escrito na bíblia nada sobre vários universos...logo, eles não existem."
Sim mas sobre esse assunto sempre me vem à mente o que pra minha mãe, quando lia essa passagem, pra ela parecia um mistério, João 10;16, "Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor."
Pode ser qualquer outra coisa assim como as vezes parece que é alguma raça alienígena. :umm:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 03 de Março de 2012, 22:24:37 »

O "argumento" do ajuste fino (ou argumento teleológico) não há como ser refutado porque não é científico. Aconteça o que for, os crentes sempre o colocarão em pauta.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 03 de Março de 2012, 23:24:35 »
Mas a questão do tópico não é se crentes usariam ou não um  argumento científico, mas por que eles rejeitam a priori o multiverso como "uma invenção desesperada dos ateus para sustentar a evolução" se o multiverso abriria um ponto argumentativo interessante para eles próprios. Como disse o Sergiomgbr, algumas passagens casariam perfeitamente com esse conceito, inclusive em isaias, em que a rendondeza do mundo pode ser interpretada como o universo plano e deus assentado sobre poderia ser uma imdicação que estaria fora do universo. É uma mina de ouro em ad hocs que não é utilizada.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #13 Online: 04 de Março de 2012, 09:43:08 »
Sim mas sobre esse assunto sempre me vem à mente o que pra minha mãe, quando lia essa passagem, pra ela parecia um mistério, João 10;16, "Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor."
Pode ser qualquer outra coisa assim como as vezes parece que é alguma raça alienígena. :umm:

Bem...essa é o único "verdadeiro milagre" das religiões...
Uma coisa é negada quando não está escrita na bíblia(se interessar)...mas(se interessar) ela está escrita lá e somos nós que não sabíamos interpretar.   E tudo continua fazer sentido!(para quem interessa)

Offline CãoDanado

• Nível 00
  • *
« Resposta #14 Online: 07 de Março de 2012, 13:03:45 »
O cara que abriu este post, já partiu do pre suposto da existência de um deus.
Buscando a aprovação dos crentes, através de uma teoria tão "lixo", que se assemelha ao próprio deus.
No tópico, os dois são abrodados.
Um duplo lixo intelectual, sem valor algum.
Este assunto de multiverso está tão manjado....
« Última modificação: 07 de Março de 2012, 13:07:02 por CãoDanado »

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 07 de Março de 2012, 13:06:42 »
Sugiro que releia o post inicial.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 07 de Março de 2012, 13:47:34 »
Sugiro que releia o post inicial.

Vá com calma...
Foto USGS

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #17 Online: 07 de Março de 2012, 15:15:18 »
Não é tanto pela lógica, é pela cultura que a religião envolve.

Poderia até algum dia encontrarem uma teoria scientifica que se encaixe perfeitamente na idéia criacionista, embora assim, jamais seria adotada por todos os fiéis.

Vide a evolução da religião e a ainda existência de grupos, por exemplo, que apóiam a teoria da terra nova.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #18 Online: 07 de Março de 2012, 15:21:30 »
Buscando a aprovação dos crentes, através de uma teoria tão "lixo", que se assemelha ao próprio deus.
Cão Danado! Tu é danado mesmo! rsrsrs   :histeria:
O Derfel não tinha o objetivo que você imaginou...

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #19 Online: 07 de Março de 2012, 18:27:43 »
Cão Danado! Tu é danado mesmo! rsrsrs   :histeria:
O Derfel não tinha o objetivo que você imaginou...

Isso é falta de Deus no coração.

Sugiro que o Danado leia "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e passe em um centro para tomar um passe.

Fica com Deus e na paz de Jesus nosso salvador irmãozinho.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #20 Online: 07 de Março de 2012, 21:05:20 »
Um dos posts do Jireh/Itacaré me motivou a abrir esse tópico para por em pauta a discussão. Por que crentes mais fanáticos possuem uma bronca com a ideia de multiverso se ela abre uma série de lacunas que justificariam a sua própria fé? Um multiverso responderia porque Deus não é visto diariamente, já que ele se encontraria fora deste Universo (e de qualquer outro), no hiperespaço, e sua ação seria indireta nesse universo. Também ofereceria uma resposta para o paraíso e o inferno, que seriam apenas outros universos, em que a passagem do nosso universo para esses outros somente seria possível pela alma. As ações de "espíritos", bons ou maus, também poderiam ser sentidos indiretamente entre os universos, daí porque não se veriam os espíritos ou demônios, apenas suas influências sobre os endemoniados. Abriria também uma resposta para outras questões como "se Deus é eterno e sempre existiu, então teria esperado um tempo infinito para criar o mundo?", já que abre a possibilidade de já ter criado infinitos universos no tempo infinito. Bem, é isso.

Lacuna é que não falta nessa teoria pro cara colocar o possibilidade que quiser.

Offline Jurupari

• Nível 00
  • *
« Resposta #21 Online: 27 de Março de 2012, 13:16:50 »
As mentes mais brilhantes da Física e da Matemática ainda debatem sobre as possibilidades dessa teoria. Presumo que você deva ter provas incontestáveis para refutar tal teoria referindo-se a ela com tamanha veemência: "lixo". Por favor apresente suas provas ou no mínimo um ótimo embasamento que possa abrandar a sua impolidez. Do contrário porte-se com educação no fórum e leia com atenção os tópicos.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 27 de Março de 2012, 15:52:28 »
Acho que o forista em questão foi banido justamente por sua "educação"...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 27 de Março de 2012, 17:40:09 »
Acho que não foi banido, apenas sumiu.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!