Autor Tópico: Análise de Vídeo "Paranormal" - Ajuda  (Lida 1417 vezes)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
Análise de Vídeo "Paranormal" - Ajuda
« Online: 04 de Março de 2012, 18:02:48 »
Prezados,

Um colega que é amigo do "paranormal" Thomaz Green Morton( o que amarelou para o James Randi) me encaminhou o vídeo deste reportagem antiga do fantástico, para que eu explicasse o que poderia estar ocorrendo.

Peço a ajuda de vcs, pois não tenho idéia do que pode ser, pois é um detalhe que quase passou despercebido, e não consegui explicá-lo para esse colega. Está entre 1:40 min e 3:10 min do vídeo.

feature=related

sendo mais preciso, são as luzes girando que aparecem fora do carro,  no momento entre 2:40 - 3:00 min.

Abs
Felipe
« Última modificação: 04 de Março de 2012, 19:16:14 por Feliperj »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
Re:Análise de Vídeo Paranormal - Ajuda
« Resposta #1 Online: 04 de Março de 2012, 19:08:20 »
Falcatrua pura, esse truque da colher é velho.

O cara segura uma colher já dividida ao meio e vai mexendo para dar a impressão que entorta.

A luz no céu: Se tiver nuvens, não dá para ver no vídeo, deve ser apenas um laser refletido nelas.

Eu tenho um, tem alcance para chegar até as nuvens e não dá para ver a fonte no chão se vc estiver longe dela.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 04 de Março de 2012, 19:12:31 »
Falcatrua pura, esse truque da colher é velho.

O cara segura uma colher já dividida ao meio e vai mexendo para dar a impressão que entorta.

A luz no céu: Se tiver nuvens, não dá para ver no vídeo, deve ser apenas um laser refletido nelas.

Eu tenho um, tem alcance para chegar até as nuvens e não dá para ver a fonte no chão se vc estiver longe dela.

Esse vídeo é da década de 80-90 (veja o carro). Assim, essa explicação do laser não é uma boa opção, ainda mais por causa da trajetória "com rastro" que a luz deixa, qdo está girando (trecho entre  2:40 min  e 3:00 min).

Os flashes são fáceis de explicar, mas a luz que gira, no momento em que ele está dentro do carro, é que não consegui explicar.

Olhe o trecho ente 2:40 min  e 3:00 min.

Abs
Felipe
« Última modificação: 04 de Março de 2012, 19:17:26 por Feliperj »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 04 de Março de 2012, 19:20:14 »
Eu vi o vídeo, assisti tb a reportagem quando passou na televisão.

A luz dentro do carro é algo que está escondido lá, a colher é o truque velho que falei e já vi explicarem tudo direitinho em um programa, se não me engano daquele tal "Mister M".

E a luz é isso mesmo, um laser ou luz potente com uma fonte em algum lugar distante de onde ele estava, possivelmente um canhão de luz dirigido ao céu em um horário previamente combinado com um colega.

E sim, tb já vi isso.

Moro em SP, perto de divisa de São Caetano do Sul de um lugar onde eu sempre avistava uma luz em círculos no céu como a que aparece no vídeo.

A fonte era um canhão de luz na porta de um salão de festas no Ipiranga, distante uns 8 km de onde eu estava.

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #4 Online: 04 de Março de 2012, 19:30:29 »
Em um momento de menos movimento do carro é possível notar que a luz mantem mesma distancia em relação ao teto do veículo, revelando que quem se movimenta é a câmera (2:46 - 2:47). Os círculos podem ser obtidos com movimentos do carro e da câmera. Penso que seja Vênus ou algum reflexo.

Próximo ao volante tem uma pequena luz que pode ter gerado o reflexo.
« Última modificação: 04 de Março de 2012, 20:18:19 por ANDREWaim »
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Análise de Vídeo "Paranormal" - Ajuda
« Resposta #5 Online: 04 de Março de 2012, 20:25:20 »
No mundo da picaretagem paranormal já não compensa mais a produção de fenômenos físicos porque o risco de ser apanhado em fraude é muito alto e acaba encurtando a carreira dos médiuns que preferem cada vez mais os fenômenos mentais. Isso explica o sumiço do Thomaz, que se reserva a fazer showzinhos a uma pequena platéia de admiradores e amigos próximos e foge como o diabo foge da cruz dos céticos. Aliás, mágica por mágica, ele se revela um ilusionista de 5a. categoria.

Veja abaixo.

O mineiro Thomaz Green Morton, o homem do “rá!” (seu grito “energizante”), ficou famoso nos anos 80 como um paranormal capaz de produzir luzes, entortar talheres e fazer perfume brotar das mãos, poderes que teria desenvolvido aos 12 anos, depois de ser atingido por um raio enquanto pescava. Aclamado por alguns como o “maior paranormal do mundo”, ele atraiu uma legião de personalidades para o seu sítio em Pouso Alegre (MG).

