Autor Tópico: Qual é a melhor "escola" de princípios éticos sem embasamentos sobrenaturais?  (Lida 2085 vezes)

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Offline Digão

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Re:Qual é a melhor "escola" de princípios éticos sem embasamentos sobrenaturais?
« Resposta #1 Online: 18 de Abril de 2012, 01:53:55 »
Você quer saber, tipo, qual escola beneficia o maior número de indivíduos de um mesmo grupo humano hipotético (ou mesmo real)?
Porque se não for especificado acho que depende de tanta coisa... Se para o benefício coletivo ou individual, qual o momento histórico desse coletivo, sua relação com outros coletivos...

Offline DDV

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Re:Qual é a melhor "escola" de princípios éticos sem embasamentos sobrenaturais?
« Resposta #2 Online: 18 de Abril de 2012, 02:45:02 »
Você quer saber, tipo, qual escola beneficia o maior número de indivíduos de um mesmo grupo humano hipotético (ou mesmo real)?
Porque se não for especificado acho que depende de tanta coisa... Se para o benefício coletivo ou individual, qual o momento histórico desse coletivo, sua relação com outros coletivos...

Você está defendendo "sem querer" a escola relativista.  :biglol:

Está pressupondo-a na postagem, ao sugerir que a moral depende inteiramente do contexto histórico e outras circunstâncias, não sendo possível a existência de princípios éticos universais e/ou atemporais.

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline DDV

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Re:Qual é a melhor "escola" de princípios éticos sem embasamentos sobrenaturais?
« Resposta #3 Online: 18 de Abril de 2012, 02:49:23 »
A melhor "escola" de princípios éticos das apresentadas no link sem dúvida é a deontológica.

Eu considero os imperativos categóricos de Kant as "leis" da ética, válidas universalmente e atemporalmente.

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

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Offline Adriano

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Re:Qual é a melhor "escola" de princípios éticos sem embasamentos sobrenaturais?
« Resposta #4 Online: 18 de Abril de 2012, 08:12:32 »
Eu defendo a escola Smithiana, apesar de não estar no link:

Citar
"É preciso combater os estereótipos sobre Adam Smith", afirma Amartya Sen

<a href="http://www.nndb.com/people/800/000107479/amartya-sen-1-sized.jpg" target="_blank" class="new_win">http://www.nndb.com/people/800/000107479/amartya-sen-1-sized.jpg</a>

Segundo o economista indiano Amartya Sen, ao longo do tempo, Adam Smith ganharia um estereótipo de "promotor político de formulinhas elementares, acima de tudo em louvor ao livre mercado. Nada a ver com aquele que é um dos mais refinados criadores de teorias sociais e econômicas que jamais existiram."

Publicamos aqui uma parte do texto que Sen apresentou nesta quinta-feira no Festival das Literaturas de Roma. O artigo foi publicado no jornal La Repubblica, 27-05-2010. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o texto.

No momento de sua morte, ocorrida em julho de 1790 em Edimburgo, Adam Smith era mais célebre e apreciado na França do que na Inglaterra. Os revolucionários do outro lado do Canal da Mancha, por exemplo o Marquês de Condorcet, se referiam com frequência às ideias de Smith, e a presença do filósofo e economista escocês era muito sólida nos círculos intelectuais franceses.

Naturalmente, as obras de Smith eram muito lidas também na Inglaterra, e a primeira delas em ordem de tempo, a "Teoria dos sentimentos morais" (1759), não era a exceção. No dia seguinte à sua publicação, Hume escrevia a Smith de Londres: "O público parece ansioso para tributar [ao seu livro] enorme aplauso".

Porém, se sobre as posições de Smith os admiradores franceses das suas ideias radicais já haviam amadurecido aquela que podemos definir como uma visão equilibrada (consideravam-no, justamente, um pensador radical), na Inglaterra a imagem, hoje familiar, de um Smith profundamente conservador, intemerato arauto das virtudes do mercado (no seu segundo livro, "A riqueza das nações"), ainda estava em via de formação. Tal imagem ganharia peso, até se tornar o ícone de Smith, só nas décadas posteriores à morte do filósofo.

