Autor Tópico: Asneiras quânticas  (Lida 1203 vezes)

Offline joaonunes25

• Nível 00
  • *
Asneiras quânticas
« Online: 05 de Março de 2012, 14:22:06 »
Prezados. Entrei neste fórum ontem, pois estou pesquisando algumas fontes sérias para rebater as bobagens quânticas que viraram moda na cultura esotérica e na auto-ajuda.

Já encontrei algumas fontes, mas tenho pouco material. É óbvio, até para um leigo como eu, que se trata de um amontado de bobagem, distorções de tópicos da mecânica quântica da forma que convém para provar a "ciência" deles. No entanto, eu não queria responder no mesmo nível deles, de achismos e nada preciso.

Na minha família, há um caso de uma pessoa entrando nestas de física quântica, consciência cósmica e teoria das cordas (não no sentido científico, mas de reencarnação). É extremamente revoltante e eu queria mostrar material de gente séria criticando esta prática fraudulenta e covarde, que se aproveita de pessoas fragilizadas que buscam consolo.

Agradeço desde já.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
Re:Asneiras quânticas
« Resposta #1 Online: 05 de Março de 2012, 16:05:11 »
Bem vindo joão, não deixe de passar na área de apresentação do fórum

“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Março de 2012, 17:18:46 »
Ou deixe, não tem obrigação nenhuma. :)

Não tenho nenhuma recomendação "de peso", mas acho que talvez dê para começar a caçar algo por aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/What_the_Bleep_Do_We_Know!%3F#Academic_reaction

Possivelmente em alguns fóruns céticos/científicos há análises desse "documentário" expondo bem as asneiras, talvez até haja algo por aqui mesmo, embora não lembre.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3 Online: 05 de Março de 2012, 17:44:24 »
Prezados. Entrei neste fórum ontem, pois estou pesquisando algumas fontes sérias para rebater as bobagens quânticas que viraram moda na cultura esotérica e na auto-ajuda.

Já encontrei algumas fontes, mas tenho pouco material. É óbvio, até para um leigo como eu, que se trata de um amontado de bobagem, distorções de tópicos da mecânica quântica da forma que convém para provar a "ciência" deles. No entanto, eu não queria responder no mesmo nível deles, de achismos e nada preciso.

Na minha família, há um caso de uma pessoa entrando nestas de física quântica, consciência cósmica e teoria das cordas (não no sentido científico, mas de reencarnação). É extremamente revoltante e eu queria mostrar material de gente séria criticando esta prática fraudulenta e covarde, que se aproveita de pessoas fragilizadas que buscam consolo.

Agradeço desde já.
Caro joãonunes25, seja bem vindo. Há aquí no forum muito material postado sobre muitos assuntos. Seria interessante você ser mais específico pois isso facilitará aos nossos colegas que se envolvem nesses assuntos orientar você para tópicos específicos os quais poderá consultar ou mesmo esclarecê-lo de pronto caso queira.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Março de 2012, 17:54:24 »
Para ser bem sucinto, basta dizer que a interpretação da teoria em que a consciência tenha um papel fundamental na mecânica quântica - falando fisiquês: que ela "colapsa" a função de onda - é pouco aceita, basicamente por não resolver o problema que supostamente deveria resolver, o problema da medida. Este problema, resumindo, dá-se por não conseguir definir "medida" em mecânica quântica - e esta é uma definição necessária, uma vez que ela entra nos próprios postulados da teoria. A teoria da consciência afirmaria que a consciência que causaria a "medida" - mas não há definição de "consciência", de forma que esta é uma pseudo-solução - ela resolve o problema atual, mas introduz outro.

Então, NÃO há bases científicas para supor que exista uma "consciência" com "poderes especiais". Excetuando o professor Xavier, claro.

Enfim, não sei se resumir o problema em um parágrafo ajuda. É assunto extenso. É claro, mesmo SE fosse verdade, não teria nada a ver com reencarnação. Para tentar dar uma ajuda maior, há um artigo no ateus.net sobre isso:

Charlatanismo quântico: http://ateus.net/artigos/ceticismo/charlatanismo-quantico/

Qualquer dúvida, estamos aí. E tenho umas dicas de livros se quiser, também, embora vá dar um pouco mais de trabalho.  :lol:
« Última modificação: 05 de Março de 2012, 17:57:53 por Martuchelli »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Março de 2012, 18:22:52 »
É um exagero dizer que essa interpretação da MQ é apenas uma confusão ingênua pelo fato de serem seres conscientes efetuando/registrando/eventualmente ficando cientes das medições? Essencialmente "com isso, logo por causa disso"?

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Março de 2012, 18:52:14 »
Acho que não é exagero. Embora não saibamos fundamentalmente definir medida (afinal de contas, parece uma interação física usual, não tendo nada de especial), sabemos na prática o que é: é quando fazemos um experimento e obtemos um resultado. Então podemos tentar resolver o problema nos colocando na jogada.

Eu conheço apenas dois cientistas renomados que apoiaram esta interpretação da consciência: Pauli (católico) e Dyson (judeu). É uma teoria que tem mais apelo aos religiosos, uma vez que eles nos vêem como seres importantes no cosmos e portanto poderiam ter algo como a "consciência", que interagiria de forma diferente com a matéria (causando a função de onda colapsar).

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Março de 2012, 23:12:32 »
Bem vindo e parabéns pelo tópico. :)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #8 Online: 06 de Março de 2012, 09:50:01 »
Isto aqui também ajudará:

http://dragaodagaragem.blogspot.com/2006/11/o-guia-ctico-para-assistir-what-bleep.html

Uma análise cética do filme "Quem Somos Nós?", lotado de asneiras quânticas.
« Última modificação: 06 de Março de 2012, 09:53:28 por Martuchelli »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!