Autor Tópico: Putin vence eleição presidencial na Rússia; rivais alegam fraude  (Lida 292 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Putin vence eleição presidencial na Rússia; rivais alegam fraude
« Online: 05 de Março de 2012, 10:05:26 »
Putin vence eleição presidencial na Rússia; rivais alegam fraude

Vladimir Putin obteve uma retumbante vitória nas eleições presidenciais da Rússia, no domingo, mostraram pesquisas de boca de urna. Com isto, assegura um novo mandato de seis anos para assumir o Kremlin e para lidar com os protestos de oposição, que após a votação acusou de ter sido fraudada.

Duas pesquisas de boca de urna da televisão, divulgadas após o término da votação, deram a previsão que o primeiro-ministro venceria com 59,3 e 58,3 por cento dos votos, o que facilmente torna um segundo turno contra o candidato em segundo lugar desnecessário.

O seu rival mais próximo, o líder do Partido Comunista, Gennady Zyuganov, ficou abaixo de 20 por cento em ambas as pesquisas. Zyuganov disse que seu partido não reconheceria os resultados oficiais da eleição, chamando-a de "ilegítima, desonesta e não transparente".

Putin descartou rapidamente as acusações de fraude, que serão repetidas pela oposição em protestos que começam na segunda-feira.

"Esta é a eleição mais limpa em toda a história da Rússia", disse o chefe da campanha de Putin, Stanislav Govorukhin. "As violações que nossos rivais e os opositores do presidente falarão agora são risíveis".

Os resultados oficiais da maior parte dos colégios eleitorais são esperados para segunda-feira.

Uma multidão enorme, em sua maioria de jovens apoiadores de Putin, se reuniu à noite em uma praça do lado de fora do Kremlin, acenando bandeiras russas.

Espera-se também que o ex-espião da KGB retorne ao Kremlin com duros discursos de luta contra o Ocidente, uma marca registrada de seu primeiro mandato como presidente e nas campanhas eleitorais. Economistas dizem que o principal teste da volta de Putin ao governo seria ver o quão longe ele estaria disposto a ir para reformar uma economia extremamente dependente em exportação de energia.

Os opositores do candidato eleito disseram que a votação em muitas partes do vasto país foram envieasadas para seu favor e juraram continuar com os maiores protestos vistos desde que ele chegou ao poder, há 12 anos.

"Nós não consideramos estas eleições legítimas", disse um dos líderes dos protestos de oposição, Vladimir Ryzhkov, que planeja um novo comício contra Putin em Moscou na segunda-feira.

http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=32710871

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Putin vence eleição presidencial na Rússia; rivais alegam fraude
« Resposta #1 Online: 06 de Março de 2012, 13:59:17 »
Lágrimas de Putin deixam russos perplexos

As lágrimas derramadas pelo novo líder russo, Vladimir Putin, após sua vitória nas eleições presidenciais do último domingo deixaram perplexos os russos, acostumados ao rosto destemido do ex-agente da KGB, levando-os a se perguntarem se foram mesmo de emoção.

'São de verdade ou são lágrimas de crocodilo?', questionou nesta segunda-feira um dos internautas russos que inundaram a rede com centenas de comentários, cada um mais irônico do que o outro, sobre as já famosas 'lágrimas de Putin'.

Logo após ser informado de sua vitória eleitoral no primeiro turno, o presidente eleito fez a esperada aparição junto a seu antecessor, Dmitri Medvedev. O que ninguém imaginava é que ao subir ao palanque, cercado de centenas de bandeiras da Rússia, Putin apareceria com lágrimas nos olhos.

'Agradeço a todos os que disseram 'sim' a uma grande Rússia. Essa é nossa vitória e não vamos entregá-la a ninguém', afirmou o novo líder, com seus olhos azuis marejados.

As lágrimas claramente filmadas pelas câmeras de televisão contrastaram com a imagem de homem de ação que sempre quis transmitir Putin, que gosta de ser visto como piloto, motociclista, caçador, bombeiro e submarinista.

'Foi o vento. Foram autênticas lágrimas de vento', disse, ao se reunir com os representantes de sua campanha eleitoral.

Seu porta-voz, Dmitry Peskov, também tentou explicar que as fortes rajadas de vento que sopravam no ato realizado ao ar livre na Praça Manezh foram o real motivo das lágrimas do chefe de Governo.

Alguns analistas não hesitaram em comentar nesta segunda-feira que as lágrimas são consequência dos meses de tensão vividos desde as eleições parlamentares de dezembro, denunciadas como fraudulentas pela oposição não parlamentar.

'Moscou não acredita nas lágrimas', escreveu em referência ao famoso filme soviético um dos usuários da runet, a internet russa que transbordou nas últimas horas de comentários e imagens de um Putin emocionado.

Alguns internautas russos se orgulharam do fato de seu presidente ter mostrado seu lado mais sensível após a vitória eleitoral, mesmo que uma única vez.

Outros, no entanto, o acusam de não ter expressado a mesma emoção quando mais de 330 pessoas morreram, metade delas crianças, no sequestro de uma escola de Beslan por um comando terrorista checheno em setembro de 2004.

A rede também ficou cheia de caricaturas de Putin chorando com um lenço estampado com a cifra 64%, em referência à percentagem de votos que recebeu no último domingo.

No domingo à noite, Putin não deixou de distribuir abraços e beijos entre seus partidários e representantes, e inclusive aproveitou para recitar um poema patriótico de Sergei Yesenin, um popular poeta russo que se suicidou aos 30 anos.

Putin, que disse que sua vitória eleitoral não foi 'nenhuma surpresa', demonstrou em poucas ocasiões públicas emoções próprias dos mortais. Há quem diga que a única ocasião em que o viram chorando desconsoladamente em público foi no enterro de seu padrinho político, o prefeito de São Petersburgo, Anatoly Sobchak.

Uma biografia publicada pouco antes das eleições pela famosa jornalista russa Masha Gessen foi intitulada 'O homem sem rosto', devido à atmosfera de mistério que envolve a personalidade de Putin.

Acostumado a ridicularizar o populismo de seus oponentes políticos, Putin é muito dado a usar uma linguagem de quartel em seus discursos políticos ou durante suas reuniões com membros do Governo.

No entanto, ultimamente o líder russo, que após essa vitória eleitoral continuará no Kremlin até 2018, se permitiu algumas concessões à sensibilidade excessiva, como tocar piano ou cantar músicas em inglês em eventos beneficentes.

http://noticias.br.msn.com/mundo/l%c3%a1grimas-de-putin-deixam-russos-perplexos

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!