Ainda em 1787, apenas três anos antes da morte de Adam Smith, Jeremy Bentham estigmatizava a incapacidade smithiana de colocar em foco todas as virtudes da livre economia e escrevia ao filósofo escocês uma longa carta para criticar sua irracional aversão ao mercado. Ao invés de jogar na cara do mercado (propondo que se interferisse nele) a incapacidade de manter sob controle aqueles que ele definia como "dilapidadores e especuladores", Smith teria que deixá-lo operar com autonomia, abandonando a ideia de uma regulamentação das transações financeiras por parte do Estado. Embora Bentham, ao argumentar dessa forma, mostre que não conseguiu entender provavelmente a força do pensamento de Smith a respeito (eu estou convencido de que não a entendeu), a sua avaliação do ceticismo de Smith com relação ao mercado não é totalmente peregrina.
continúa...

Adam Smith. "Excepcional clarividência e compaixão’

Citação de: Róber Iturriet Avila
Do homem smithiano ao homo economicus : egoísmo e dissolução da moral

Este trabalho se propõe a remontar a dissolução ocorrida no tempo em que a Economia Política buscava limitar seu campo de estudo, particularmente no que se refere a percepção sobre a conduta humana e a assunção de que os homens são intrinsecamente egoístas. Para tanto, é desenvolvida a visão do homem moralmente condicionado em Adam Smith e também as modificações subsequentes originadas nas diferentes concepções dos autores da escola clássica e da neoclássica. Sendo que estas mudanças enfatizam o egoísmo do agente econômico. Neste intento, é retraçado o caminho da consolidação do postulado do egoísmo, assim como os percalços, controvérsias e conflitos desta caracterização. São explorados os elementos que auxiliaram na transformação do homem smithiano em homo economicus, tais como a leitura descontextualizada de Smith, o individualismo, o utilitarismo, o individualismo metodológico, o positivismo e a própria necessidade de abstração teórica. Adicionalmente, é verificado que a confusão de conceitos presente nesta construção metodológica traz a referência de que a ciência econômica faz apologia ao egoísmo. Esta percepção é um subproduto do desenlace da economia com as questões morais.

http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/22665

E sobre o nobelista indiano, criador do IDH, e continuador da ética smithiana, para quem quiser se aprofundar mais, indico um trabalho que já comentei como de boa leitura anteriormente:

O que com certeza quero muito ler ainda, está no aguardo é a tese de desenvolvimento econômico: Karl Popper e Amartya Sen: Temas para Pensar em Intervenção Social e Desenvolvimento Humano. Esta sera a magnum opus de minha leitura :olheira:

Portanto, na minha opinião, o maior tratado empírico sobre moral, linkado abaixo, é o livro A teoria dos Sentimentos Morais:



 :)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline AlienígenA

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Re:Qual é a melhor "escola" de princípios éticos sem embasamentos sobrenaturais?
« Resposta #5 Online: 18 de Abril de 2012, 16:19:07 »
Você quer saber, tipo, qual escola beneficia o maior número de indivíduos de um mesmo grupo humano hipotético (ou mesmo real)?
Porque se não for especificado acho que depende de tanta coisa... Se para o benefício coletivo ou individual, qual o momento histórico desse coletivo, sua relação com outros coletivos...

Você está defendendo "sem querer" a escola relativista.  :biglol:

Está pressupondo-a na postagem, ao sugerir que a moral depende inteiramente do contexto histórico e outras circunstâncias, não sendo possível a existência de princípios éticos universais e/ou atemporais.

Então também vou defender, por querer, esse negócio aí (*), porque princípios éticos universais e/ou atemporais (**) pode até haver, embora, a princípio eu duvide, já que os desconheço, mas sua interpretação e aplicabilidade, concordo com o Digão, pode sim e provavelmente depende do contexto histórico e outras circunstâncias (***).

(*) Se isso é relativismo então o próprio significado de relativismo é relativo. Tenha dó!  :P

(**) Há certamente princípios éticos que, em tese, são superiores, mas não sei dizer sequer se mesmo esses gerarão neccessariamente maior benefício.