Gal Costa, Elba Ramalho, Ivo Pitanguy, Baby Consuelo e Sérgio Reis estavam entre os que não hesitavam em testemunhar sobre as façanhas do guru. No auge da fama, consta que ele chegou a cobrar 20 mil dólares por cinco dias no seu sítio para “tratamento de energização”.

Hoje, estudiosos de fenômenos paranormais não têm dúvida de que Morton não passa de um ilusionista – e nem é dos melhores. “Ele é uma farsa”, afirma o psicólogo Wellington Zangari, coordenador do Inter Psi (Grupo de
Estudo de Semiótica, Interconectividade e Consciência), ligado à PUC de São Paulo. “Morton diz ter todos esse poderes, mas jamais conseguiu demonstrá-los a pesquisadores com conhecimento de ilusionismo e prestidigitação”, diz Zangari.

Morton já foi flagrado diversas vezes, inclusive em frente às câmeras. Uma das imagens o mostrou em volta de uma mesa com amigos, segurando um garfo quebrado. Enquanto pedia aos presentes que dissessem um número de 0 a 100, ele buscou embaixo da mesa um talher já colado – em câmera lenta, o movimento era claro. De repente, gritou o famoso “rá!” e deu o garfo colado a quem supostamente teria acertado o número.
Em outra ocasião, um flash de máquina fotográfica escondido embaixo da mesa disparou antes da hora, revelando o truque usado para produzir os fenômenos luminosos. Morton ficou visivelmente desconcertado e tentou atrair a atenção dos presentes para outro ponto, afirmando que a luz havia vindo de lá. Houve também a cena em que ele passou um punhado de moedas de uma mão para a outra e exibiu, ao final, uma das moedas dobradas – o problema é que na mão de origem havia oito moedas e na mão de destino apareceram nove.

Apesar das evidências, ainda há quem consiga encontrar fatos inexplicáveis relacionados aos supostos poderes de Morton, como, por exemplo, a protuberância na testa que parece se inchar de vez em quando. “Isso pode ser feito com um sistema simples de sucção, como aquelas bombas usadas para extrair leite materno, ou pela utilização de alguma substância química que produza reação alérgica”, diz Zangari. Para dar uma última oportunidade a Thomaz Green Morton – que anda um tanto recluso já faz algum tempo –, Zangari lança um desafio público: que ele se submeta a testes na sede do Inter Psi, com a presença de jornalistas e de equipes de TV.
http://super.abril.com.br/cotidiano/fraudes-me-engana-eu-gosto-445642.shtml

Mais aqui: http://str.com.br/Str/morton.htm
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 04 de Março de 2012, 22:05:31 »
Um colega de outro forum reparou a silhueta de uma mão, como se estivesse rodando uma luz.

So não sei dizer se o movimento desta silhueta explica corretamente o movimento da luz e a forma como ela se comporta qdo para.

Abs
Felipe
« Última modificação: 04 de Março de 2012, 22:07:33 por Feliperj »

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Março de 2012, 00:57:06 »
O narrador diz em 2:32 - 2:40:

"Dá pra ver, lá no céu, uma luz que gira idêntica aquela que mostramos agora a pouco no céu de Pouso Alegre [...]"

Aí, de 2:53 até 2:58 entra a suposta filmagem com a luz do céu de Pouso Alegre para efeito de comparação. Alguns poderão pensar que se trata de zoom na filmagem feita dentro do carro. Mas na filmagem dentro do carro (e respectivo zoom) o céu é mais claro. Mas, é escuro na suposta filmagem do céu de Pouso Alegre.

Penso que a luz que gira "lá no céu" foi involuntária, pois, foi descoberta pela equipe de reportagem e não indicada pelo sujeito que alega ter poderes paranormais.

E, que esta luz é apenas um reflexo da luz que se encontra próxima ao volante (que pode ser um relógio no pulso do motorista). Girar é apenas efeito do balanço.

Imagine que o cameraman se ocupa de focalizar o rosto do motorista. É como se a cabeça do motorista fosse o centro da filmagem. Com o solavanco e a inércia o cameraman acaba se deslocando para frente (em direção ao painel do veículo). Assim a luz (que é reflexo daquela próxima ao volante - e que pode ser um relógio no pulso do motorista) acaba aparecendo "lá no céu". Quando o cameraman compensa o solavanco e a inércia e volta a focalizar o rosto do motorista (afasta-se do painel do carro), a luz desaparece. A luz "lá no céu" gira da mesma forma que a luz próxima ao volante. Sério, Navalha de Ockham.

Veja:

« Última modificação: 05 de Março de 2012, 11:52:48 por ANDREWaim »
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x