(***) A própria moral vigente pode ser um impeditivo.

Offline DDV

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Re:Qual é a melhor "escola" de princípios éticos sem embasamentos sobrenaturais?
« Resposta #6 Online: 18 de Abril de 2012, 17:14:31 »
Você quer saber, tipo, qual escola beneficia o maior número de indivíduos de um mesmo grupo humano hipotético (ou mesmo real)?
Porque se não for especificado acho que depende de tanta coisa... Se para o benefício coletivo ou individual, qual o momento histórico desse coletivo, sua relação com outros coletivos...

Você está defendendo "sem querer" a escola relativista.  :biglol:

Está pressupondo-a na postagem, ao sugerir que a moral depende inteiramente do contexto histórico e outras circunstâncias, não sendo possível a existência de princípios éticos universais e/ou atemporais.

Então também vou defender, por querer, esse negócio aí (*), porque princípios éticos universais e/ou atemporais (**) pode até haver, embora, a princípio eu duvide, já que os desconheço,

O fato de você desconhecer algo não implica que esse algo inexista.

Citação de: DOUBT
mas sua interpretação e aplicabilidade, concordo com o Digão, pode sim e provavelmente depende do contexto histórico e outras circunstâncias (***).

É uma opinião sua, legítima. Só não pode ser uma opinião baseada na confusão entre a ética e moral "positiva".


Citação de: DOUBT
(*) Se isso é relativismo então o próprio significado de relativismo é relativo. Tenha dó!  :P

Em relação à ética, é sim o nome da "escola" que defende a inexistência de princípios éticos absolutos, universais e atemporais. Não confundir isso com a moral positiva (a simples descrição do que as pessoas consideram certo ou não em cada momento e lugar).

Citação de: DOUBT
(**) Há certamente princípios éticos que, em tese, são superiores, mas não sei dizer sequer se mesmo esses gerarão neccessariamente maior benefício.

Se você acha que a ética deve ser pautado apenas pelo o que gera benefício, está defendendo a escola utilitarista.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

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Offline AlienígenA

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Re:Qual é a melhor "escola" de princípios éticos sem embasamentos sobrenaturais?
« Resposta #7 Online: 18 de Abril de 2012, 18:30:55 »
Você quer saber, tipo, qual escola beneficia o maior número de indivíduos de um mesmo grupo humano hipotético (ou mesmo real)?
Porque se não for especificado acho que depende de tanta coisa... Se para o benefício coletivo ou individual, qual o momento histórico desse coletivo, sua relação com outros coletivos...

Você está defendendo "sem querer" a escola relativista.  :biglol:

Está pressupondo-a na postagem, ao sugerir que a moral depende inteiramente do contexto histórico e outras circunstâncias, não sendo possível a existência de princípios éticos universais e/ou atemporais.

Então também vou defender, por querer, esse negócio aí (*), porque princípios éticos universais e/ou atemporais (**) pode até haver, embora, a princípio eu duvide, já que os desconheço,

O fato de você desconhecer algo não implica que esse algo inexista.

Justamente o motivo pelo qual eu não disse isso.  :P

Citar
Citação de: DOUBT
mas sua interpretação e aplicabilidade, concordo com o Digão, pode sim e provavelmente depende do contexto histórico e outras circunstâncias (***).

É uma opinião sua, legítima. Só não pode ser uma opinião baseada na confusão entre a ética e moral "positiva".

Ao contrário, tinha justamente a intenção de desfazer o que me pareceu uma confusão. Se não, então continuemos.

Citar
Citação de: DOUBT
(*) Se isso é relativismo então o próprio significado de relativismo é relativo. Tenha dó!  :P

Em relação à ética, é sim o nome da "escola" que defende a inexistência de princípios éticos absolutos, universais e atemporais. Não confundir isso com a moral positiva (a simples descrição do que as pessoas consideram certo ou não em cada momento e lugar).

Não seria o nome da escola que defende a equiparação de princípios éticos diversos? Ou digamos, o que melhor a reflete? 

Citar
Citação de: DOUBT
(**) Há certamente princípios éticos que, em tese, são superiores, mas não sei dizer sequer se mesmo esses gerarão neccessariamente maior benefício.

Se você acha que a ética deve ser pautado apenas pelo o que gera benefício, está defendendo a escola utilitarista.

Se pareceu que eu disse que acho então me expressei mal. O que eu disse foi que se em tese há princípios éticos superiores é na prática que se confirmam, já que o julgamento pode ser falho. Com trazer maior benefício não quis dizer trazer o maior benefício ao maior número de indivíduos, mesmo que em detrimento de uma minoria, apenas maior benefício do que malefício.

Offline Digão

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Re:Qual é a melhor "escola" de princípios éticos sem embasamentos sobrenaturais?
« Resposta #8 Online: 18 de Abril de 2012, 19:57:33 »
Você está defendendo "sem querer" a escola relativista.  :biglol:

Está pressupondo-a na postagem, ao sugerir que a moral depende inteiramente do contexto histórico e outras circunstâncias, não sendo possível a existência de princípios éticos universais e/ou atemporais.

Legal. Então relativismo é a única ética que eu vejo sendo usada 99,99999% do tempo, na prática, desde que o mundo é mundo. Quando a nossa espécie adquirir capacidade de suplantar o comportamento inconsciente, a respiração inconsciente e os batimentos cardíacos inconscientes, vou adorar analisar outras escolas.

Offline DDV

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Re:Qual é a melhor "escola" de princípios éticos sem embasamentos sobrenaturais?
« Resposta #9 Online: 18 de Abril de 2012, 20:05:51 »
Você está defendendo "sem querer" a escola relativista.  :biglol:

Está pressupondo-a na postagem, ao sugerir que a moral depende inteiramente do contexto histórico e outras circunstâncias, não sendo possível a existência de princípios éticos universais e/ou atemporais.

Legal. Então relativismo é a única ética que eu vejo sendo usada 99,99999% do tempo, na prática, desde que o mundo é mundo. Quando a nossa espécie adquirir capacidade de suplantar o comportamento inconsciente, a respiração inconsciente e os batimentos cardíacos inconscientes, vou adorar analisar outras escolas.

Então além do relativismo (ético), você também defende o positivismo ético e a falácia naturalista, correto?

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

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Offline Rocky Joe

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Re:Qual é a melhor "escola" de princípios éticos sem embasamentos sobrenaturais?
« Resposta #10 Online: 18 de Abril de 2012, 21:03:15 »
A melhor filosofia moral que eu conheço é a de Spinoza. Mas não sei onde se encaixa nesta lista da wiki...

Offline Digão

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Re:Qual é a melhor "escola" de princípios éticos sem embasamentos sobrenaturais?
« Resposta #11 Online: 18 de Abril de 2012, 22:03:37 »
Então além do relativismo (ético), você também defende o positivismo ético e a falácia naturalista, correto?

Defendo que não sou bom em filosofia, mas parece muito útil pra catar mulher... :P

Mas sério, tentei entender o que eram mas achei definições conflitantes... Nos ilumine aí DDV :hihi:

Offline EuSouOqueSou

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Re:Qual é a melhor "escola" de princípios éticos sem embasamentos sobrenaturais?
« Resposta #12 Online: 18 de Abril de 2012, 23:01:57 »

Eu considero os imperativos categóricos de Kant as "leis" da ética, válidas universalmente e atemporalmente.



2
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline DDV

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Re:Qual é a melhor "escola" de princípios éticos sem embasamentos sobrenaturais?
« Resposta #13 Online: 19 de Abril de 2012, 06:12:58 »
Então além do relativismo (ético), você também defende o positivismo ético e a falácia naturalista, correto?

Defendo que não sou bom em filosofia, mas parece muito útil pra catar mulher... :P

A maior parte da filosofia eu considero inútil e é muito raro eu discutir isso. Só gosto mesmo da lógica, epistemologia (pela utilidade para a ciência), política e ética.


Citação de: Digão
Mas sério, tentei entender o que eram mas achei definições conflitantes... Nos ilumine aí DDV :hihi:

Positivismo Ético => Afirma que os melhores valores morais são aqueles já existentes em uma determinada época e lugar, ou seja, o que uma sociedade A considera ético necessariamente e de fato é o mais ético. Para sabermos o que é mais ético, basta simplesmente olharmos o que a sociedade em que vivemos considera ético.

Falácia Naturalista => Afirma que se algo é natural, necessariamente é bom (ou melhor).
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

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Offline Digão

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Re:Qual é a melhor "escola" de princípios éticos sem embasamentos sobrenaturais?
« Resposta #14 Online: 19 de Abril de 2012, 16:42:17 »
Positivismo Ético => Afirma que os melhores valores morais são aqueles já existentes em uma determinada época e lugar, ou seja, o que uma sociedade A considera ético necessariamente e de fato é o mais ético. Para sabermos o que é mais ético, basta simplesmente olharmos o que a sociedade em que vivemos considera ético.

O grosso da população certamente não gostou da legalização do aborto de anencéfalos, por princípio religioso, mas engoliu por conta da tradição conformista, racionalizou em função da raridade dos casos, e internalizou como outro sintoma da crescente desordem no mundo e degradação da sociedade, sinal do fim dos tempos, ao lado das aprovações de uniões homoafetivas, as adolescentes grávidas aqui e ali, o abandono do modelo familiar tradicional, a ousadia dos criminosos. Muitos chamarão o caso dos anencéfalos "mais um plano comunista ateu demoníaco da turma do Lula", desejando intimamente a volta da ditadura militar. Esse "botar na conta do fim dos tempos" é perigoso, dependendo da situação pode estourar, e a reação é sempre de querer restaurar os valores éticos da época, porque a população em sua maioria é lenta em reavaliar seus princípios éticos individuais ao longo da vida e por tradição religiosa resistente a suplantar esses princípios. Não que ateus ou grupos heterogêneos não o sejam; existe o efeito maria-vai-com-as-outras em qualquer grupo. Mais fica mais difícil combater em populações menos racionais. Propostas muito "radicais", como legalizar abortos em geral, são algo para o qual a sociedade atual não está preparada para aceitar passivamente, por mais que essa constatação me frustre pessoalmente. O caso do sueco lá do WikiLeaks que enfrentou uma acusação de "estupro leve" por não transado sem camisinha; a idéia é interessante, vale a discussão, mas atualmente não encontra respaldo para ser viabilizada aqui. Sou positivista então, presumo? Quais os defeitos dessa doutrina?

Falácia Naturalista => Afirma que se algo é natural, necessariamente é bom (ou melhor).

Não seria a falácia naturalista (que dá suporte a coisas como homofobia e antivegetarianismo), assim com o darwinismo social (que dá suporte a coisas como eugenia e despotismos), justamente interpretações incorretas ou incompletas do evolucionismo? Os princípios morais que nos levam a desprezar essas falácias também são naturais e resultado de evolução, portanto desprezar essas falácias seria mais natural ainda. Se ela for motivada por uma visão completa do evolucionismo, pode deixar de ser uma falácia? Pelo menos se a conclusão nos parecer mais ética?
« Última modificação: 19 de Abril de 2012, 16:46:41 por Digão »

Offline Osler

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Re:Qual é a melhor "escola" de princípios éticos sem embasamentos sobrenaturais?
« Resposta #15 Online: 20 de Abril de 2012, 00:46:42 »
Acho que o pessoal que escolhe o Hedonismo mais animado... :)
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline JJ

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Re:Qual é a melhor "escola" de princípios éticos sem embasamentos sobrenaturais?
« Resposta #16 Online: 21 de Abril de 2012, 14:07:39 »
Para mim , de longe os melhores sistemas éticos são os utilitaristas/conseqüencialistas , como por ex. o que é defendido pelo filosófo Peter Singer.


 :ok:


.

Offline LaraAS

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Re:Qual é a melhor "escola" de princípios éticos sem embasamentos sobrenaturais?
« Resposta #17 Online: 26 de Abril de 2012, 09:41:32 »

           Para mim, a melhores escolas de pensamentos éticos são o pragmatismo de John Dewley .C Pierse e seus seguidores....que não tem nada a ver com Peter Singer....Peter Singer é um absurdo.
           Mas voltando, um pouco de pragmatismo do tipo de autor que eu citei misturado com Hedonismo (incluso com a parte física) misturado com só propor coisas que estejam dentro das possibilidades psíquicas do ser humano, isso é não tem tentar ser santo, pois quem quer ser santo acaba se tornando demônio, como acontecia com monges do estilo o "monge vesgo" do "O nome da Rosa" e como acontecia com os comunistas....
           Aí, com isso, se volta ao hedonismo, relacionado à relação entre Eros e Thanatos...é preciso incestivar mais ao Eros do que ao Thanatos....é preciso fazer as coisas mais em relação ao interesse bem entendido (que pode ser perfeitamente um interesse de objetivos de desenvolver atividades sociais relacionados com sua visão de vida e não só interesses financeiros) do que a querer ser santo ou mesmo se orgulhar de ser melhor do que os outro por se esforçar mais do que os outros....
           Inclusive, até para dar bons resultados a própria regra de ouro, não só do cristianismo como, por exemplo, do confucionismo, "Não fazer ao próximo o que você não quer que façam a você" é preciso que uma certa permissividade para consigo mesmo, um certo hedonismo para consigo mesmo, se não, se se exige demais de si mesmo, se se é inclusive masoquista (e sobretudo do tipo não-sexual, sem o alivio sexual de algum prazer) na verdade a pessoa vai acabar exigindo demais dos outros também, vai acabar sendo sádico com os outros também...incluso por que não ter essa mesma regra e mesma metida para si e para outros, seria degradar moralmente aos outros....então alguém que usa muito thanatos para si, vai fatalmente exigir muito thanatos dos outros...como os comunistas, que aceitavam mais riscos do que a média se ser torturados ou assassinados em repressões políticas, só que quando no poder nos seus verdadeiros regimes próprios também torturavam e assassinavam e em 90% dos casos com as vitimas sendo não comunistas, na verdade se se considerar que muitos só tinham o carnê de comunistas nos regimes comunistas por motivos infiltrativos ou para poder desenvolver seu talento em certos casos (como perfeitamente normal e moralmente lícida em um regime legalmente unipartidario) na verdade, as vitimas não-comunistas talvez tenham sido umas 97% das vitimas feitas pelo comunistas.
           Igualmente, os monges flagelantes....os monges e mesmo laicos seguidores das ordens flagelantes eram os que mais participavam de coisas como progrons e também flagelavam mais do que a média a crianças sob seus cuidados....
             

Offline João da Ega

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Re:Qual é a melhor "escola" de princípios éticos sem embasamentos sobrenaturais?
« Resposta #18 Online: 26 de Abril de 2012, 14:53:31 »
A melhor "escola" de princípios éticos das apresentadas no link sem dúvida é a deontológica.

Eu considero os imperativos categóricos de Kant as "leis" da ética, válidas universalmente e atemporalmente.

São esses?

Citar
imperativo categórico é enunciado com três diferentes fórmulas, são estas:

O próprio imperativo categórico, sobre o qual Kant coloca: "Age como se a máxima de tua ação devesse tornar-se, por tua vontade, lei universal da natureza".
O imperativo universal: "A máxima do meu agir deve ser por mim entendida como uma lei universal, para que todos a sigam".
O imperativo prático: "Age de tal modo que possas usar a humanidade, tanto em tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre como um fim ao mesmo tempo e nunca apenas como um meio".
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imperativo_categ%C3%B3rico
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Sr. Alguém

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Re:Qual é a melhor "escola" de princípios éticos sem embasamentos sobrenaturais?
« Resposta #19 Online: 28 de Abril de 2012, 16:31:13 »
Para mim , de longe os melhores sistemas éticos são os utilitaristas/conseqüencialistas , como por ex. o que é defendido pelo filosófo Peter Singer.


 :ok:


.
Concordo.Alguém sabe qual a ética seguida e pregada por Bertrand Russell ? Já li alguns livros dele mas não cheguei a uma conclusão.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

 

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